quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Espírito Santo atua dentro da palavra da promessa de Deus;;Como Fazer uma Correta Confissão de Pecados < I João 1:9 > “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” ; Uma introdução à Geografia do Mundo Bíblico,Apocalipse, A Revelação de Jesus Lição 01-CPAD – 2º Trimestre



























Paul C. Jong


O Espírito Santo atua dentro da palavra da promessa de Deus

 


< Atos 1:4-8 >

“Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”


O Espírito Santo é um dom
de Deus ou é dado devido aos nossos
esforços pessoais?
É um dom dado à pessoa que recebe o perdão dos
seus pecados, e contém o significado do
cumprimento das promessas de Deus.

Uma vez eu tive a experiência de receber chamas de algo como o Espírito Santo por meio da oração, mas estas chamas não duraram muito, e logo morreram diante dos pecados acumulados. Contudo, agora eu quero mostrá-lo a verdade sobre o Espírito Santo, que habitará em nós para a eternidade, não por meio do falso espírito facilmente extinto pelo pecado, mas por meio do verdadeiro evangelho. O Espírito Santo que eu irei apresentar a você por meio desta mensagem não é algo que você possa receber por meio de orações, mas apenas por meio da fé no evangelho da água e do Espírito.
[1] O Espírito Santo habita nos corações dos nascidos de novo, que foram perdoados de todos os pecados crendo no evangelho da água e do Espírito. Uma vez que Ele vem sobre um santo, Ele reside nele para sempre, e nunca o deixa enquanto ele crê no evangelho. Ele dá convicção aos santos, os leva a conhecer a vontade de Deus na Bíblia, os fortalece para superar as tentações e dificuldades inerentes a este mundo, e permite a eles colher os frutos do Espírito em abundância. Deus glorifica o corpo dos santos como um templo de Deus por meio da morada do Espírito Santo (Atos 2:38-39, João 14:16, 16:8-10, 1 Coríntios 3:16, 6:19, Gálatas 5:22-23).

Eu quero levá-lo a receber a habitação do Espírito Santo [1] por meio deste livro. Você irá perceber que o Espírito Santo inspira a mensagem que eu estou lhe entregando. Você pode aprende sobre a morada do Espírito Santo e recebê-lo por meio deste livro. Se este livro não for suficiente, eu o aconselho a ler os dois livros publicados por mim anteriormente. Você terá recebido a perfeita fé perante Deus por meio destes livros.

Muitos cristãos estão tentando receber o Espírito Santo como Ele desceu nos discípulos de Jesus no dia de Pentecostes. Algumas pessoas têm ganhado grandes somas de dinheiro explorando este método, fingindo que o Espírito Santo é algo que pode ser obtido por meio de esforço humano. Esses cristãos querem ter visões, realizar milagres, ouvir a própria voz de Jesus, falar em línguas, curar doenças e expulsar demônios. Contudo, eles têm pecados em seus corações e estão sob a influência de espíritos demoníacos (Efésios 2:1-2). Mesmo agora, muitas pessoas continuam a viver sem saber que estão sob o poder de espíritos demoníacos. É por isso que Satanás ilude e engana as pessoas usando todos os tipos de métodos como maravilhas e milagres que são realmente apenas ilusões.

Jesus ordenou a Seus discípulos que “não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai” (Atos 1:4). O recebimento do Espírito Santo relevada em Atos não foi por meio de “experiência”, “devoção” ou “orações de arrependimento”, mas por meio da “esperança na promessa de Deus” de dar o Espírito Santo a eles. O que nós devemos aprender nesta passagem é que a habitação do Espírito Santo não acontece por meio de orações desesperadas dos homens. É um dom de Deus, que só pode ser obtido por meio da fé completa no belo evangelho da água e do Espírito, que o Deus Pai e Jesus Cristo deram à humanidade. A verdadeira habitação do Espírito Santo acontece por meio da fé no evangelho que Jesus Cristo nos deu. Deus nos deu a verdade da água e do Espírito para que nós pudéssemos receber a habitação do Espírito Santo (1 João 3:3-5).

A frase “a promessa do Espírito Santo” aparece muitas vezes no Novo Testamento. Pedro também diz em seu sermão (Atos 2:38-39) no batismo do Espírito Santo no Dia do Pentecostes: “é a promessa de Deus de dar o Espírito Santo para aqueles que receberam o perdão dos pecados como resultado da crença no belo evangelho.”

A habitação do Espírito Santo é um dom dado para aqueles que recebem o perdão de seus pecados e contém o significado do cumprimento da promessa de Deus. O Espírito Santo no Novo Testamento não é algo que pode ser obtido por meio do compromisso entre Deus e os homens, mas é um dom prometido por Deus. Portanto, a habitação do Espírito Santo, como revelado em Atos, não é algo que pode ser obtido por meio de oração (Atos 8:19-20).

O Espírito Santo vem apenas sobre aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito que Jesus nos deu. Jesus prometeu a Seus discípulos enviar o Espírito Santo para que eles pudessem ter a habitação do Espírito Santo. “Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias” (Atos 1:5). Então Seus discípulos esperavam pelo cumprimento da promessa de Deus.

Olhando as crenças daqueles que na Bíblia receberam o Espírito Santo, nós percebemos que isto não aconteceu por seus próprios esforços, mas pela vontade de Deus. A habitação do Espírito Santo que vem sobre os discípulos em Atos não acontece com base em esforço humano ou cumprimento espiritual.

A vinda do Espírito Santo sob Seus discípulos, como estava escrito em Atos, brevemente aconteceu. Foi como Jesus disse, “não muito tempo depois.” Esta foi a primeira benção no tempo da igreja primitiva. Olhando as escrituras, nós podemos ver que a promessa de Deus não foi cumprida por meio de jejum, orações ou sacrifícios pessoais, mas por meio da fé em Jesus. Depois da ascensão de Jesus, os crentes receberam o perdão dos pecados e a habitação do Espírito Santo ao mesmo tempo.


O Espírito Santo veio sobre os discípulos de Jesus subitamente do céu!

“Ao se cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”(Atos 2:1). Os discípulos de Jesus se reuniram como se eles esperassem pelo cumprimento da promessa de Deus de enviar o Espírito Santo. E o Espírito Santo finalmente veio sobre eles.

“De repente, veio do céu um som, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles,línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:2-4).

O Espírito Santo veio sobre eles “de repente do céu.” Aqui a palavra “de repente” significa que não foi feito por meio da vontade humana. Além disso, a frase “do céu” explica de onde o Espírito Santo veio, e também mostra a idéia de que a habitação do Espírito Santo não pode ser obtida por meio da vontade ou esforço humano. A frase “do céu” mostra que o Espírito Santo pode ser obtido por meio de orações é uma afirmação fraudulenta.

Em outras palavras, dizer que o Espírito Santo veio repentinamente do céu significa que a habitação do Espírito Santo não acontece por meio de atuações terrenas, como falar em línguas ou sacrifícios pessoais. Os discípulos de Jesus primeiro falaram em línguas para pregar o belo evangelho para as pessoas de todas as nações. A razão para isso, foi permiti-los pregar o evangelho para as pessoas de língua estrangeira em suas próprias línguas por meio da ajuda do Espírito Santo. As pessoas de todas as nações ouviram o falar em línguas dos discípulos em suas próprias línguas, apesar da maioria dos discípulos ser da Galiléia.

“E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma” (Atos 2:3-4). Aqui nós devemos prestar uma atenção especial à frase, o Espírito Santo “desceu sobre cada um deles.” Os discípulos, esperando pela vinda do Espírito Santo em um lugar, já criam no evangelho de ser nascido de novo da água e do Espírito.

Muitos cristãos hoje em dia entendem errado esta parte da mensagem, crendo que a vinda do Espírito Santo ocorre com um som como o soprar de um vento enquanto eles estão orando. Contudo, isto é um entendimento errado sobre o Espírito Santo que advém da ignorância e confusão. O Espírito Santo faz aqueles sons quando Ele vem sobre as pessoas? Não, ele não faz.

O que as pessoas ouvem com seus ouvidos são sons que Satanás faz quando ele destrói as almas das pessoas. Ele faz estes sons quando ele trabalha com ilusões, mímicas e falsos milagres em um esforço de imergir as pessoas em confusão fingindo ser o Espírito Santo. As pessoas confundem estas coisas com as evidências da vinda do Espírito Santo e também pensam que o Espírito Santo vem com um som “suihhhh” como o de um vento poderoso. Eles estão sendo iludidos por demônios. A vinda do Espírito Santo como retratada em Atos foi alcançada apenas por meio da fé no belo evangelho.


A fé de Pedro (1 Pedro 3:21) era perfeitamente suficiente para permitir que ele recebesse o Espírito Santo

Ao narrar os incidentes do primeiro Pentecostes em Atos 2, Deus quer enfatizar a verdade que o Espírito Santo veio sobre aqueles porque já acreditavam no evangelho da água e do Espírito, mas as pessoas normalmente pensam em “Pentecostes” como um tempo em que o Espírito Santo veio do céu com alguns sinais sobrenaturais e clamores tumultuosos.

É por isso que nos dias de hoje em encontros de avivamento, se crê que uma pessoa pode receber o Espírito Santo por meio de orações frenéticas, jejum, ou imposição de mãos. Fenômenos como a possessão por demônios, desmaios, ficar em transe por muitos dias ou tremer incontrolavelmente não são obras do Espírito Santo.

O Espírito Santo é um ser racional e não desrespeita a personalidade do homem. Não se comporta com insolência em relação ao homem porque Ele é a Pessoa de Deus que possui inteligência, emoção e vontade. Ele vem sobre as pessoas apenas quando elas crêem nas palavras do evangelho da água e do Espírito (Atos 2:38).

Pedro testemunhou que o Espírito Santo havia descido sobre os discípulos como uma predição do profeta Joel. Foi o cumprimento da promessa de Deus, que disse que o Espírito Santo desceria sobre aqueles que recebessem a remissão de seus pecados. Em outras palavras, a habitação do Espírito Santo é dada para aqueles que crêem na verdade que Jesus foi batizado por João e crucificado a fim de salvar toda humanidade de seus pecados. O sermão de Pedro, juntamente com a profecia de Joel, nos mostra que nós precisamos saber porque Jesus foi batizado e porque nós temos que crer nisso. Conhecer esta verdade leva os cristãos a receberem o Espírito Santo.


Você crê no belo evangelho que Pedro testemunhou? (1 Pedro 3:21) Ou você ainda tem crenças inúteis e supersticiosas, irrelevantes para o belo evangelho? Você tenta receber o Espírito Santo por meio de seus próprios esforços sem considerar os planos de Deus? Ainda que alguém creia em Deus e ofereça orações de arrependimento na esperança de lavar os seus pecados, não há outro caminho para receber a habitação do Espírito Santo além de crer no evangelho da água e do Espírito.

Você ainda está esperando pela habitação do Espírito Santo, apesar de não conhecer o evangelho da água e do Espírito? Você conhece o verdadeiro significado do batismo de Jesus e Sua morte na cruz, que possibilita a habitação do Espírito Santo em seu coração? Você deve saber que a habitação do Espírito Santo só é possível quando se crê no evangelho da água e do Espírito. A verdadeira habitação do Espírito Santo só pode ser permitida para aqueles que acreditam no belo evangelho da água e do Espírito. Nós agradecemos a Deus por nos dar Seu evangelho da água e do Espírito, que nos permite receber o Espírito Santo.






Paul C. Jong


Alguém pode receber o Espírito Santo por esforço próprio?


< Atos 8:14-24 >

“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo ofereceu-lhes dinheiro dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniqüidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim.”


Uma pessoa pode Receber o Espírito Santo
por meio da imposição
de mãos?
Não. Ela tem que crer no evangelho
da água e do Espírito.

Baseado na passagem principal, eu quero entregar a mensagem sobre se “Uma pessoa pode receber a habitação do Espírito Santo por meio de seus próprios esforços”. Os apóstolos no tempo da igreja primitiva receberam poder de Deus e foram enviados para vários lugares por Ele. Existem muitos eventos sobrenaturais em Atos, um deles é a descida do Espírito Santo sobre os crentes quando os apóstolos colocavam as mãos sobre suas cabeças. A Bíblia diz, “quando os apóstolos colocavam as mãos sobre aqueles que ainda não haviam recebido o Espírito Santo apesar de crerem em Jesus, eles recebiam o Espírito Santo.”

Então como eles recebiam o Espírito Santo por meio da imposição de mãos? Naquele tempo as palavras de Deus ainda estavam sendo escritas e as obras ainda não estavam completas, então Deus deu aos apóstolos poderes especiais para realizarem sua missão. Ele estava com os apóstolos e produziu muitos milagres e realizou maravilhas por meio deles. Foi um tempo especial, quando Deus realizou maravilhas e milagres que podiam ser vistos pelos olhos humanos, a fim de fazer as pessoas crerem que Jesus Cristo era o Filho de Deus e Salvador.

Era uma necessidade para Deus, juntamente com os apóstolos, de mostrar poderosamente as obras do Espírito Santo, a fim de provar que Jesus Cristo era Deus e que Ele era o Filho de Deus, o Salvador. Se o Espírito Santo não tivesse agido por meio de maravilhas e milagres no tempo da igreja primitiva, ninguém teria acreditado que Jesus Cristo era o Salvador.

Contudo, hoje em dia não é necessário nós recebermos o Espírito Santo por meio de maravilhas e milagres visíveis, porque a Bíblia foi completada. Em vez disso, a habitação do Espírito Santo agora vem pela fé. Em outras palavras, em crer no evangelho da verdade. Deus dá a habitação do Espírito Santo para aqueles que têm fé no evangelho da verdade perante Deus. A habitação do Espírito Santo apenas acontece naqueles que crêem nas palavras de Deus, como foi cumprida pela vinda de Jesus a este mundo e pelo Seu batismo e sangue.

Atualmente, muitos pastores ensinam aos crentes que os fenômenos de milagres visíveis são os sinais da habitação do Espírito Santo. E eles levam os crentes a receber o Espírito Santo da mesma forma. Esses enganam as pessoas ministrando-as falsos ensinamentos, como o de que falar em línguas é sinal da vinda do Espírito Santo. Estes pastores se consideram apóstolos que realizam grandes milagres e maravilhas, e atraem a atenção de fanáticos religiosos que querem a Deus por meio de suas emoções.

Este fanatismo tem se espalhando pelos cristãos de todo o mundo, e muitos deles seguem suas crenças e recebem espíritos demoníacos por meio de processos sobrenaturais. Mesmo agora, as pessoas que foram influenciadas pelo fanatismo religiosos pensam que elas podem fazer as outras receberem o Espírito Santo por meio da imposição de mãos.

Contudo, tão enganados como Simão, eles são como o mago que aparece na passagem principal. Eles estão intoxicados com satisfação própria e avareza, mas todas as suas obras apenas causam confusão entre as pessoas. Este tipo de falso ensinamento desvia do caminho verdadeiro para se receber o Espírito Santo perante Deus.

Ainda hoje, muitos falsos profetas fazem a obra de Satanás através de suas práticas religiosas errôneas, fingindo serem as obras do Espírito Santo. Verdadeiros cristãos devem se agarrar à palavra de Deus, sabendo que este é o único caminho para receber o Espírito Santo. Os tão falados Pentecostalistas, que colocam grande ênfase nas experiências físicas do Espírito Santo, devem descartar suas crenças absurdas, retornar para as palavras de Deus e crer na verdade, que certamente irá guiá-los a receber o Espírito Santo.

Simão era um famoso mago na Samaria naquele tempo. Depois de ver que os discípulos de Jesus faziam as pessoas receberem o Espírito Santo, ele procurou receber o Espírito Santo com dinheiro. As pessoas com este tipo de fé inevitavelmente se tornam escravas de Satanás, usadas por ele para fazer as suas obras. Simão queria receber o Espírito Santo, mas seu desejo não era mais do que cobiça. Nós podemos ver que este tipo de fé não é a verdadeira fé no recebimento do Espírito.

Simão tentou receber o Espírito Santo com dinheiro, apenas em razão de sua necessidade egoísta pelo poder Dele. Ele foi severamente censurado pelo servo de Deus, Pedro, por esta razão. Apesar de ter sido dito que Simão acreditava em Jesus, ele não era um homem que tinha recebido o Espírito Santo pelo perdão dos pecados. Em outras palavras, ele pensou que fosse capaz de receber a habitação do Espírito Santo dando coisas mundanas para Deus.

Apesar de sua aparência externa sugerir que ele era um crente em Jesus, seus verdadeiros pensamentos internos não tinham relação com as verdadeiras palavras de Jesus. Pelo contrário, ele estava cheio de cobiça. Pedro, que conhecia os pensamentos de Simão, repreendeu-o por tentar comprar o Espírito Santo, que é um presente de Deus, com mero dinheiro. Pedro disse a Simão que ele pereceria com seu dinheiro.

Hoje em dia, falsos profetas possuídos por espíritos demoníacos procuram enganar as pessoas fazendo-as pensar que todos os milagres e maravilhas são obras do Espírito Santo. Nós freqüentemente podemos ver pessoas que admiram este tipo de poder e oram ardorosamente para receber o Espírito Santo. Contudo, deve-se ter em mente que ninguém pode receber a habitação do Espírito Santo por meio de orações oferecidas com cobiça mundana.

Existem também pessoas carismáticas ao seu redor? Você deve tomar cuidado com este tipo de pessoa. Elas se aproximam dos outros com uma fé fanática, dizem que podem expelir demônios e até mesmo fazer as pessoas receberem o Espírito Santo por meio da imposição de mãos. Contudo, elas possuem o poder não do Espírito Santo, mas de espíritos demoníacos. Aqueles que afirmam que receberam o Espírito Santo por meio da imposição de mãos levam eles mesmos e outras pessoas a receberem apenas espíritos malignos.

A verdadeira habitação do Espírito Santo vem sobre aqueles que crêem na palavra da água e do Espírito (1 João 5:3-7). Apesar do evangelho da água e do Espírito estar claramente escrito na Bíblia, muitas pessoas têm pecado em seus corações e tentam alcançar a Deus por meio de poderes sobrenaturais e experiências como transes, falar em línguas, clarividência e expulsão de demônios. É por isso que os falsos profetas são capazes de enganar tantas pessoas fazendo-as crer em um Cristianismo supersticioso derivado do diabo.

Pedro repreendeu Simão dizendo, “Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniqüidade. Você é filho do demônio”. Nós devemos suspirar com grande tristeza pelo fato de existirem muitos ministros como este nos dias de hoje, sendo a maioria dele pessoas carismáticas. Eles exigem dinheiro de sua congregação. Nós devemos manter distância deste tipo de fé e receber a habitação do Espírito Santo crendo no verdadeiro evangelho da água e do Espírito (Mateus 3:15, 1 Pedro 3:21, João 1:29, João 19:21-23).


As pessoas carismáticas atuam por meio da imposição de mãos

Nós devemos nos manter afastados deste tipo de fé. Algumas pessoas atualmente têm a crença absurda de que elas podem receber o Espírito Santo se receberem a imposição de mãos daqueles que obtiveram o poder. Pensam que, como as Escrituras dizem que muitas pessoas receberam o Espírito Santo quando experimentaram a imposição de mãos dos apóstolos, elas podem fazer isso também. Alguns enganadores também tem a crença absurda que podem dar às pessoas a habitação do Espírito Santo por meio da imposição de suas próprias mãos. Nós devemos estar atentos à existência destes tipos de pessoas.

Contudo, nós devemos ter em mente que a fé deles é bem diferente daquela dos apóstolos no tempo da igreja primitiva. Hoje em dia, o desafio mais sério para as crenças de alguns cristãos é que eles não têm fé no verdadeiro evangelho da água e do Espírito. Eles dizem que crêem em Deus, mas não O reverenciam. Ao invés disso enganam a eles mesmo e a outros também. Contudo, um pecador não pode receber a habitação do Espírito Santo e nem pode fazer outro receber. Se alguém diz que o Espírito veio sobre um pecador, este espírito não é verdadeiramente o Espírito Santo; pelo contrário, é o espírito de Satanás apenas fingindo ser o verdadeiro Espírito.

Os apóstolos durante o tempo da igreja primitiva eram pessoas que conheciam e criam que Jesus Cristo era o Salvador, que havia levado todos os pecados da humanidade por meio de Seu batismo por João e Sua morte na cruz. Eles estavam aptos a receber o Espírito Santo porque acreditavam no verdadeiro batismo de Jesus e em Seu sangue na cruz. Eles também pregavam o evangelho da água e do Espírito para os outros, isso portanto os ajudava a receber a habitação do Espírito Santo.

Mas atualmente, muitos cristãos têm errado em crenças fanáticas. É realmente possível para um pecador hoje receber o Espírito Santo através da imposição de mãos de outro ministro pecador? Isto é absolutamente sem sentido. Existem pessoas que dizem que, apesar de terem pecados em seus corações, receberam a habitação do Espírito Santo. Mesmo se alguém aparenta ser uma boa ovelha aos olhos de seus discípulos, esta pessoa não pode fazer ninguém receber a habitação do Espírito Santo se há pecado em seu coração.

Contudo, muitas pessoas têm este tipo de fé errada. Esta é a razão pela qual muitos falsos profetas são capazes de guiar as pessoas para o inferno. Você deve saber de fato que aqueles que ensinam este tipo de fé são falsos profetas. Estas são pessoas que já foram capturadas pelos demônios.

Se uma pessoa tem pecado em seu coração, o Espírito Santo pode habitar nela? A resposta é não. Então é possível para uma pessoa que tem pecado em seu coração fazer as outras receberem o Espírito Santo? Novamente, a resposta é não. Então o que faz as pessoas carismáticas hoje realizarem milagres e maravilhas no Cristianismo enquanto ainda possuem pecados em seus corações? Espíritos demoníacos fazem isso. O Espírito Santo nunca pode habitar em um pecador, mas somente naqueles que têm fé no evangelho da água e do Espírito. Está certo de que o que veio sobre você é o Espírito Santo?

Em João 3:5, Jesus disse, “se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Da mesma forma, a habitação do Espírito Santo só pode ser obtida pela crença no verdadeiro evangelho da água e do Espírito. O erro que muitos cristãos cometem hoje em dia é crer que alguém também pode receber o Espírito Santo pela imposição de mãos de ministros pecadores. Este é um erro crucial. Atualmente, muitos cristãos e ministros têm a fé e convicção de que a habitação do Espírito Santo vem sobre eles através da imposição de mãos.


A relação entre a verdadeira remissão de pecados e a imposição de mãos

“A imposição de mãos” é o meio pelo qual alguém passa algo dele para o objeto. Pense nisto dessa forma: se nós falamos em um microfone, o som viaja através dos cabos até o amplificador e então sai das caixas de som e todos podem ouví-lo. Da mesma forma, no Velho Testamento, quando um pecador colocava as mãos na cabeça da oferta, seus pecados passavam para ela e ele era perdoado. Do mesmo modo, o poder de Deus passa pelas pessoas, quando Seus servos colocam suas mãos nelas. Assim, a imposição de mãos tem o significado de “passar, transferir”.

As pessoas Carismáticas não fazem as pessoas receberem o Espírito Santo por meio da imposição de mãos, pelo contrário, elas fazem as pessoas receberem espíritos malignos. Você deve se lembrar que uma pessoa com o poder dos espíritos malignos passa os espíritos para os outros por meio da imposição de mãos. Quando uma pessoa possuída por demônio coloca suas mãos na cabeça de outrem, o demônio nele passa para aquela pessoa, porque Satanás atua através dos pecadores. Por esta razão, todos devem crer no evangelho da água e do Espírito se querem receber o Espírito Santo. Satanás guia aqueles que estão em pecado, mesmo se eles acreditarem em Jesus, se falham ao receberem a remissão dos pecados.

Se alguém recebe a imposição de mãos de uma pessoa possuída por demônios, os demônios também virão sobre ela e ela também irá realizar falsos milagres. Nós temos que saber que os demônios habitam nos outros por meio da imposição de mãos e que a habitação do Espírito Santo só é possível através da fé no evangelho da água e do Espírito.

A imposição de mãos é um método estabelecido por Deus de passar algo para outrem, mas Satanás faz muitas pessoas receberem espíritos malignos através do mesmo. O fato, de que atualmente existam muitas pessoa que tentam comprar o poder do Espírito Santo com dinheiro, é mesmo um grande problema.


A maioria dos cristãos entende errado a verdade da habitação do Espírito Santo

Quando perguntadas como elas podem receber o Espírito Santo, muitas pessoas respondem que isto é possível por meio de orações de arrependimento ou jejum. Isto não é verdade. O Espírito Santo vem sobre você quando oferece orações especiais a Deus? Não. A habitação do Espírito Santo vem apenas sobre aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito.

Porque Deus é a verdade, Ele estabeleceu a lei para se receber o Espírito Santo. O Espírito Santo pode habitar em uma pessoa que tenha pecado em seu coração? A resposta é mais do que definitivamente não. Uma pessoa não pode receber o Espírito Santo por meio de imposição de mãos. Mesmo se alguém freqüenta encontros de avivamento e ora descontroladamente a Deus para que possa receber o poder do Espírito Santo, o Espírito Santo continuará fora do seu entendimento. Pecadores obviamente não podem receber o Espírito Santo, mas podem receber a habitação do Espírito Santo como um presente, quando receberem a remissão dos pecados crendo no evangelho da água e do Espírito.

Qualquer um que não conhece o evangelho da água e do Espírito não pode receber o Espírito Santo. Hoje o evangelho da água e do Espírito está se espalhando rapidamente através da literatura cristã, encontros de igreja, pela internet e mesmo por livros eletrônicos por todo o mundo. Portanto, qualquer um que procura o verdadeiro evangelho pode crer nele e receber a habitação do Espírito Santo. Se você ainda não recebeu o Espírito Santo, você deve perceber que para isso você deve crer no evangelho da água e do Espírito.


Um exemplo de falsa fé!

Hoje em dia quando nós examinamos os sintomas das pessoas que recebem falsos espíritos, podemos ver a real existência de demônios. “Encontros de avivamento pelo Espírito Santo” estão reunindo neles pessoa que querem desesperadamente receber o Espírito Santo. Nestes encontros nós vemos pessoas batendo palmas e oferecendo orações de arrependimento enquanto choram ou jejuam. O pregador as instrui a oferecer orações fanáticas dizendo que o Espírito Santo não virá sobre elas até que elas orem dessa forma. As pessoas então clamam, “Senhor!” e começam suas orações fanáticas.

Estes fanáticos podem receber o Espírito Santo desta maneira? Não. Você veria pessoas gritarem e desmaiarem, e então tremerem, enquanto fazem estranhos barulhos em tais encontros. Algumas estão caindo e tremendo no chão aqui e ali, e nós as vemos gritar e começar a falar em línguas. Alguém no decorrer do encontro grita e a multidão é inundada com emoção. Alguns deles começam a ter ataques, tremendo o corpo todo e falando em línguas. As pessoas dizem que estes fenômenos são a prova de que o Espírito Santo vem sobre elas. Mas pense sobre o que acontece quando um demônio atua. Isto é obra do Espírito Santo? Definitivamente não.


Satanás engana muitos cristãos

Hoje em dia, muitos cristãos levam o tipo de vida religiosa que Satanás quer. Ele engana as pessoas dizendo que elas têm que receber a imposição de mãos de um ministro poderoso a fim de receber o Espírito Santo. Muitos cristãos tendem a acreditar nisto como uma doutrina formal. Satanás também planta a idéia na cabeça das pessoas, que elas irão receber o Espírito Santo se orarem excessivamente. Ele tem tentado dobrar e triplicar o número de pessoas que têm este tipo de fé.

Portanto muitas pessoas não sabem, e nem mesmo tentam aprender sobre o evangelho da água e do Espírito. Nós devemos lutar para evitar os pensamentos que Satanás tentar colocar em nossas cabeças e saber e crer no evangelho da água e do Espírito. O Espírito Santo só vem sobre aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. Você deve crer nisto.


Concepções erradas dos cristãos sobre a habitação do Espírito Santo

Primeiro de tudo, há um grande mal entendido nas crenças de muitos discípulos do Cristianismo Carismático. Eles tentam receber o Espírito Santo com pecado em seus corações e erroneamente crêem que apesar de terem pecados em seus corações, serão capazes de receber a habitação do Espírito Santo. Contudo, uma pessoa sem qualquer fé no evangelho da água e do Espírito não pode receber a plenitude do Espírito Santo.

Em segundo lugar, diz-se que a arrogância das pessoas impede que elas recebam o Espírito Santo. Então isto significa que alguém só poderá receber o Espírito Santo se não se comportar de modo arrogante? Existe uma pessoa neste mundo que não é ao menos um pouco arrogante? Uma pessoa arrogante que não pode ser perdoada por Deus é aquela que quer acrescentar seus próprios pensamentos para a palavra de Deus. Muitas pessoas tentam receber a habitação do Espírito Santo através seus próprios métodos, ignorando o verdadeiro evangelho da água e do Espírito. Contudo, a habitação do Espírito Santo vem apenas sobre aqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito.

Em terceiro lugar, diz-se que a habitação do Espírito Santo vem quando alguém francamente confessa todos os seus pecados perante Deus. Então precisa-se confessar os pecados quando se quiser receber o Espírito Santo. Mas você deve se lembrar que o Espírito Santo não vem quando alguém simplesmente confessa seus pecados. A maioria dos cristãos anseia pela habitação do Espírito Santo e pela Sua plenitude, mas eles não podem receber o Espírito Santo porque ainda têm pecado em seus corações. Uma pessoa com este tipo de desejo irresponsável será capturada por demônios.

Em quarto lugar, alguns dizem que a habitação do Espírito Santo pode ser dada quando nós solicitamos seriamente a Deus que nos dê a benção. Mas isto não pode ser obtido por meio de pedidos. Este é só um pensamento errado.

Em quinto lugar, alguns identificam a habitação do Espírito Santo com a possessão de alguns poderes espirituais. Falar em línguas é considerado como uma prova comum da habitação do Espírito Santo. Mas o Espírito Santo não habita no coração de alguém simplesmente porque esta pessoa é capaz de expelir demônios em nome de Jesus ou falar em línguas estranhas. O pecado pertence a Satanás. Uma pessoa com pecado em seu coração pode verdadeiramente dizer que recebeu o Espírito Santo só porque possui algum poder estranho? Mais uma vez, isto é uma irresponsabilidade gerada por demônios.

O evangelho da água e do Espírito que Jesus nos deu é o único evangelho verdadeiro que pode nos levar a receber a habitação do Espírito Santo. Se você ainda pensa que pode receber o Espírito Santo e a remissão dos pecados através de outros métodos, você está profundamente enganado. Eu espero que você se liberte de suas crenças erradas e, em vez disso, venha a ter pensamentos espirituais e fé autêntica.

Não é exagero dizer que hoje muitos cristãos estão possuídos por demônios. Muitos cristãos em todo mundo estão sob o poder de demônios porque querem receber a habitação do Espírito Santo através de encontros especiais de avivamento ou da imposição de mãos. Eles vão até as pessoas específicas como os superintendentes de casas de oração, diáconos, reavivadores ou pastores que dizem ter recebido o poder do Espírito Santo. Vão até eles na esperança de receberem o Espírito Santo através da imposição de mãos. Contudo, ninguém pode receber o Espírito Santo através deste tipo de fé, não importa o quão ardorosamente eles creiam em Jesus. Em outras palavras, não há ninguém senão Deus que pode fazer alguém receber a habitação do Espírito Santo.

Como Simão, muitas pessoas hoje tentam comprar o Espírito Santo. Elas tentam receber o Espírito Santo crendo em ensinamentos mundanos, não no evangelho. A maioria dos cristãos pelo mundo estão parados neste pensamento. O Espírito Santo só vem sobre aqueles que tem as qualificações necessárias para recebê-Lo. A única fórmula para receber o Espírito Santo é crendo no evangelho da água e do Espírito e esta é a verdadeira resposta para a verdade (Atos 2:38).

Receber o Espírito Santo através da imposição de mãos só foi possível por um curto período no tempo da igreja primitiva. Depois disso, a habitação do Espírito Santo veio sobre as pessoas ao mesmo tempo quando eles vinham a conhecer e crer no evangelho da água e do Espírito. Portanto, a obra do Espírito Santo ocorre através da fé na palavra de Deus, tudo mais é obra de demônios. Deus diz que os demônios são servos de Satanás, e Satanás tem trabalhado engenhosamente de tal modo que as pessoas não podem receber a remissão dos pecados mesmo se elas crêem em Jesus. Satanás mente para as pessoas dizendo que ele dará para elas o Espírito Santo se elas acreditarem em Jesus e receberem a imposição de mãos. Satanás expande seu território por todo o mundo através deste tipo de truque.

Nós agora iremos olhar os sintomas daqueles que estão possuídos por demônios. Primeiro, quando nós examinamos os sintomas de possessão por um demônio em um vidente ou shamã, nós vemos que eles experimentam ataques de tremores, transes ou mesmo desmaios. Então suas línguas se contorcem e palavras estranhas saem de suas bocas contra a vontade delas. Elas falam em línguas estranhas.

Magos e cristãos que foram possuídos por demônios por meio da imposição de mãos são ambos possuidores desta experiência. Quando um reavivador carismático pega seu microfone e grita, “com fogo, com fogo, com fogo”, a congregação fica excitada e perde o autocontrole. As pessoas que querem receber a imposição de mãos vêm a frente. Eles experimentam incontroláveis tremores e falam em línguas. Estes sintomas são obra de demônios que estão fingindo fazer o trabalho do Espírito Santo.

As pessoas que são possuídas por espíritos malignos, que podem ser somadas com shamãs e videntes de todas as religiões primitivas, mostram os mesmo sintomas de cristãos que estão possuídos por demônios através da imposição de mãos. Contudo, as pessoas estão confusas porque pensam que receberam o Espírito Santo quando experimentam este tipo de sintoma.


Satanás age através de cristãos como um vidente

Satanás capacita as pessoas possuídas por demônios a fazer orações de profecia. Elas profetizam dizendo, “você será um líder precioso. Milhares de ovelhas irão pastar diante de você. Deus irá treiná-lo no futuro e fazer de você um grande líder”. Para outros dizem palavras falsas como, “você irá se tornar um precioso servo de Deus. Você será um servo de Deus muito digno”, a fim de encorajar as pessoas a segui-los e viver como servos dos demônios através de suas vidas.

Videntes também fazem profecias sobre o futuro de outras pessoas: “você deve tomar cuidado com água no futuro”. “Você ganhará muito dinheiro”. “Um homem nobre irá aparecer do leste e te ajudará”. Estes são exemplos do que eles dizem. O primeiro sintoma que aparece nas pessoas possuídas por demônios é que elas fazem falsas profecias.

Então falam em línguas que nem mesmo elas mesmas conseguem entender. Experimentam tremores e também mostram sintomas de desordem de personalidade. Se você encontrar um Shamã ou um vidente, você pode afirmar que eles têm personalidades saudáveis? Freqüentemente eles falam rudemente com as pessoas que são muito mais velhas do que eles.

Contudo, as pessoas que têm a verdadeira habitação do Espírito Santo a receberam crendo na verdade bíblica, que diz que Jesus limpou todos os pecados do mundo através de seu batismo e morte na cruz. Estas pessoas também ajudam outras a conhecer e crer no evangelho da água e do Espírito, e as ajudam a receber a remissão dos pecados e a habitação do Espírito Santo. Elas próprias tentam viver em um caminho justo, e suas personalidades são agradáveis e saudáveis para levar outros para a fé abençoada de Deus e para o tipo de vida que Deus quer. De vez em quando, Deus as reprova a fim de mantê-las santas quando suas mentes pretendem retornar ao mundo.

Os justos que receberam a remissão de todos os pecados são definitivamente distintos das pessoas cuja personalidade foi destruída por espíritos malignos. A verdadeira personalidade volta a viver quando a pessoa recebe a remissão dos pecados e, portanto, recebe a habitação do Espírito Santo. Além disso, os justos estão profundamente preocupados com outros em circunstâncias desfavoráveis, sobre o que eles realmente necessitam na palavra de Deus, orando para que eles sejam libertos e realmente oferecendo sacrifícios pessoais para ajudá-los.

Por outro lado, nós podemos ver que as personalidades das pessoas possuídas por demônios foram terrivelmente destruídas. Satanás as controla e as faz inclinar para sua vontade, porque elas pensam que coisas como tremores e falar em línguas são os dons do Espírito Santo. Contudo, estas experiências definitivamente não são dons do Espírito Santo.

Existem muitos ministros que são orgulhosos pelos seus poderes, como fazer profecias em nome de Deus, ser capaz de realizar muitas maravilhas e falar em línguas. Mas se eles ainda têm pecados em seus corações, então seus poderes são provas decisivas do fato que eles estão possuídos por demônios. Portanto, eles não podem dar a habitação do Espírito Santo aos outros, mas só podem dar demônios. Também, porque Satanás é enganoso, o milagre que eles realizam desaparece em um curto período de tempo.

Há uma clara diferença entre as obras do Espírito Santo e as do demônio. Apesar de poder parecer que a obra do Espírito Santo não oferece experiências pessoais ou dons maravilhosos no início, quando o tempo passar, o poder de Deus cresce no coração dos justos incessantemente, como o sol nascente pela manhã.


Cristãos possuídos por demônios


Porque muitas pessoas
são possuídas por demônios
apesar de tentarem receber
o Espírito Santo?
Porque elas recebem os demônios por
meio da imposição de mãos de
falsos profetas.

Surpreendentemente, nós podemos ver muitos crentes em Jesus cujos corpos e almas foram à ruína, porque receberam demônios por meio da imposição de mãos de falsos profetas. Estas pessoas não têm nada a ver com Deus, porque sua fé não descansa nas palavras da Bíblia. Eles estão usando ocupadamente seus poderes sem saber que seus serviços estão fazendo muitas pessoas se tornarem servas de Satanás. Porque elas se esforçam tanto em mostrar seus poderes no Cristianismo? Porque estes tão falados poderes irão desaparecer brevemente se eles não usarem. É por isso que eles ficam tão ocupados.

Esses “crentes” continuamente têm que orar e realizar sinais e maravilhas no nome de Jesus. Pessoas que dizem “eu recebi o dom de pregar o evangelho”, continuamente têm que pregar o evangelho porque, se elas não o fizerem, sua pseudo-felicidade irá desaparecer. Se estas pessoas não são leais aos dons dos demônios, de falar em outras línguas, curar, ou profetizar, em outras palavras, se elas não forem fiéis às obras de Satanás, então ele pode fazê-las ficar lentamente doentes. Assim como um vidente ou um Shamã fica lentamente doente quando rejeita o papel de servo de Satanás. É por isso que eles têm que usar os dons que receberam de Satanás ardentemente, com medo de que sejam abandonados na miséria depois de usarem seus poderes.

Uma vez eu conheci alguém que era um crente fervoroso em Jesus e parecia que possuía muitos poderes de Deus. Ele encorajava as pessoas a receberem a plenitude do Espírito Santo e liderava encontros de avivamento, nos quais expelia demônios através da imposição de mãos e também realizando maravilhas como falar em línguas e curas. Ele se tornou objeto de admiração e respeito por meio de suas obras de maravilhas. Milhares de crentes o seguiram. Contudo, logo ele começou a negar Jesus dizendo, “Jesus Cristo é uma falha. Ele não é o Filho de Deus”. Ele amaldiçoou Jesus Cristo e até mesmo chegou a afirmar ser ele mesmo o Deus. Ele finalmente matou Jesus em seu coração e no coração de muitos cristãos.

Pessoas como esta rejeitam o evangelho da água e do Espírito porque Satanás é o seu guia. Elas têm a falsa crença desde o início, porque têm a ilusão de que possuem os mesmos poderes dos Apóstolos, para ver suas habilidades, fazer pessoas falarem em outras línguas e expelir demônios por meio da imposição de mãos. Acreditam firmemente que o Espírito Santo veio sobre elas.

Elas ensinam as pessoas sobre os métodos de receber o Espírito Santo, pensando que é possível recebê-lo oferecendo orações de arrependimento. Contudo, este método de receber o Espírito Santo não é baseado nas palavras de Deus. Em vez disso, dizem que se um crente em Jesus fala em línguas e faz profecias, então isto é prova da descida do Espírito Santo sobre eles. Muitas pessoas não entenderam realmente a habitação do Espírito Santo, por isso crêem que também podem receber o Espírito Santo aprendendo e seguindo os ensinamentos dos falsos profetas. Este é o modo com o qual Satanás foi capaz de encher os cristãos com os espíritos de demônios e reina sobre estas pessoas. Todos estes métodos são as armadilhas de Satanás.

Numerosas pessoas foram possessas por demônios por meio dos ensinamentos de falsos profetas. Crentes comuns seguem uma vida religiosa monótona, mas as pessoas possuídas por demônios usam o poder de espíritos malignos e aparentemente levam vidas religiosas apaixonantes. Quais são as habilidades que eles apresentam? Eles têm a habilidade de curar, falar em línguas estranhas e levam as pessoas a serem possuídas por demônios através da imposição de mãos. Nós devemos saber que a imposição de mãos é um método de passar algo para os outros e que o reino dos demônios tem se expandido poderosamente através destes métodos.


Espíritos malignos atuam por meio da avareza humana!

Satanás atua em pessoas como Simão, do versículo citado. Estas pessoas dizem que podem receber o Espírito Santo através da imposição de mãos, sem se importar com a fé no evangelho da água e do Espírito. Hoje muitas pessoas são enganadas por Satanás e tentam receber o Espírito Santo através de orações de arrependimento, jejum, sacrifícios pessoais ou imposição de mãos. Contudo, estão possuídos por demônios e levam uma vida amaldiçoada.
[2] O Cristianismo ocidental começou a se degradar, em face da prosperidade material e consumo em massa, na última metade do Século 20. Ao mesmo tempo, como resultado disso, muitos cristãos, que estavam procurando um caminho para andarem perto de Jesus, estavam insatisfeitos com a sequidão de suas igrejas. Outros estavam aflitos com o lento crescimento espiritual, ou mesmo a sua ausência, e ainda outros estavam frustrados com sua inabilidade de transformar a sua fé em um amor pessoal por Jesus.

O tão falado Movimento Pentecostal-Carimático cresceu sob estas circunstâncias. Aqueles que entravam neste movimento procuravam experiências entusiasmáticas e práticas como falar em línguas, profetizar, realizar milagres e maravilhas, admirando os eventos dos primeiros Pentecostais. No entusiasmo, eles propositadamente colocaram em si mesmos o tão falado domínio do Espírito Santo, mas falando seriamente, grande parte de seus ensinamentos e práticas não são baseadas na Bíblia.

No mundo em desenvolvimento, este movimento se desenvolveu tremendamente dentro do contexto de suas necessidades. Seus líderes atraíram os cristãos do mundo desenvolvido com as bênçãos de riqueza e saúde, juntamente com entusiasmo religioso. Algumas divisões do movimento, como o Neo-Pentecostalismo, é relatado como o movimento que compartilha os mesmos ensinamentos do movimento da Nova Era.

Nós devemos estar bem atentos a este mediador, chamado imposição de mãos, que muitos cristãos recebem por todo mundo, pois facilita as obras dos demônios. Estas pessoas, que possuem a mesma capacidade de Simão, são falsos profetas perante Deus. Mesmo os crêem em Jesus, se tiverem pecados em seus corações, podem ser possuídos por demônios, sendo assim capazes de realizar milagres através das obras do diabo. Satanás leva as pessoas a receberem a imposição de mãos de seus servos a fim de facilitar sua possessão por demônios e constrói seu reino pelo mundo. Hoje em dia, as igrejas do Movimento Pentecostal-Carismático[2] são oficialmente reconhecidas como denominações cristãs formais pelo mundo.

Este mundo está lentamente caminhando para o fim. Se nós queremos ser nascidos de novo nos últimos dias, devemos saber como o diabo trabalha e permanecer firmes contra seus esquemas. Nós também temos que ser salvos de nossos pecados de uma vez por todas e receber o Espírito Santo como um dom por crer no evangelho da água e do Espírito. Devemos retornar à verdade, com o perfeito conhecimento de como o Espírito de Deus vem sobre nós.

Assim como Deus disse, “Meu povo é destruído por falta deconhecimento” (Oséias 4:6), hoje em dia muitos dos que buscam a verdade são destruídos quando, em sua ignorância, pessoas carismáticas os lideram de forma errada. As pessoas dizem que, mesmo se as tão faladas igrejas pentecostais-carismáticas fossem estabelecidas no deserto, elas iriam congregar lá. Porque isso? As pessoas carismáticas expandem suas igrejas confundindo outros com seus falsos poderes, guiando-os a se tornarem possuídos por demônios através da imposição de mãos. Um de seus talentos especiais é que, uma vez as pessoas estando possessas por demônios através da imposição de mãos, elas ficam entusiasmadas para ter uma vida espiritual.

Outra característica especial das pessoas carismáticas é que elas doam grandes quantias em dinheiro para suas igrejas e tornam-se incondicionalmente crentes fanáticos. Até mesmo numerosos cristãos ficam entusiasmados com o evangelismo e com o poder de demônios, mas certamente estão indo para o inferno ao não perceberem seu próprio destino. Estas pessoas, que crêem fervorosamente no poder do diabo como uma prova de sua salvação, estão desejando o céu sem qualquer dúvida; contudo, têm pecados em seus corações e estão condenados a ser destruídos.

Se são perguntados sobre a seguinte questão, “você tem pecado em seu coração, apesar de crer em Deus?” Eles certamente respondem que é natural estar em pecado. Eles pensam que é impossível para uma pessoa não ter pecado em seu coração, mesmo se ela crê em Jesus.

As pessoas tendem a pensar que elas merecem entrar no reino do Céu, mesmo que tenham pecado em seus corações, porque sentem conforto em crer em Jesus tendo a prova do falso poder.

Que esperança absurda é essa! A razão de sua firme crença é que elas possuem algum tipo de habilidade sobrenatural, experimentaram falar em línguas, receber visões e curar os doentes, e pensam e crêem firmemente que estas experiências são obras do Espírito Santo. Portanto, elas dizem a si mesmas que definitivamente receberam a redenção e o Espírito Santo através destas experiências.

Em razão de estas pessoas terem conhecimento imperfeito das palavras da salvação, elas não têm confiança em sua salvação se nenhum tipo de habilidade aparecer. Portanto, estas pessoas tentam arduamente encontrar certezas visíveis da salvação e mais tarde acabam sendo usadas por Satanás em sua obra. Porque estão tentando encontrar as respostas de Deus através de orações de arrependimento ou sacrifícios pessoais, em vez de crer no evangelho da água e do Espírito, elas eventualmente recebem espíritos malignos ao invés do Espírito Santo.

O diabo acusa as pessoas sussurrando em seus ouvidos, “você pecou, não pecou?”, e leva-as a cair em condenação própria. Há uma pessoa que eu conheço que agora recebeu o perdão dos pecados e o Espírito Santo. Isto aconteceu com ela antes que ela fosse nascida de novo, quando ela era uma fervorosa, mas irresponsável crente em Jesus. Esta pessoa até mesmo falava em línguas e realizava milagres. Apesar de ela chorar e oferecer orações de arrependimento todas as noites, apesar de sua crença em Jesus, o pecado em seu coração continuava a torturá-la. Foi neste momento que os sussurros de Satanás começaram. “Você pecou, então é melhor pra você morrer do que viver”. Satanás freqüentemente vinha até ele e o acusava, torturando e o relembrando de seus pecados. Satanás o levou à auto condenação e ao auto julgamento. Contudo, tudo que ele podia fazer era confessar seus pecados em seu coração, mas não podia se libertar da acusação de Satanás até que viesse a ouvir e crer no belo evangelho.

Você deve saber que aqueles que não crêem no evangelho da água e do Espírito tornam-se alvos do diabo. Você acha que alguém que não recebeu o perdão dos seus pecados tem o poder de rejeitar o diabo? Aquele que não tiver abraçado o verdadeiro evangelho da água e do Espírito será capturado e torturado por Satanás. O evangelho de Deus, da água e do Espírito, é absolutamente necessário para expulsar Satanás. Portanto, todos que crêem em Jesus devem crer no evangelho da água e do Espírito, e também pregá-lo a todas as pessoas do mundo. Aqueles que ouvirem isto devem crer e obedecer.


O mistério da desobediência já está atuando no mundo!

O mundo inteiro está agora coberto com as atividades dos demônios. Se nós queremos pregar o evangelho que leva as pessoas a receberem o Espírito Santo, temos que remover os profundos erros de entendimento sobre a habitação do Espírito Santo.

Primeiro de tudo, nós temos que esclarecer a mentira que o Espírito Santo vem por meio da imposição de mãos. Nós devemos claramente testificar que experiências como “falar em outras línguas após receber a imposição de mãos, sentir algo quente por meio do arrependimento ou jejum e ouvir mensagens diretamente de Jesus” são as obras do diabo. Apenas através da fé no evangelho da água e do Espírito as pessoas podem ser libertas dos truques do diabo. Apenas pela fé nós podemos ser salvos de nossos pecados, por meio do evangelho da água e do Espírito.

Nós temos que derrotar o diabo, “o pai das mentiras”, com o evangelho da água e do Espírito. Satanás tem limitado todas as pessoas pelo mundo com a escravidão da auto condenação, então devemos fazer com que estas pessoas retornem à verdade fazendo-as perceber que suas emoções e experiências mal guiadas são armadilhas de Satanás.

Hoje em dia, muitas pessoas, como o Samaritano Simão, que tentou comprar o Espírito Santo com dinheiro, estão ministrando nas igrejas. Eles são cegos guiando os cegos, não podem mostrar às pessoas o caminho da salvação perfeita, porque não conhecem o evangelho da água e do Espírito e têm pecado em seus corações. Então eles fazem Satanás habitar nos corações de seus seguidores fazendo reuniões de orações durante toda a noite, clamando por orações de arrependimento e usando a imposição de mãos. Estas pessoas estão realmente possuídas pelo diabo, e se nós quisermos que elas voltem para a palavra de Deus temos que destruir a obra de Satanás, fornecendo-as o perfeito conhecimento da água e do Espírito. Se as pessoas não conhecem as estratégias de Satanás elas não terão outra chance, mas sofrerão sem ajuda.

Assim como eu disse, realizar milagres como falar em línguas e realizar profecias, após receber a imposição de mãos, são todas atividades do diabo. Em outras palavras, os poderes das pessoas carismáticas são manifestados através das obras do diabo. Nós devemos ensiná-los: “É o diabo que atua em você se há pecado em seu coração. Se você acha que o Espírito Santo habita em você, apesar de você ter pecado em seu coração, então você está sendo enganado.”

A fé dos Apóstolos e daquelas pessoas que receberam a imposição de mãos na passagem principal de Atos 8 têm sido colocadas na mesma categoria, porque ambos conheciam o evangelho da água e do Espírito de Jesus Cristo. Mas a fé dos Apóstolos era completamente diferente daquela da maioria dos cristãos de hoje que crêem meramente que a imposição de mãos os faz receber o Espírito Santo.

Uma pessoa pode receber o Espírito Santo por meio da imposição de mãos de alguém que recebeu a remissão de pecados? Não. A Bíblia diz que o Espírito de Deus estava pairando sobre a face das águas (Gênesis 1:2). Isto significa que, se alguém deseja receber a remissão de pecados e o Espírito Santo, deve ouvir e crer no evangelho da água e do Espírito. Deus enviou o Espírito Santo como um presente para um cristão nascido de novo que crê no evangelho da água e do Espírito.

Nós devemos ter em mente que seria como se opor ao evangelho da água e do Espírito, que Deus deu para nos salvar de nossos pecados, se nós ensinássemos as pessoas a procurarem a imposição de mãos a fim de receberem o Espírito Santo. Pensar que uma pessoa pode dar a outrem o Espírito Santo é como desafiar a Deus, e as pessoas com este tipo de fé facilmente caem nas armadilhas de Satanás. Isto nunca deveria ser permitido acontecer.


Todos os nossos pecados são perdoados quando cremos no evangelho da água e do Espírito, e o Espírito Santo testifica isso. Alguém que crê no evangelho da água e do Espírito não tem mais pecado em seu coração. Isto não é porque ele não é mais um pecador, mas porque crê no poder do evangelho da água e do Espírito. O evangelho da água e do Espírito testifica que a pessoa não tem pecado em seu coração, e o Espírito Santo testifica isso também. Uma pessoa não pode chamar Jesus de seu salvador sem ter o Espírito de Deus dentro dela.

As pessoas possuídas por demônios não conhecem o evangelho da água e do Espírito e nunca nem mesmo o fizeram objeto de discussão. Eles nem mesmo conhecem o esse evangelho e, além disso, são incapazes de discernir a verdade. Dizem que o Espírito Santo vem apenas quando eles realizam e recebem a imposição de mãos. Você deve perceber que as obras do diabo agora exercem grande influência sobre as pessoas nas igrejas ao redor do mundo com seus falsos ensinamentos. Por esta razão, é imperativo receber a verdadeira habitação do Espírito Santo crendo no evangelho da água e do Espírito.








Como Fazer uma Correta Confissão de Pecados

< I João 1:9 >
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”


O evangelho do sangue é meio evangelho







Nós podemos entrar no
reino do céu apenas com o
evangelho do sangue?





Nunca. Nós temos que crer no evangelho
completo (o evangelho da
água e do Espírito).

I João 1:9 se aplica apenas para os justos. Se um pecador que ainda não se redimiu tentar expiar os seus pecados diários, segundo as palavras desta passagem, e confessar os seus erros, os pecados dele não serão expiados. Você vê o que eu estou dizendo aqui? Esta passagem não se aplica aos pecadores que não nasceram de novo.
Existem muitos nesse mundo que ainda não nasceram de novo, mas que pegam esta passagem de I João capítulo 1 e oram e se arrependem de seus pecados, esperando por perdão.
Mas uma pessoa que não nasceu de novo pode ser redimida de seus pecados através de orações de confissão? Este é um ponto importante que devemos considerar e esclarecer antes de seguirmos adiante.
Antes de ler I João, você tem que decidir se o Apóstolo João foi um homem justo ou pecador. Deixe-me perguntar: o Apóstolo João foi um homem justo que nasceu de novo crendo no evangelho da água e do Espírito ou era um pecador?
Se disser que o Apóstolo João era um pecador, você está biblicamente incorreto nessa crença. Se o Apóstolo João era um homem justo que nasceu de novo quando creu em Jesus, torna-se claro que ele tinha uma fé diferente da sua. Você deve ter a mesma fé que o Apóstolo João.
Deixe-me fazer outra pergunta. O Apóstolo João estava escrevendo aquelas cartas para os justos ou pecadores? Ele estava escrevendo para os justos.
Portanto, se os pecadores, que não nascidos de novo, citarem as palavras de I João 1:9 e aplicarem a eles próprios, isso é um erro. Se você quer se tornar justo, confesse seus pecados diante de Deus e creia no evangelho da água e do Espírito. Então, o Senhor irá lavar todos os seus pecados com o evangelho que já limpou os pecados do mundo.
A fé do Apóstolo João é como essa. Em I João capítulo 5 diz que ele tem fé na “água, sangue e Espírito.” Você crê em Jesus Cristo, que veio pela água, sangue e Espírito? Crê apenas em Jesus que veio pela Cruz e pelo Seu batismo, Seu sangue e Espírito?
Poderá entrar no reino do céu crendo apenas no evangelho do sangue? Se a sua fé é apenas no evangelho do sangue na Cruz, então só conhece metade do evangelho. Se você crer apenas no sangue de Jesus, não há dúvida que se encontra orando por perdão todos os dias. Certamente você crê que os seus pecados podem ser lavados simplesmente através de orações de arrependimento.
Mas os seus pecados podem ser lavados quando crê apenas no sangue na Cruz, se arrepende e ora por perdão de seus pecados diários? Se você é uma dessas pessoas, então os pecados permanecem em seu coração, porque ninguém pode lavá-los através da fé apenas no sangue de Jesus na Cruz, pois você ainda não conhece o evangelho da água e do Espírito e sua fé é incompleta.
O Apóstolo João era nascido de novo porque acreditava no evangelho da água, do sangue e do Espírito, mas você crê apenas no sangue na Cruz. Se mesmo você não tem uma idéia clara do evangelho, como pode levar os outros à salvação? Não é nascido de novo, mas está tentando expiar os pecados através de orações de arrependimento. Isso nunca irá funcionar.
Não importa o quanto os homens orem e se arrependam, seus pecados não podem ser lavados do seu coração. Se algumas vezes você sente que os seus pecados foram lavados, é apenas a sua imaginação e o poder das suas emoções. Se ora e se arrepende, pode ser capaz de se sentir renovado por um dia ou mais, mas nunca se tornará livre dos seus pecados dessa forma.
Os pecadores oram e se arrependem, esperando serem salvos de seus pecados. É por isso que ainda são pecadores, mesmo após crerem em Jesus por um longo tempo. Eles não conhecem o evangelho da água e do Espírito. Se crê em Jesus, mas ainda não nasceu de novo, você pode ser uma dessas pessoas. Se está tentando expiar os seus pecados orando e se arrependendo todos os dias, este é um testemunho claro de que não nasceu de novo. Você tem que decidir se crê no evangelho da água e do Espírito, como o Apóstolo Paulo fez, ou se coloca a sua fé em seus próprios pensamentos e emoções. Uma é a verdade clara, a outra é a mentira.
O verdadeiro evangelho, segundo a Bíblia, é aquele em que Jesus foi batizado e levou todos os pecados do mundo de uma vez por todas e recebeu o julgamento por todos os pecadores na Cruz. Se o homem crer no batismo de Jesus e na Sua morte na Cruz, ele será salvo de uma vez de todos os seus pecados. Por outro lado, se o homem tenta lavar as suas transgressões com orações de arrependimento, ele nunca se libertará dos seus pecados. Você acha que pode lembrar de todos os seus pecados diários? Deus toma conta dos pecados que você não se arrepender? As orações de arrependimento são uma solução para os pecados diários? Não.


Verdadeiro arrependimento e propósito da confissão







Quais são os limites da confissão
e das boas obras?





Apesar de termos que confessar os nossos
pecados durante a nossa vida, nós nunca
seremos salvos simplesmente confessando
as nossas transgressões e
fazendo boas obras.

Arrependimento na Bíblia significa retornar de uma fé errada para a verdadeira fé e, para os justos, significa o reconhecimento de seus erros e o retorno para a luz do evangelho.
Se você é um pecador agora, deve fazer a confissão de pecados dessa forma. “Querido Deus, eu pequei e mereço ser enviado para o inferno, mas desejo ser salvo dos meus pecados. Por favor, me salve de todos os pecados. Eu não sou nascido de novo e sei que eu estou a um passo de ir para o inferno.” Esta é a confissão correta.
Então, que tipo de confissão um nascido de novo faz? “Querido Deus, cometi o pecado de seguir a minha carne. Eu creio que Jesus foi batizado por João Batista e me salvou de todos os pecados, mesmo aqueles que acabei de cometer, do contrário eu teria que morrer por eles. Eu agradeço ao Senhor porque me salvou com a água e com o sangue.” A confissão dos nascidos de novo e daqueles que ainda não nasceram de novo são diferentes.
Todos nós devemos ter a mesma fé do Apóstolo João. Se você tentar esconder os seus pecados atrás da confissão que é para os justos, então nunca será salvo da morte, que é o salário do pecado.
Todos os pecadores que não são nascidos de novo devem parar de se esconder atrás de orações de confissão e devem começar a crer no verdadeiro evangelho da água, do sangue e do Espírito. Eles devem aprender a fé do Apóstolo João e, portanto, receberem a salvação.
Os pecadores não percebem que terrível julgamento eles terão por seus pecados. O pecado mais terrível diante de Deus é não crer no evangelho do novo nascimento da água e do Espírito.
Todos aqueles que crêem em Jesus mas ainda não nasceram de novo devem confessar perante Deus, “Senhor, eu sou um pecador que será lançado nas chamas ardentes do inferno,” enquanto se abstém de dizer, “Senhor, por favor, lave os meus pecados.” Quando um pecador guarda em seu coração o evangelho que diz que Jesus o salvou através do Seu batismo no Jordão e do Seu sangue na Cruz, ele pode ser liberto de todos os seus pecados. Este é o tipo de confissão que um pecador deve fazer a fim de ser salvo de todos os seus pecados diante de Deus.
Um pecador tem apenas que confessar que ainda não nasceu de novo e crer no evangelho da água e do Espírito, então será salvo de uma vez. Pelo evangelho da água e do Espírito, a salvação dos pecadores foi completada. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). Deus salvou todos os pecadores de seus pecados através de Seu Filho, Jesus, que foi batizado por João Batista e morreu na Cruz.
O Senhor foi batizado, levou todos os pecados do mundo, pagou por eles na Cruz com Sua vida, foi ressuscitado após três dias e agora está assentado à destra de Deus. Esta é a última verdade.
Devemos todos fazer esta confissão: “Senhor, eu não posso evitar o pecado até o dia da minha morte. Nasci pecador da barriga da minha mãe e, devido a todos os pecados que cometi, deveria ser lançado nas chamas do inferno. Por essa razão, quero crer em Jesus, que veio pela água, sangue e Espírito e tornou-se meu Salvador.”
Assim como está escrito em Mateus capítulo 3, Jesus levou todos os pecados do mundo, incluindo todos os que cometemos até o dia em que morremos, quando Ele foi batizado no Rio Jordão. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Se Jesus nos salvasse apenas do pecado original e falasse para resolvermos o problema dos nossos pecados por nós mesmos, estaríamos em constante agonia. Mas Jesus nos libertou de todos os nossos pecados com o Seu batismo e sangue. Com o que nós temos que nos preocupar? Quando cremos no batismo de Jesus e no Seu sangue na Cruz, e agradecemos a Deus, o Espírito habita em nossos corações.
Você crê em Jesus? Crê que o Espírito habita em você? Todos os seus pecados foram passados para Jesus quando Ele levou todo o pecado do mundo com o Seu batismo. Mais tarde, Ele foi julgado por nossos pecados na Cruz, nos libertando da maldição eterna. Este é o verdadeiro evangelho.


Confissão do justo







Qual é a verdadeira
confissão do justo?





Confessar que pecam todos os dias,
mas têm fé no fato de que Jesus lavou
todos os seus pecados diários
há 2000 anos atrás.

I João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” Isto significa que um homem que decide crer no evangelho da água e do Espírito deve confessar seus pecados dizendo, “Senhor, não posso evitar o pecado durante toda a minha vida, mas sei que não posso ser salvo de todos os meus pecados através de orações de perdão. Creio que o salário do pecado é a morte e nada, exceto o batismo de Jesus e a Sua crucificação, poderia lavar todos os meus pecados. Eu confesso que pequei hoje, mas creio que Jesus já lavou o pecado que cometi hoje no Jordão há 2000 anos atrás.” Se ele orar dessa forma, o problema dos pecados na sua consciência será resolvido de uma vez.
Aqueles que já nasceram de novo só precisam confessar os seus pecados. Eles apenas confirmam que Jesus já lavou qualquer pecado que eles tenham cometido. Porque Jesus foi batizado e morreu pelos pecadores há 2000 anos atrás, não importa quão fracos eles sejam, todos os seus pecados foram completamente lavados.
O texto que nós lemos hoje é muito bom para os justos, mas, se um pecador toma esse verso e usa da forma errada, irá terminar no inferno. Todavia, esta é uma das mais mal utilizadas passagens da Bíblia. Ela tem causado há muito tempo um entendimento errado entre os Cristãos.
Há um ditado que diz que um médico inapto pode matar os seus pacientes. Quando um médico inapto tentar fazer mais do que é capaz, ele pode acabar matando os seus pacientes.
É uma regra de vida que um homem deve ser bem treinado e tornar-se experiente para realizar bem as suas tarefas. A mesma coisa acontece no mundo da fé. Aqueles que ensinam a palavra de Deus devem trazer a verdade como está escrita, com precisão e clareza, e aqueles que aprendem devem ter fé no que eles ensinam.
Se os pregadores ensinam os seus seguidores doutrinas erradas ou se os crentes aprendem a Bíblia incorretamente, isso apenas resultará em julgamento e inferno para ambos. Apenas os nascidos de novo podem ensinar corretamente sobre a Bíblia. Mesmo os bons médicos podem matar os seus pacientes, se são mal prescritos, e o mesmo acontece com o ensinar e o aprender da palavra de Deus. Ela é tão essencial como fogo em nossas vidas. Mas assim como pode acontecer um desastre quando o fogo cai nas mãos de crianças, a palavra de Deus pode trazer terríveis desastres nas mãos erradas.
Devemos discernir a diferença entre confissão dos justos e dos pecadores. I João 1:9 é para os justos. Quando um homem justo confessa os seus pecados diante do Senhor com fé, ele é liberto deles porque Jesus já lavou todos os pecados há 2000 anos atrás.
É errado para os pecadores crerem que seus pecados são lavados todas as vezes que oram por perdão. Quando alguém não é nascido de novo, seus pecados podem ser lavados apenas pela confissão?
Deus é justo. Ele enviou Seu único Filho para este mundo e Este levou os pecados do mundo através do Seu batismo e salvou a todos que crêem na água do Seu batismo e no Seu sangue na Cruz. Portanto, quando um homem justo confessa os seus pecados, Deus diz a ele que Jesus já levou todos os pecados há 2000 anos atrás. Ele confirma que não tem pecado, apesar da sua carne ainda pecar.

                                      Paul C. Jong



































Uma introdução à Geografia do Mundo Bíblico
Prof.ª Dr.ª Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva

O que é Geografia?



A Geografia (do grego geo=terra; grafia= descrição, tratado, estudo) é a Ciência que estuda a Terra na sua forma. Ou seja, estuda os acidentes físicos; o clima; as populações, as divisões políticas etc. Neste sentido, a Geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas: a Geografia Humana, a Geografia Econômica, a Geografia Física, a Geografia Política e a Geografia Histórica, dentre outras.

A Geografia Humana preocupa-se em estudar os agrupamentos humanos em suas relações com a Terra: como repartem o espaço; como se adaptam às condições naturais, como se organizam para explorar os recursos provenientes da natureza etc.

A Geografia Econômica está atenta ao estudo dos recursos econômicos - de origem vegetal, animal e mineral - presentes nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração.

A Geografia Física estuda os traços físicos das diversas regiões da terra, o que inclui o estudo do relevo, do clima, da vegetação, da fauna e da flora.

A Geografia Política estuda a influência da geografia na política, a relação entre o poder de um país e sua geografia física e humana, bem como o estudo do reparto político da terra.

A Geografia História procura reconstruir os aspectos humanos, econômicos, físicos e políticos de uma dada região do passado. É neste campo que se insere a Geografia do Mundo Bíblico ou Bíblica, que se dedica a estudar as diversas regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.

A Geografia do Mundo Bíblico

Segundo Netta Kemp de Money: "A Geografia Bíblica ocupa-se do estudo sistemático do cenário da revelação divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes".

A Geografia Bíblica, portanto, é uma disciplina muito importante, pois auxilia a todos que querem conhecer melhor a História Sagrada e o texto bíblico através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, as características físicas, os recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões citadas na Bíblia. Além disso, ela nos permite localizar e situar os relatos bíblicos no espaço em que estes ocorreram, auxiliando-nos na reconstrução dos eventos.

Assim, por exemplo, conhecendo a Geografia Bíblica, podemos compreender melhor os séculos de conquista de Canaã pelos israelitas, já que seremos capazes de identificar as características culturais e localização dos diversos povos que habitavam as diferentes regiões da Palestina no momento da chegada dos hebreus; apontar os variados acidentes físicos que dificultavam os deslocamentos; localizar, no mapa, os locais de batalhas etc.
O Mundo Bíblico:
A região que denominamos Mundo Bíblico situa-se, hoje, nas regiões conhecidas como Oriente Médio e mediterrânicas (Ver mapa do Mundo Bíblico). Podemos apontar como áreas limites do Mundo Bíblico a Península Ibérica, à ocidente, e o atual Iraque, à oriente. Os países que são encontrados hoje nestas regiões são a Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, os diversos países balcânicos, Turquia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque, Irã, Arábia Saudita e vários emirados árabes (use o mapa Mundo para localizar estas regiões e, ao mesmo tempo, verificar a distância entre estes países e o Brasil).
Principais áreas do Mundo Bíblico:
Mesopotâmia (Meso= entre; potamos=rio) - região marcada pela presença de dois grandes rios que fertilizavam a região, tornando-a propícia para a agricultura: Tigre e Eufrates. Nesta área, no decorrer da História, surgiram grandes e poderosos impérios: o Sumério, o Acádio, o Babilônico e o Persa.
Península Arábica - extensa península formada por poucas áreas férteis e muitos desertos. Ali se desenvolveu um importante reino, o de Sabá.
Egito- Situa-se no Nordeste do continente Africano. Como a mesopotâmia, tem sua fertilidade garantida pela presença do rio Nilo, que atravessa toda a região. Nesta região se organizou um grande Império, o Egípcio.
Canaã- região estratégica por seu caráter de passagem entre as diversas regiões do Mundo Bíblico. Reunia a Síria e a Palestina. Nesta área se estabeleceram diversos povos, como os filisteus, os fenícios, e os próprios hebreus.
Europa- Cenário de importantes Impérios, como o Macedônico, também conhecido como Império de Alexandre, que reuniu a Grécia, a Macedônia e o Oriente Médio, e o Romano, que a partir da cidade de Roma, situada na atual Itália, unificou as regiões mediterrânicas da Europa Ocidental e Oriental, o Norte da África e o Oriente Médio. Possui uma grande diversidade geográfica e cultural. A Europa faz-se presente na Bíblia, de forma efetiva, nos livros do Novo Testamento.
Traços físicos e elementos de paisagem:
Como podemos concluir pelo apresentado acima, era extensa a área que denominamos de Mundo Bíblico e, por isso, são muitas e variadas as características climáticas, a hidrografia, o relevo, a economia, a fauna e flora destas áreas. A seguir, utilizando o texto bíblico, vamos listar algumas destas características. Leia o texto bíblico e destaque que traços físicos ou elementos de paisagem são mencionados e, se possível, a que região ou localidade se refere:
Êxodo 25:10
Deuteronômio 32:13-14
Jó 39: 1, 5, 9, 13, 18, 20, 26, 27
Juízes 6:11
Mateus 21:18-19
Números 11: 5
Números 31:21
Ezequiel 22:18-20
Josué 3:16
Atos 27:27
II Crônicas. 3:1
Mateus 3:1
Conclusão:
O ser humano, no decorrer do tempo, para alimentar-se, vestir-se, divertir-se, enriquecer e dominar outros, está, constantemente, em contato com a natureza e com outros povos, transformando-os e interagindo com eles. Assim ocorreu com o povo de Israel e seus vizinhos e com os primeiros cristãos. Na sua vida diária, estes indivíduos agiram em e sobre um dado espaço, e esta relação constante com a geografia, no seu sentido lato, foi um elemento importante no desenrolar da história Sagrada.
Ao estudarmos a Bíblia devemos, portanto, se possível, procurar ter sempre à mão mapas e livros que nos apresentem informações sobre a geografia humana, econômica, física e política do Mundo Bíblico.

Canaã


Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área do actual Estado de Israel (inclusive as Colinas de Golã), da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte da Síria (uma faixa junto ao Mar Mediterrâneo, na parte sul do litoral da Síria) (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).

A cidade canaanita de Ugarit foi redescoberta em 1928 e muito do conhecimento moderno sobre os cananeus advém das escavações arqueológicas naquela área. Ugarit era uma cidade-estado, anteriormente vista como uma cidade fenícia pelos historiadores. Esta certeza já não existe.[1] A partir da descoberta naquelas ruínas do primeiro alfabeto que se tem notícia e da vasta literaturam de Ugarit, descobriu-se que esta era de origem cananéia e foi vassala do Egito durante longo período, apesar de ter tido influência de vários povos, principalmente mesopotâmicos. Um de seus deuses foi Baal, muito citado na Bíblia.

Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão - originário da região do actual Iraque - como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".

Segundo a Bíblia, Canaã era a terra prometida por Deus ao seu povo, desde o chamado de Abrão (ou Abraão), que habitava a cidade caldéia de Ur, no sul da Mesopotâmia. De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxodo dos hebreus, que teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.



 Etimologia

Ainda de acordo com a Bíblia, o nome Canaã é alusivo ao filho de Cã e neto de Noé, ao qual se atribui a origem dos cananeus, conforme relato de Gênesis capítulo 10. Canaã seria a duodécima geração depois de Adão: Adão > Sete > Enos > Quenã > Malalel > Jarede > Enoque > Metusalém > Lameque > Noé > Cã > Canaã

Após o Dilúvio, Cã teria se deparado com Noé embriagado, tendo visto a sua nudez em sua tenda e contado o fato a seus irmãos, em vez de cobrir o pai (Gênesis 9:22). Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cã, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos servos" (Gênesis 9:25) "e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos de seus irmãos".

Segundo uma certa linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé estaria profetizando que um dos descendentes de Sem, Abraão, iria herdar a terra dos cananeus.


Colinas de Golã
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Coordenadas: 33° 0' N, 35° 45' O
Procurar infocaixas disponíveis
Colinas de Golã, destacando



Apocalipse, A Revelação de Jesus Lição 01-CPAD – 2º Trimestre



Apocalipse, A Revelação de Jesus
Lição 01-CPAD – 2º Trimestre             Autor subsídio: Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profe­cia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” Apocalipse 1.3.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:oc 1.1-8
1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5   E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
6   E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
7   Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
8   Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Exórdio:
O que é o Apocalipse de João?
Muitos ensinadores e escritores se reportam direto, ao introduzirem este tema, a palavra Apocalipse, sem apontar para as fases do Apocalipse conforme o desenrolar do livro, não que seja um erro reportar-se desta forma as escritas, utilizando-se a etimologia e ao sentido do Livro – revelação ou visão.
Localização cronológica:
Escrito durante um período de extrema perseguição aos cristãos, que possivelmente tenha começado em Roma, em Julho de 64 dC, até junho de 68 dC.
Segundo esta vertente, o livro foi escrito antes da destruição de Jerusalém em setembro de 70 dC, e é um profecia autêntica sobre o sofrimento continuo e a perseguição dos cristãos, que tornou-se bem mais intensa e severa nos anos seguintes. Com base em declarações isoladas pelos patriarcas da igreja primitiva, alguns intérpretes datam o livro perto do final do reino de Domiciano (81-96 dC), depois de João ter fugido para Éfeso.
Locais onde João possa ter estado, em Patmos – Mar Egeu:

O Psili - praia Ammos, único na ilha por sua areia fina, sem pedras. é muito provável que João esteve quando ele viu a visão do Apocalipse 13: "Eu estava na areia do mar" (Ap 13:1, KJV).
Aqui o apóstolo João foi exilado e recebeu as visões registradas no Livro do Apocalipse (às vezes chamado O Apocalipse de São João). Galeria arqueologia Bíblica.
Devemos entender que o Apocalipse é estudado segundo as visões escatológicas, submetidas as crenças sob a duas posições:
‘Mitte’, sob pensamento da localização do Milênio no Plano final:
Posições que serão defendidas sob a questão do Milênio dentro do plano eternal escatológico:
Mitte sob pensamento da localização da Tribulação dos últimos dias [grande Tribulação] Milênio no Plano final:
Portanto duas peças são chave para os variados entendimentos das revelações apocalípticas:
1-Arrebatamento da Igreja.1 Tss.4.15-18;
2-O advento Milênio.
As Assembleias de Deus são doutrinariamente e dentro do seu catecismo – Credo –
Pré-Tribulacionista;
Pré-Milenista
Ou seja, tendo nesta área o seu mitte de entendimento dos acontecimentos das últimas coisas o Arrebatamento, antes da Grande Tribulação e do Milênio.
Melhor explicando:
1-Todos os crentes serão arrebatados antes da Grande Tribulação;
2- A Tribulação e o Milenio são períodos de 7 anos [a igreja estará, nas  bodas com  Cristo –  2 Tss.2.8;1Co.15.52.ss] e de 1.000 anos.
Sob a questão das abordagens:
-Clássica E histórica;
E a abordagem da Interpretação Dispensacionalista, que crê na questão da vida da Igreja e dos homens sob o ângulo das Dispensações.
Não discorremos sobre estes aspectos, mas acrescentamos a questão das teorias interpretatórias:
-Preterista – ou contemporâneo-histórica; ou seja, sob uma visão dos acontecimentos ocorrendo na época da escrita, ou para os que viviam á época Sec. I [incluindo 70 d.C - Jerusalém].
-Historicista;
-Futurista
-Dispensacionalistas
-Espiritualistas
-idealista – Bem versus o Mal
E eu acrescento: Literalista.
O Apocalipse que estudaremos, em parte, sob o tema majoritário:
As Sete Cartas do Apocalipse.
E sub-título, ou bandeira:
O estudo, aponta para uma interpretação revelacionista, profética, de um tempo, o século [aqui ciclo] eclesial de 7 espaços ou vivenciados da igreja em estágios, segundo a condição espiritual personificadas, na Revelação apocalíptica, que nos mostra a condição estagial, seja ao longo dos séculos (inserindo um pouco de uma parte conceitual de pensamentos) e espiritual nestes estágios, através da situação de cada Igreja, receptora de cada Carta:
1-Éfeso;
2- Esmirna;
3- Pérgamo;
4-Tiatira;
5-Sardes;
6-Filadélfia -   o Tipo a ser paradigmático para as demais igrejas.
7-Laodicéia – outro paradigma, porém contrario a posição filadelfiana;
 A Mensagem Final de Cristo à Igreja.
Neste trimestre nós estudaremos com ênfase as Revelações ditadas a cada Igreja, das sete da Ásia.
Prólogo
Ap.1.1[Bíblia Plenitude-Bíblia Aplicação Pessoal]
Local:
9. Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
Esta pequena ilha (Ap 1:9), vulcânica fica no mar Egeu, 60 km da cidade turca de Mileto.
I. As cartas às sete igrejas 1.9-3.22
O cenário: Um semelhante ao Filho do Homem 1.9-20
As 7 Cartas 2.1-3.22
Ou seja, em sua grande parte do trimestre ao prólogo do Apocalipse, e mais alguns trechos como:
O Governo do Anticristo;
A inclusão dos demais temas, em duas ou três lições é inevitável, sem os quais, o texto trimestral, não se completaria.
O Evangelho do Reino no Império do mal; que eu prefiro chamar Império parasita do mal atuante de maneira exposta e visual.
Lembramos aqui, que a Ásia referida no Apocalipse, como nas escritas lucanas e paulinas, se refere a grande maioria, do atual espaço territorial ocupado pela Turquia. .
Mesmo não sendo um erro, o Apocalipse que estudaremos não se trata apenas de uma palavra etimológica, em sua natureza.
O que estudaremos neste segundo trimestre trata-se das mensagens de Jesus Cristo, tal como, se apresenta na Ilha de Patmos, ao Apóstolo João.
Texto compilado [Curiosidades do Planeta Terra - Portugal], sobre João e o local onde recebeu a Revelação, leia o texto abaixo, compilado pelo autor:
“O mais famoso ex - morador da ilha que há quase 1.900 anos, foi exilado nesta pequena ilha grega da Àsia Menor. O famoso personagem foi condenado a morar na ilha provavelmente pelo imperador romano Domiciano, por ter falado de Deus e dado Testemunho de Jesus, que lhe revelou o que a de acontecer mandou pegar um rolo e escrever e disse eu sou o Alfa e o Ômega o Principio e o  Fim de tudo. Esse era João Apóstolo de Jesus, que lhe disse: ‘o que vês,escreve num rolo’. Esse Rolo ( ou livro ) veio a ser  epílogo do maior "best seller" de todos os tempos. Tem sido descrito por alguns como uma das obras mais incompreendidas já escrita, trata-se do último Livro do Cânon Bíblico chamado Revelação ou Apocalipse, o último livro da Bíblia. Seu escritor foi João, apóstolo de Jesus. “As Visões que João recebeu sobre o cataclismo final do mundo iníquo têm despertado o interesse de leitores ao longo dos Séculos”.
APOCALIPSE:
Trata-se de:
REVELAÇÃO de Jesus Cristo;
...as notificou a João seu servo;
-Uma Revelação de Jesus Cristo
-Da Parte de Deus
-Uma Notificação
-Com remetente identificado e autorizadas, a serem escritas:
Ap.1.19. Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;
Remetente: de: v t remeter [ʀəmə'ter] - enviar, mandar;remeter uma carta.
Adj. e s.m. e s.f. Que, ou quem remete.
O remetente é o indivíduo ou entidade que remete (envia) uma mensagem para um destinatário que o recebe;
subst. m+f. 1. pessoa que remete ou envia: o remetente da carta
1- remetente significa: Para envio, como por um meio de comunicação: mandar uma mensagem
2- remetente significa: Para envio de alguém para transmitir uma mensagem:
3- remetente significa: Para enviar um pedido ou ordem
4- remetente significa: Para transmitir uma mensagem ou mensagens:
5- remetente significa: Para fazer chegar ou ser entregue ao destinatário: enviar uma carta
- Ap.1.5. ...da parte de Jesus Cristo
...da parte daquele que é, e que era, e que há de vir
- a fiel testemunha,
- o primogênito dentre os mortos
- e o príncipe dos reis da terra.
- Àquele que nos amou,
- em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
Sob a inspiração para atuação e ação conduzida por sete espíritos de Deus.
Graça e paz seja convosco da parte [...] e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
A um Servo Especial:
João – é uma escolha para dar substancia textual e prática, pela convivência e conhecimento dos ensinos do próprio Jesus Cristo, a quem recebe a revelação e é autorizado a escrevê-las e a ainda escrever, as sete igrejas para que sejam informadas, sobre a sua situação espiritual, em relação aos acontecimentos da Iminência, e possam se prepara para receberem aquilo para que foram chamadas, a tempo de se corrigirem e receber as promessas Individuais, e locais.
E que passam, a ser sob a visão dispensacionalista, um quadro da Igreja Universal, para vivenciarem antitipicamente sob a égide da revelação uma linha de vida espiritual sob as regras e correções de trajeto e vida espiritual, necessárias, e requeridas para obterem o tão esperado e prometido galardão.
Evangelho segundo escreveu São João. 21.20-24. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
As igrejas de uma região densamente evangelizada:
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia:

Objetivo:
...para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;
Mostrar à igreja as coisas que em breve hão de acontecer.
Nesta lição nos reportaremos às Cartas encaminhadas sob ordem de Jesus Cristo, aqui se identificando a si mesmo como:
Ap.1.4. João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E da parte de Jesus Cristo
O apocalipse é:
Um livro proclamatório – profético no sentido da ação do profeta anunciar e proclamar, o que há de vir; como também o é, no sentido, ainda, da ação profética, prega o que Deus irá realizar, deslinda, ainda que tipologicamente em alguns longos trechos, como e sobre de qual maneira isto acontecerá
Um livro profético no sentido de prevê acontecimentos futuros – ação do nabi, ou navi.


Monte das Oliveiras











O Monte das Oliveiras é mencionada pela primeira vez em conexão com David 's vôo de Absalão ( II Samuel 15:30): "E Davi, subindo pela encosta do monte das Oliveiras, e chorou, enquanto ele subia." A subida foi, provavelmente, a leste da Cidade de David , perto da aldeia de Silwan . O caráter sagrado do monte é a que alude o Ezequiel (11:23): "E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade, e se pôs sobre o monte que está no lado leste da cidade ".
A designação bíblica Monte de Corrupção , ou em hebraico Har HaMashchit ( I Reis 11:7-8), deriva do ídolo culto lá, começou por King Solomon altares de construção para os deuses de sua moabita e amonitas mulheres no pico do sul ", sobre o monte que está antes (a leste de) Jerusalém "(I Reis 11:17), fora dos limites da cidade santa. Este site foi infame para a adoração de ídolos em todo o Primeiro Templo período, até rei de Judá, Josias , finalmente destruído "os altos que estavam defronte de Jerusalém, à direita de Har HaMashchit ..." ( II Reis 23:13)
Uma profecia apocalíptica no Livro de Zacarias afirma que o Senhor estará no Monte das Oliveiras e da montanha irá dividir em duas, com metade mais ao norte e metade sul deslocando (Zacarias 14:4). De acordo com o Texto Massorético , as pessoas vão fugir através deste vale recém-formado para um lugar chamado Azal (Zacarias 14:5).  Wachs israelenses geólogos e Levitte identificou o remanescente de um deslizamento de terra grande no Monte das Oliveiras diretamente adjacente a esta área. [26] Com base na evidência geográfica e linguística, Charles Simon Clermont-Ganneau , um 19 º século linguista e arqueólogo na Palestina, teorizou que o vale diretamente adjacente a este deslizamento é Azal. [27] Esta evidência acordos com a leitura LXX de Zacarias 14:5 que afirma que o vale será bloqueado até Azal. O vale se identificava (que agora é conhecido como Wady Yasul em árabe, e Etzel Nahal em hebraico) fica ao sul de Jerusalém e no Monte das Oliveiras.
sepultamento e ressurreição


 
Muitos judeus queriam ser enterrados no Monte das Oliveiras "desde a antiguidade", baseado na tradição judaica (a partir do versículo bíblico Zacarias 14:4) que quando o Messias vier, a ressurreição dos mortos vai começar lá. 



A Cidade Velha de Jerusalém com o Monte Scopus e o Monte das Oliveiras.





Cidade Velha durante o Ramadã




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...