quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Muro das Lamentações;,Mesquita Domo da Rocha;Basilica do Santo Sepulcro;lugares sagrados de Jerusalém

Os lugares mais sagrados de Jerusalém








"No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes, capturada e recapturada 44 vezes". Ela é uma das cidades mais antigas do mundo e so isso ja seria o suficiente para torna-la especial, mas ainda tem Jesus, Rei Davi, Maomé e uma penca de gente importante que viveu ou passou por la. Da para imaginar o que nos reserva um lugar como esse? Muita, muita coisa! Tanta que não cabe em um so post. Neste vou falar apenas dos três lugares mais sagrados de Jerusalém.

Basilica do Santo Sepulcro

Este é, sem duvidas, o lugar mais sagrado do mundo para os cristãos. Na verdade, o Santo Sepulcro é um negocio meio maluco. La dentro existem varias capelas diferentes e quanto mais você pergunta, menos você entende. Quando você acha que ja visitou todos os cantinhos, descobre mais uma porta para entrar. Vou ser sincera, se eu tivesse levado a sério o meu plano de rezar um Pai Nosso em cada capela, eu estaria la até agora.


Eh que inumeros grupos cristãos reivindicaram seus puxadinhos la dentro. Os mais influentes são os gregos ortodoxos, os armênios ortodoxos e os catolicos romanos. Mas, subindo a escada tem o cantinho dos copta-egipcios, mais para baixo tem uma sala para os sirios e la no telhado ficam os etiopes. E sabe quem fica com a chave? Os muçulmanos, para evitar confusão.


 Existem três lugares importantes dentro do Santo Sepulcro. Um deles fica logo na entrada: a pedra onde o corpo de Jesus foi lavado e perfumado antes de ser sepultado. Os turistas colocam suas lembrancinhas para serem benzidas em cima da pedra, Léo e eu colocamos as nossas alianças.


A direita, subindo a escada, fica o altar que foi construido no lugar exato onde teria sido fincada a cruz. Em um pequeno espaço embaixo desse altar tem um buraco, simbolizando o da cruz. As pessoas costumam entrar ali para ORAR rapidamente.


O terceiro e talvez mais importante lugar da Basilica , é a caverna em que o corpo de Jesus foi deixado (a tradição da época era enrolar os mortos em lençois e coloca-los dentro de uma caverna). Nas duas vezes que visitamos a Basilica, fomos a noite, quando ela estava praticamente vazia. Então pudemos entrar na "capelinha" construida no lugar dessa caverna e rezar em cima do que seria o tumulo de Jesus.


Eh meio surreal dizer isso, mas eu rezei sobre o tumulo de Jesus! Cabem no maximo 4 pessoas la dentro, por isso é preciso muita paciência durante o dia para enfrentar as filas enormes e conseguir entrar dois segundos. Entramos minha mãe, o Léo e eu, e deu tempo de rezar tranquilamente e ainda tirar uma foto (essa ai de cima). Confesso que foi emocionante demais!


O bacana de visitar o Santo Sepulcro tão tarde é poder assistir ao ritual de fechamento. Como eu disse, é uma familia muçulmana que abre e fecha as portas da Basilica. Momentos antes, alguns religiosos chegam e vão entrando rapidamente e então o responsavel coloca uma escada para fora e, na hora marcada, tranca essas pessoas la dentro. Depois, ele passa a escada por um buraco e vai embora. Tudo muito lindo, so que na hora eu não entendi nada. Segui o tal moço e pedi para ele me explicar. Ele me contou que a chave esta com a familia dele ha gerações e que aqueles homens que entram são representantes das varias religiões, eles moram dentro da Basilica em pequenos casebres (que eu voltei no dia seguinte para procurar).


 

Mesquita Domo da Rocha

Ela foi construida sobre um monte que é sagrado tanto para os muçulmanos quanto para os judeus, e é ai que o bicho pega. Os judeus acreditam que esse monte foi o local onde Abraão preparou-se para sacrificar o seu filho Isaac, por isso o Rei Salomão decidiu construir um templo ali, que tornou-se o lugar mais importante do mundo para os judeus. So que o profeta Maomé escolheu o mesmissimo lugar para subir aos céus. Dai ja viu, né? Virou lugar sagrado para os muçulmanos também. Quando eles consquistaram Jerusalém, no século I,  aproveitaram que os romanos tinham destruido o Templo de Salomão e construiram o Domo da Rocha bem em cima dele. Judeu nenhum digere essa historia.


Não é muito facil chegar la em cima. Os turistas não são dos mais bem vindos e os arabes dificultam um pouco a nossa entrada. Como o local é motivo de muito atrito, é preciso passar por detectores de metal, estar decentemente vestido, não pode entrar com bebidas alcoolicas nem com animais e nada de contato fisico com o sexo oposto - nem mesmo abraçar para a foto. Além disso, o horario de visitação para turistas é limitado: de 7h30 às 11h e de 13h30 às 14h30 no verão. Alguns preferem fazer o passeio com guias, mas decidimos subir sozinhos. Quer saber? Foi otimo! A cara feia é so banca que eles montam para evitar um monte de gente atrapalhando as orações deles. Fiquei com uma sensação de que aquele é um lugar tão importante pra eles, que eles preferem mantê-lo assim. Uma pena que não-muçulmanos não possam visitar o interior do Domo da Rocha.



  
Muro das Lamentações

O lugar mais sagrado para os judeus. A historia é mais ou menos assim: primeiro veio o Templo de Salomão, que foi derrubado em 586 a.C.. Depois veio um segundo templo, que foi destruido em 70 pelos romanos. O que existe hoje é so um pedaço do muro desse segundo templo, que os romanos fizeram questão de não derrubar para lembrar aos judeus que Roma passou por ali e estraçalhou com eles. Por isso se chama Muro das Lamentações.


Os judeus ficam de frente para o muro como se estivessem olhando para Deus. E o Muro é mais ou menos isso mesmo para eles. Tanto é que muitos, quando terminam suas orações, saem andando "de ré" para não dar as costas para o Muro (porque seria o mesmo que virar a cara para Deus). Homens e mulheres rezam separadamente, cada um possui um pedaço do Muro - a dos homens é muito maior, claro. E todos eles (judeus ou não) precisam cobrir a cabeça para entrar - eles emprestam os kipas.


Um habito muito comum é o de escrever seus pedidos ou agradecimentos em  um pedacinho de papel e deixa-lo no Muro, como minha mãe esta fazendo na foto acima. Também da para enviar os seus pedidos para o Twitter deles, que alguém imprime e coloca no Muro para você. Não, não é piada. Outra ferramenta MUITO legal são ascâmeras de vigilância, que te permitem acompanhar em tempo real o que esta acontecendo por la.

Precisa mais o que para te convencer que Israel é um pais moderno e preparado para o turismo?


Postado por 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...