domingo, 9 de setembro de 2012

A história do ladrão na cruz, é uma das histórias mais comoventes




O LADRÃO

A história do ladrão na cruz, é uma das histórias mais comoventes

do Novo Testamento, uma história da vida real, cheio de amor e

compaixão.

A História ensina-nos que o nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo

estando em agonia para usar sobre ele todos os pecados de toda a

humanidade, sofrimento, angústia insuportável para qualquer ser

humano se sente abandonado por seu Pai, para que Deus estava

olhando para ele como o pior pecador que já viveu. A angústia e

agonia por pecados que não cometeu, mas nós culpa, rejeição de

Deus por causa do pecado que você e eu estávamos recebendo a

Jesus sofreu em nosso lugar, mostrando real como "Deus é amor"

e "Para Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito,

para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida

eterna. "(João 3:16).

A história também nos ensina que ainda não é tarde para aceitar a

Jesus como nosso Salvador e do perdão e da vida eterna, para o

ladrão na cruz, como ele disse: "Você não teme a Deus mesmo,

sendo em a mesma condenação? Nós, na verdade, com justiça, o

castigo que os nossos atos:., Mas este tem feito nada de errado

"(Lucas 24, 40-41), estando na mesma condenação aceitaram a

Jesus como seu Salvador, Jesus pediu misericórdia e perdão, era

tão sincera que categoricamente admitiu sua culpa, e nosso

Salvador, na dor agonia e angústia, ele esqueceu todos os seus

sofrimentos e ouviu a oração de arrependimento, perdão e pedido

de ajuda. Confirmando o que ele disse uma vez: "Aquele que vem

a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37)

Nem mesmo pendurado na cruz de Jesus sofrimento vivido para si

mesmo, a cada passo que dava, cada palavra pronunciada por seus

lábios, cada gesto, a cada momento de sua vida eterna bênçãos

derramadas sobre os homens. E ainda ouviu o ladrão arrependido

morrendo ao lado dele e aceitou seu arrependimento, e deu-lhe a

esperança de perdão e vida eterna. Bendito para sempre o nosso

Deus, que vive para o bem-estar de todas as criaturas!

Mas esta história, ao invés de usado para mostrar e ensinar o amor

de nosso Salvador para morrer por nós na cruz, é muitas vezes

usado para tentar provar o falso conceito e doutrina da

imortalidade da alma e que na morte receber imediatamente a

nossa recompensa.

Vamos analisar esta história à luz da Bíblia. Deixar-se explicar e

comparar com versos versos, textos com textos, sem a adição de

nossas opiniões preconcebidas para a Bíblia. Permitindo que ela

nos ensine, pois ela é a fonte de toda a verdade e não nos

Embora a crucificação de Cristo é registrada em quatro

evangelhos, o livro de Lucas está nos dando uma melhor descrição

dos acontecimentos relativos nosso estudo. Então, vamos ler Lucas

23.

Quem era o ladrão?

O dia Jesus foi crucificado, já havia realizado um teste para

executar três pessoas: os criminosos e Barrabás. Barrabás era um

prisioneiro famoso, conhecido por todos (Mateus 27:16), que

estava na prisão com "co-motim" para o assassinato (Marcos

16:07) e sedição (Lucas 23: 19). Curiosamente, Cristo carregou a

cruz de ter Barrabás carregados, porque tomou o lugar da

crucificação, além disso, Cristo na cruz foi colocada lugar central

que estava reservado para o líder do grupo de criminosos ou

bandidos, de podemos deduzir que o ladrão na cruz foi

companheiro de Barrabás.

Estes dois indivíduos eram criminosos (Lucas 23:32), ambos os

ladrões injuriaram Ele (Mt 27:44). Mas observe o que acontece em

vv. 39-43:

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele,

dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo ea nós. Mas o outro

o repreendeu, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estão sob a

mesma condenação? Nós, na verdade com justiça, porque

recebemos o castigo que os nossos atos: mas este homem tem feito

nada de errado. E disse a Jesus, lembre-se de mim quando entrares

no teu reino. Então Jesus disse: Em verdade vos digo que hoje

estarás comigo no paraíso ".

Este verso é retirado da King James Version de 1960, e é apontado.

Mas existem muitas versões do versículo da Bíblia que apresentam

um "coma" após a palavra "dizer", outros depois da palavra

"que". Outras versões omitir a palavra "que" e colocou o "coma"

após a palavra "hoje". Se colocarmos o "vírgula" em lugares

diferentes dá a impressão de que Jesus está dizendo ao ladrão que

naquele dia estaria com ele no paraíso, mesmo que não colocou

qualquer pontuação.

Concluímos que este versículo realmente dá a impressão de que

Jesus diz ao ladrão vai estar com ele no paraíso "no mesmo dia".

Não parece ser um problema sério, já que a Bíblia não ensina em

qualquer lugar que a pessoa que está morrendo é recompensado

imediatamente, porque se assim for, o ladrão "bom" foi para o

céu naquele dia, eo mau ladrão para o inferno .

Mas, quando encontramos uma passagem ou texto que parece ser

diferente do que a Bíblia ensina de tudo, é hora de orar a Deus

para a compreensão da Sua Palavra, porque Deus é um Deus de

ordem e não de confusão, e estudar o texto à luz da toda Bíblia.

Há várias coisas que você deve compreender:

1 -. O ladrão pede a Cristo que se lembrasse dele quando Jesus

"vem no seu reino", quando Cristo não ir ao seu reino para

morrer. Jesus não veio para o seu reino por morrer, Jesus "entrou

em seu reino" Pentecostes em Atos 2:30-36.

2 -. Conceito de que o ladrão arrependido teve sobre o reino de

Cristo foi, provavelmente, o único que teve a maioria de seus

compatriotas (Lucas 4:19). Não há indicação de que ele tinha

abrigado um conceito mais claro do "reino", que eram os

discípulos de Jesus. Não devemos cometer o erro de supor que o

ladrão compreendido plenamente os ensinamentos de Jesus sobre

o Reino, mas suas palavras indicam claramente que acreditava na

ressurreição dos justos (Atos 24:15). Não importa o quão

compreensão imperfeita poderia ter sido usado no roubo da

natureza do reino de Cristo e da sua ressurreição, essa resposta

deve ser entendido à luz de seus próprios ensinamentos sobre estes

temas.

Jesus disse claramente que seu reino não era deste mundo (João

18:36), e que seu "reino" de glória seria estabelecida somente

quando ele voltou para pessoa terra.

1.       Quando o Novo Testamento foi escrito, como era o costume,

em seguida, sem pontuação, e da conjunção "que" é uma adição

que tem sido feito em várias versões, especialmente em castelhano.

Pontos ea divisão dos versículos da Bíblia e capítulos que vêm

desde a Idade Média, e foram colocados para dar facilidade para

estudar a Bíblia Sagrada. Mas as divisões de capítulos, versículos

e pontuação não são inspirados. Foram colocados pelos

tradutores, onde eles achavam que deve ser colocado. Ainda

existem muitas palavras adicionadas, em muitas Bíblias são

escritos em "itálico"

Mas há outra evidência bíblica, podemos constatar:

Onde é o Paraíso? O historiador Josefo, que nasceu no ano 37 de

nossa era nos diz que os judeus acreditavam "em um lugar entre o

céu ea terra, onde Deus ordenou as almas que morrem do bem e

do mal, até que decidiu enviá-los para o céu ou para o inferno "e

este lugar foi chamado de" paraíso ".

Óssea que o paraíso tinha duas seções: uma luz, onde estavam as

almas do bem até que a recompensa final no céu, e uma seção de

trevas para os ímpios, até o dia em que ele seria lançado no

inferno. Mas não devemos acreditar nas tradições judaica e cristã,

ou de qualquer tipo, mas apenas da palavra de Deus. Ela é a única

base da verdade. Não tradições, teorias e mandamentos humanos.

Isso é o que muitas igrejas e pessoas de hoje, tendo o que ele disse

Josefo e os judeus acreditavam, e acreditam que o céu é um lugar

onde Deus ordenou o bom eo mau, até que Cristo veio para enviar

o bem céu e inferno mal diretamente na morte.

A palavra "paraíso" ocorre três vezes na Bíblia, lemos, por isso

seria correto para estudar essas passagens e aprender o significado

bíblico do paraíso:

2Co. 12: 2-4: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos

(se no corpo não sei, Deus o sabe) foi arrebatado até ao terceiro

céu. E sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo não sei,

Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis,

as quais ele é homem proferir. "Apóstolo Paulo explica aqui ele

foi pego na visão terceiro céu, o que nos faz perguntar se há um

terceiro céu deve ter um primeiro e um segundo céu céu também,

então, onde está o céu primeiro e segundo?

Biblicamente falando, o primeiro céu é encontrado em Gênesis.

1:08: "E chamou Deus à expansão Céus. E foi a tarde ea manhã,

o dia segundo. "O primeiro céu é a atmosfera que envolve a Terra,

onde os pássaros voam e as nuvens são. O segundo céu

mencionado em Gênesis. 15:05: "E Ele o levou para fora e disse:

Olha agora para os céus e conta as estrelas, se fores capaz. E eu

disse: 'Assim será a tua descendência. "

O segundo é o céu estrelado. Mas voltando ao nosso texto, Paulo

nos diz que o terceiro céu é onde Deus está. Isso é muito

interessante, porque o paraíso, segundo a Bíblia é o lugar onde

Deus habita, o que significa que se o ladrão foi para o paraíso

naquele dia para morrer, então era no mesmo dia para a presença

de Deus!

Mas, então, perguntar: Onde está o paraíso?

Leia Rev. 02:07 "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito

diz às igrejas. Aquele que vencer, darei a comer da árvore da vida,

que está no paraíso de Deus. "O que é que está no terceiro céu?

Paraíso. O que está no paraíso de Deus? A árvore da vida. Onde

está a árvore da vida?

"E ele me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que

sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e

de cada lado do rio estava a árvore da vida, que produz doze

frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são

para a cura das nações ".

   Segundo a Bíblia, o trono de Deus está no Santo Jerusalém,

onde está o rio da água da vida ea árvore da vida. Então o paraíso

é a casa de Deus, a Cidade Santa de Jerusalém. Se o ladrão estava

com Cristo ao céu naquele dia, tanto o ladrão e Cristo (perdoem a

ênfase), eles devem ter sido nesse dia a presença de Deus. Assim,

de acordo com o céu Bíblia não é um lugar onde o intermediário

almas esperando o julgamento de Deus, mas é onde Deus vive.

Agora é impossível para o ladrão na cruz foi para o céu naquele

dia com Cristo por duas razões.

1.       O ladrão não morreu naquele dia.

Leia Mateus. 27:46: "E perto da hora nona, Jesus exclamou com

grande voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? Que é Deus, meu

Deus, por que me desamparaste? Cristo morreu cerca de três horas

da tarde, e se também ler Ju. 19:31-33: "Então os judeus, porque

era a preparação da Páscoa, para que os corpos não ficassem na

cruz no sábado (para que o sábado era um dia de alta), rogou

quebrasen Pilatos que as pernas, e eles foram levados. Vieram os

soldados e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com

ele fora crucificado. Mas quando chegaram a Jesus, e vendo que

já estava morto, não lhe quebraram as pernas. "

O que tinha a intenção de quebrar as pernas? Para não fugir.

Ficou provado historicamente que havia pessoas que duraram até

duas semanas pendurado na cruz sem morrer. Esta foi uma das

razões por que o soldado perfurou o lado de Jesus com uma lança

para ter certeza que ele estava realmente morto, como o

crucificado não morrer tão rapidamente.

Mas se os dois ladrões quebraram as pernas para que eles não

escapar, eles ainda estavam vivos. Em seguida, o ladrão foi para o

paraíso com Jesus naquele dia porque o ladrão não morreu

naquele dia.

Biblicamente o dia termina ao pôr do sol, é por essa razão que nos

versículos que lemos, os judeus pediram a Pilatos que as pernas

quebradas, porque os três corpos foi para baixo antes do

encerramento na sexta-feira.

Se Jesus morreu na sexta-feira, mas o ladrão não morreu no

mesmo dia que Jesus.

2.       Aviso março 16:1-6: "Quando ele passou o sábado, Maria

Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas

para ungi-lo ir. E muito cedo, no primeiro dia da semana, foram

ao sepulcro, o sol tinha subido. E eles disseram entre si: Quem nos

revolverá a pedra da porta do sepulcro?

Mas quando eles olharam, viram que a pedra removida, o que foi

muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem sentado

do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram

maravilhados. Mas ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a

Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitado não, aqui:. Eis

o lugar onde o puseram "

De acordo com esses versículos Jesus ressuscitou no primeiro dia

da semana ou domingo.

Agora leia Ju. 20:13-17: "E ele disse:" Mulher, por que você está

chorando? Ele disse-lhes: Levaram o meu Senhor e não sei onde o

puseram.

Quando ele disse isso, ela virou-se e viu Jesus em pé, mas não

sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que você está

chorando? ? Quem você procurar, Ela pensou que fosse o

jardineiro, ela disse: Senhor, se foste tu que o tiraste, dize-me onde

o puseste, e eu vou levá-la.

Jesus disse: Maria! Ela virou-se e disse: Raboni! (Que quer dizer

Mestre). Jesus disse: Não me toque, eu ainda não subi para meu

Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu

Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

O que esses versículos dizem? Jesus ainda não havia subido ao

Pai!

Então você não ir para o paraíso Jesus quando ele morreu na

sexta-feira.

Poderíamos perguntar, Quando Jesus foi para o Pai?

Luc ler. 24:36-45: "E assim como eles falaram, o próprio Jesus se

entre eles e disse: A paz esteja com você.

Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo

um fantasma. Mas ele disse-lhes: Por que estais perturbados, e

surja em vossos corações? Vê as minhas mãos e os meus pés, que

sou eu mesmo: apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne

nem ossos, como vedes que eu tenho.

E dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, enquanto eles

ainda alegre, não criam, e se perguntou, ele disse-lhes: Tendes

aqui alguma coisa de comer? Em seguida, deu-lhe um pedaço de

peixe assado, e um favo de mel. E ele tomou, e comeu diante deles.

E ele disse: Estas são as palavras que eu vos falei, estando ainda

convosco, que era para ser cumprido tudo o que está escrito sobre

mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

Então ele abriu suas mentes para compreenderem as Escrituras. "

A manhã de domingo Jesus ressuscitou e diz a Maria para não

tocá-lo, porque ele ainda não tinha subido ao Pai no céu, mas, a

noite de domingo mesmo aparece aos seus discípulos e lhes diz o

que palpen, ou se no mesmo dia da ressurreição, Jesus subiu ao

Pai e desceu novamente para aparecer aos seus discípulos 40 dias

último aqui.

Mas, por que Maria não podia tocar antes de subir para o Pai?

Bendito seja a palavra de Deus! Nos versículos anteriores, lemos

que Jesus diz aos discípulos que precisavam ser cumpridas "tudo"

o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos

Salmos.

Jesus é o cumprimento do Antigo Testamento eo Novo, também.

Os judeus tinham várias festas cerimoniais, dos quais três eram

extremamente importantes, que são: Páscoa, Pães Ázimos e

Primícias.

Em Êxodo 12, Êxodo 23: 14-19, diante de Deus livre o povo de

Israel, Deus ordenou o povo para sacrificar um cordeiro simboliza

a libertação da escravidão no Egito, o cordeiro pascal representa

Jesus é o Cordeiro " que foi morto antes da fundação do mundo

"Rev. 13:10; representa seu sacrifício para libertar toda a

humanidade do pecado. Pois, assim como o povo de Israel eram

escravos de Faraó, para que nós também éramos escravos de

Satanás, mas agora somos livres pelo sacrifício de Jesus. Jesus

cumpriu o simbolismo da Páscoa.

A festa dos pães ázimos, representando o corpo e  a vida sem pecado

de Cristo, já que o fermento é o que faz o pão para fermentar e

fermento é símbolo do pecado (Mateus 16:6; 8 de março: 15, Ga

5:9), e resumidos pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios. 5:7-8:

"Lançai fora, portanto, do fermento velho, para que sejais uma

nova massa, assim como estais sem fermento: para a nossa Páscoa,

Cristo, foi sacrificado por nós. Portanto, manter a festa, não com

fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas

com os ázimos da sinceridade e da verdade. "

As celebrações dos primeiros frutos, ou as colheitas, onde o povo

tinha para oferecer e levar diante de Deus, o Santuário, o melhor

da cultura, antes de usar ou tomar algo para si, deve ofrendarlo

Deus em primeiro lugar.

Os historiadores dizem que o sumo sacerdote, realizada três dias

antes do festival dos primeiros frutos, deve escolher o melhor de

todos os jardins, e, em seguida, marcar a melhor colheita daquele

jardim para cortar o dia de férias e apresentar diante de Deus. Ele

deve contar os degraus que o separavam do jardim, onde foram os

primeiros frutos para o santuário, para o dia da festa das

primícias, tinha que acordar cedo e ir para o jardim, cortar as

primeiras frutas a ser oferecidos a Deus e voltar para Santuário.

No caminho as pessoas vieram para ver e cantar louvores a Deus

por suas bênçãos e por oferecer os primeiros frutos. Mas o padre

não podia falar com ninguém e ofertas não pode ser tocada por

ninguém, exceto para os sacerdotes e chegam no momento preciso

o primeiro sacrifício da manhã foi para o sacrifício para oferecer

conjuntamente os primeiros frutos.

Em Jesus todos esses simbolismos encontrado o seu tipo e objetivo,

ele foi escolhido pelos sacerdotes, os primeiros frutos na

sexta-feira, três dias antes das férias. Sexta-feira foi sacrificado

como o cordeiro pascal, repousa no túmulo sem seu corpo ver

corrupção, ela também cumpriu Salmo 16:10 diz: "Tu não

deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo

veja a corrupção. '

Ressuscitar cedo no primeiro dia da semana, do início do dia do

festival dos primeiros frutos, pois ele é o 1Cor primícias. 15:18-19,

e como os primeiros frutos não podia ser tocado até que sejam

apresentados a Deus, no Santuário, Jesus diz a Maria para não

tocá-lo, porque ele primeiro teve os primeiros frutos comparecer

diante de Deus, cumprimento dos símbolos e significados dos três

grandes partidos: a sua vida sem pecado, Sua morte expiatória e

ressurreição. Quando apresentado ao Pai como sacrifício e oferta,

ao mesmo tempo, Pai aceita tanto sacrifício e sua oferta. Então

Jesus voltar no mesmo dia para o chão e aparece diante de seus

discípulos e diz-lhes: "Eis que eu envio a promessa de meu Pai

sobre vós ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que sejais

investidos de poder alta. "(Lc 24:49)," Toda a autoridade foi dada

a mim no céu e na terra. "(Mt 28:18). Aleluia!

Mas há uma questão que está flutuando em nossas cabeças, já

determinado através da Bíblia que é impossível para o ladrão se

foi com Jesus no paraíso naquele dia porque o ladrão não morreu

naquele dia e Jesus não ir para o paraíso quando morreu, mas,

onde estava Jesus quando ele morreu?

"Porque Davi fala a respeito dele, eu vi meu Senhor sempre diante

de mim. Porque ele está à minha mão direita, não serei abalado.

Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua gozóse: E

ainda a minha carne há de repousar em esperança, não deixar a

minha alma no inferno, nem vai dar o seu Santo veja a corrupção

"Hec.. 2:25-27.

   O que está corrompido? A carne de Jesus foi ao sepulcro sem

sua podridão corpo. Devemos esclarecer que, embora este verso diz

que Jesus foi para o inferno quando ele morreu, a palavra inferno

(outra palavra mal compreendida), de acordo com a Bíblia é a

sepultura. Pedro está citando o Salmo 16:10 aqui e nos salmos diz

Seol, o que implica que o Seol, Hades, o inferno é, todas essas

palavras significam sepultura, túmulo. (Veja comentário sobre o

homem rico e Lázaro).

Alguns exemplos: 1 Coríntios. 15:55: "Onde está, ó morte, o teu

aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória? O apóstolo Paulo está

citando Oséias 13:14

    O Seol palavra aparece 65 vezes no Antigo Testamento, é uma

expressão figurativa para expressar o lugar onde as pessoas vão

para morrer (Gênesis 37:35; 1Sam 2:6, Jó 7:9, 14:13, Salmo 49.:

14-15). Como pode-se argumentar que equivale estritamente literal

de "grave".

Em nenhuma passagem é descrito como um lugar de castigo após

a morte.

"Mas morre o homem, e desperdiça, e perecem homem, e onde ele

está?

As águas do mar eram, e agotóse do rio, secou. Então, o homem se

deita, e não se levanta. Até lá não é o céu acordará nem será

despertado de seu sono. Oh, que me daria um esconde-me à

sepultura, quiseste Eu até que a tua ira, eu ordeno prazo, e

lembre-me "Jó 14:10-13 Se este é o inferno, onde você

queimar!.;? Por que Jó queria ir para lá? Jó queria morrer e

aguardam a ressurreição dos mortos. João 5:29.

  Por tudo o que nós estudamos, devemos concluir que tomar este

versículo para apoiar a doutrina de que a morte imediatamente

receber nossa recompensa: "se nós éramos bons para o céu ou

para o inferno, se fosse ruim" não tem base bíblica . Então,

poderíamos dizer que a pontuação real deste verso é:

"Jesus disse: 'Em verdade vos digo hoje, estarás comigo no

paraíso"

Escreva para o autor deste artigo!








O dom de línguas é algo que foi introduzido na maioria das igrejas

cristãs do final dos anos 60 através das igrejas pentecostais e

evangélicas.

É um fenômeno que não conhece limites congregacional ou

denominacional. Hoje ele é praticado na maioria das igrejas da

cristandade.

O moderno ajustado para receber o "batismo do Espírito" no

Novo Testamento, principalmente sob a forma de "dom de

línguas". Na maioria dos círculos cristãos, e entre os pentecostais,

episcopais, presbiterianos, luteranos, católicos, etc, Falar em

línguas é chamado "glossolalia", a partir das palavras gregas

glossa (língua), e laleo (falar). Nestes mesmos círculos cristãos é

também chamado de "Renovação Carismática", de "carisma", um

dom da graça de Deus.

As pessoas que têm procurado o poder divino por este método

incluem ministros da maioria das denominações, estudantes

universitários, pessoas do social, política, entre outros.

Mas, se o dom de línguas, hoje, é o mesmo dom de tempo para os

discípulos?

São as línguas faladas hoje são os mesmos ou diferentes discípulos

falavam? As línguas faladas pelos discípulos eram línguas,

angelicais, ou idiomas humanos? Será que o apóstolo Paulo

línguas dos anjos?

Nós acreditamos que estas são questões legítimas que podemos e

devemos responder. Muito tem sido dito e escrito sobre o dom de

línguas, e cada pessoa pode e tem uma opinião pessoal sobre isso.

Mas devemos permitir que a Bíblia Sagrada é que realmente

explicar isso e ter a última palavra. A Bíblia é a palavra de Deus,

e, portanto, é a autoridade máxima e apenas em matéria de

doutrina. Deixe-a nos ensinar suas verdades. Aprenda a oração e

estudá-lo cuidadosamente. Comparando um texto com outro,

observando o contexto dos versos e estudar o contexto histórico da

passagem.

Então, vamos permitir que a Santa Palavra de Deus para explicar

esta questão.

Para começar o nosso estudo, leia Mateus 3: 11: "Eu vos batizo

com água, para arrependimento, mas aquele que vem depois de

mim, cujas sandálias não sou digno de levar é mais poderoso do

que eu, ele vos batizará com o Santo Espírito e fogo ".

O contexto desta passagem, é a preparação por João Batista para

a missão de Jesus.

João mostra claramente entendido e previu que seu batismo só

antecipou a obra de Jesus Cristo e seus discípulos batizados no

Espírito Santo e fuego.Los judeus conhecia bem esse termo. Davi

implorou: "Não tomar seu Santo Espírito de mim" (Sl 51:11).

Isaías disse que Israel estava "entristecido o seu Espírito Santo"

(Isaías 63:10-11) e falou do "Espírito do Senhor Deus", que

repousam sobre o Messias (cap. 61:1).

Fogo e água são dois grandes instrumentos naturais purificadores,

e é adequado para ser utilizado para representar a regeneração

cardíaca dois.

Note-se que isso acontece antes de Jesus começou o seu ministério

de 3 anos e meio.

Leia Marc 16:15-17: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai

o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo,

mas quem não crê será condenado. E estes sinais hão de

acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expulsarão

demônios, falarão novas línguas ".

Note-se que este Jesus disse pouco antes de subir ao céu, três anos

e meio após a declaração de João Batista. Isso é muito

interessante. Note também que Jesus está falando com os seus 11

discípulos (versículo 14, porque Judas cometeu suicídio).
Até agora, Jesus deu-lhes o dom de línguas, os discípulos tinham

pregado o evangelho, mas até agora só o povo de Israel tinha feito

milagres e recebeu o Espírito Santo por Jesus João 20:22: "E,

tendo dito soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo ".

Este foi um cumprimento preliminar e parcial da promessa de

Chap. 14:16-18, 16:7-15. O vazamento total foi de cerca de 50 dias

depois, no dia de Pentecostes.

Observe um detalhe interessante em Atos 1:4-5: "E, estando

juntos, Ele ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas

que esperassem a promessa do Pai, que, diz ele, é que tendes

ouvido de mim. Para João batizou com água, mas vós sereis

batizados com o Espírito Santo não muitos dias.

Jesus está se referindo aqui à profetizado por João Batista no

nosso primeiro versículo: Mateus 3:11. Agora leia os versículos

6-9: "Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram, dizendo:

Senhor, Você está restaurando o reino a Israel neste momento? E

ele disse-lhes para você saber os tempos ou as estações que o Pai

estabeleceu pelo seu próprio poder, mas você vai receber a força

do Espírito Santo sobre vós, e sereis minhas testemunhas em

Jerusalém, em toda a Judéia, em Samaria, e até aos confins da

terra. Ele havia dito estas coisas, enquanto eles olhavam, ele foi

levado para cima, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. "

O período de tempo em Marcos 16:15-17, é o mesmo em Atos

1:6-9. Oséias que isto acontece, ao mesmo tempo, onde deixa

Mark, o autor de Atos leva e de largura.

Algo a notar é a seqüência em que os discípulos estavam a ser

testemunhas de Jesus pregando o Evangelho: Jerusalém, Judéia,

Samaria e até os confins da terra.

Jesus vai derramar o Espírito Santo sobre eles para que sejam

suas testemunhas e pregar o Evangelho em todo o mundo. Note-se

que este é o mesmo que Jesus disse em Marcos 16, descrevendo o

mesmo evento.

Como já mencionado, esta promessa seria cumprida no dia de

Pentecostes.

Atos 2:1: "Quando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos".

Poderíamos nos perguntar, o que era Pentecostes? Havia três

festas anuais: a festa dos pães ázimos, na festa das Primícias, ea

Festa dos Tabernáculos (Ex. 23:14), para o qual todos os homens

ao longo de doze anos devem comparecer, ou seja, deve fazer a

viagem para o Santuário (Ex. 23:17;. Dt 16:16).

A festa de Pentecostes era a festa da colheita do trigo, também

chamado de Festa das Semanas (Êxodo 34:22), das Primícias (os

primeiros frutos,. Exo 34:22,. Nm 28:26), o colheita (Êxodo

23:16) e nos tempos do Novo Testamento, Pentecostes (Hec.2: 1).

O que significa que a cidade de Jerusalém estava cheia de pessoas

que vieram para a cidade de todas as nações debaixo do céu.

Vamos ler Atos 2:4-8 "E todos ficaram cheios do Espírito Santo e

começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes

concedia que falassem. Habitando em Jerusalém judeus, homens

piedosos de todas as nações debaixo do céu. E, quando aquele som

ocorreu, a multidão veio junto, e estava confusa, porque cada um

os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se

admiravam, dizendo: Eis que não são todos esses que falam

galileus? Como, então, ouvimos, cada um, na nossa própria língua

em que somos nascidos? "

    Aqui está um problema sério, que os discípulos sobre o Espírito

Santo foi derramado foram "galileus" (versículo 7), o que

significa que os discípulos falavam aramaico e somente neste

momento existem pessoas na cidade de Jerusalém, de toda parte o

mundo falando línguas diferentes, os devotos judeus que tinham

sido espalhados entre as nações, que muitos deles não falam o

idioma, mas em hebraico ou aramaico. Como, então, os discípulos

seria capaz de pregar o evangelho a essa multidão? A pregação do

evangelho foi prejudicada pela barreira da língua. E, como Deus

resolve o problema?, É resolvido dando aos discípulos a

capacidade de falar outros idiomas, cumprindo a promessa de

Jesus em Marcos 16.

A capacidade de falar outros idiomas foi um presente que foi dado

aos discípulos com o propósito especial que poderia trazer a

mensagem do Evangelho a todo o mundo. Para a festa de

Pentecostes havia se reunido em Jerusalém peregrinos dos quatro

pontos cardeais (vs. 9-11). Estes judeus da diáspora hebraica pode

entender o suficiente para ser capaz de usar os serviços do templo,

mas possivelmente não em posição de compreender a língua

aramaica diária dos discípulos.

Para o bem dos discípulos e os que estavam para receber a

mensagem por meio deles, o Espírito Santo lhes permitiu

proclamar o Evangelho fluente em línguas faladas pelos

peregrinos.
Este foi um grande milagre, e encontrou uma das últimas

promessas de Cristo.

Também desde que foi uma grande colheita naquele dia (Atos 2:

41), e teve efeitos globais nos anos que se seguiram. A história não

nos diz se o dom de falar em línguas era permanente, mas devemos

ter em mente que o que o Espírito o fez uma vez, é capaz de

repeti-lo quando necessário.

Note também que o Espírito Santo deu aos discípulos não só o

dom de falar em línguas, mas também a mensagem. Os discípulos

falaram movidos pela liderança direta do Espírito Santo.

Note que citou mais de 14 países e pelo menos mais de 13 línguas,

dialetos e línguas diferentes, e cada um os ouvia falar na "nossa

própria língua em que nascemos" (versículo 8). Isso não significa

que o dom de línguas foi dado para os ouvintes a entender o que

os apóstolos disseram. É verdade que Paulo mais tarde reconheceu

a existência do dom de interpretação de línguas (1 Coríntios 12:

30, 14: 13, 27), mas parece claro que no dia de Pentecostes, o

presente foi dado aos apóstolos, porque a Espírito Santo foi

derramado sobre eles.

É provável que cada orador falou em uma língua diferente, de

acordo com o grupo que estava acontecendo. Aqueles que vieram

para a reunião certamente olhou para os lados para encontrar o

grupo que falava sua própria língua. Assim, muitas

nacionalidades, simultaneamente, recebeu a mensagem.

Agora, é interessante notar que no livro de Atos mencionados dois

lugares onde o Espírito Santo foi derramado depois de Pentecostes

e foi dado o dom de línguas. Nota:

Atos 4:31: "Depois que orou, o lugar onde estavam reunidos e

todos ficaram cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de

Deus com ousadia." Por que não o dom de línguas ensinadas

aqui?

Aqueles reunidos aqui eram todos judeus, falavam a mesma

língua, estavam na cidade de Jerusalém e do Pentecostes com a

multidão de peregrinos de todo o mundo tivesse acabado. Então,

desta vez, foi necessário o dom de línguas, mas me foi dado o dom

de valor para todos os presentes, como nos é dito que todos eles

falam com ousadia (coragem, sem medo de repreensão e as

implicações que eram sujeito Pedro e João). Como tinha

acontecido no dia de Pentecostes, os discípulos foram novamente

preenchidos com o poder do Espírito. Recebeu a garantia de que

eles poderiam falar a valorizar as palavras proclamando que

foram ordenados.

Valor integral, através do poder do Espírito Santo, para o qual eles

orado, a partir de então os apóstolos anunciaram o Evangelho em

todos os momentos e em todos os lugares onde eles encontraram a

oportunidade de fazê-lo, independentemente de quaisquer ameaças

sendo trazido.

O Espírito Santo em Samaria e Cesaréia

Aviso também Atos 8:14-17: "Quando os apóstolos em Jerusalém,

ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram Pedro

e João: Quem, quando eles vêm para baixo, oraram por eles para

que recebessem o Espírito Santo; tinha ainda descido sobre

nenhum deles: somente eram batizados em nome de Jesus. Então

lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. "

Isso aconteceu na cidade de Samaria, os samaritanos falava

aramaico como os judeus e os discípulos, por isso não era

necessário dar o dom de línguas.

Mas observe a mudança que ocorre em Atos 10: 44-47:

"Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, caiu o

Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os da

circuncisão, que vieram com Pedro ficaram admirados de que

também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.

Eles ouviam falar em línguas, e magnificar a Deus.
Então Pedro, pode negar a água homem, que estes não devem ser

batizados que receberam o Espírito Santo como nós?

   Note-se que o próprio Pedro nos diz que aqui foi dado o mesmo

presente que os discípulos. Mas, por que o dom de línguas aqui?

Isso ocorreu na cidade de Cesaréia, também conhecido como o

Mar ou Cesaréia Cesaréia Marítima, esta cidade foi um porto de

grande importância do BC 22 anos, tinha uma porta de tamanho

artificial porto de Atenas, construído por Herodes , que também

templos construídos, um teatro e um anfiteatro, e dois aquedutos.

A nova cidade foi chamado Cesaréia em honra de Cesar Augusto e

do seu porto, Portus Augusti. Sua população era em sua maioria

sírios, e alguns judeus. A cidade era a capital da Palestina e

residência dos governadores romanos para dois períodos.

A cidade de Cesaréia é mencionado com freqüência neste livro de

fatos, como Filipe, o Evangelista viveu lá (8:40, 21:08). Outros

cristãos também morava lá, aparentemente durante os tempos

apostólicos existia um ativo comunidade cristã (21:16). O apóstolo

Paulo passou pela cidade várias vezes quando embarcar em sua

porta para uma viagem ao exterior (9:30) ou para descer de volta

para o porto (18:22, 21:8-16). Ele passou dois anos na prisão,

nesta cidade, e se defendeu perante Félix, Festo e Agripa King II.

Em conclusão, a cidade de Cesaréia foi de grande importância na

era apostólica e ela chegou estrangeiros de todo o mundo, que

falam línguas diferentes e, portanto, era necessário que o Senhor

Jesus Cristo, vai dar os seus discípulos com o dom de línguas para

para anunciar o Evangelho de forma eficaz.

Devemos observar que a conversão eo batismo de Cornélio marca

o início do trabalho missionário entre os gentios. Deus permitiu

que Cornélio e os que com ele para pregar o evangelho a todas as

nações, tribos, povos e línguas.

Atos 11:15-16: "E, quando comecei a falar, o Espírito Santo

desceu sobre eles, como também sobre nós no início. Então me

lembrei da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade,

batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo

". Note aqui que Pedro diz a profecia de João Batista Matt. 3:11

que Jesus batizaria com fogo e água, com o Espírito Santo para

aqueles que acreditam nele. Jesus tinha prometido que isso iria

acontecer (João 14:26)

Também a promessa específica que Pedro se refere é encontrado

em Atos. 01:05, sobre o batismo do Espírito Santo. Quando foi

dado aos discípulos achavam que só se refere a eles. Agora Pedro

viu o dom do Espírito, com uma perspectiva mais ampla, como

também seria concedido para aqueles que não eram de Israel.

O Espírito Santo em Éfeso

Agora leia Atos 19:1-6: "E aconteceu que, enquanto Apolo estava

em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores,

chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Ele disse: Você

recebeu o Espírito Santo quando você acreditou? Eles disseram:

Nós nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Então ele disse:

Em que fostes batizados então? Eles disseram: No batismo de

John. Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do

arrependimento, dizendo ao povo a acreditar no que vem depois

dele, isto é, em Cristo Jesus. Quando ouviram isso, foram

batizados em nome do Senhor Jesus.
E, tendo Paul colocou as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e

falavam em línguas e profetizavam. "

Isso aconteceu na cidade de Éfeso, como o versículo diz. 1. Que

cidade é essa?

Éfeso era uma cidade do oeste da Ásia Menor. Ele foi localizado

na junção de várias rotas comerciais do mundo grego, e na estrada

principal de Roma para o Oriente. Tornou-se importante para a

sua posição estratégica, o seu grande templo, o centro do culto da

deusa Diana (Artemis), seus famosos livros de magia, o Grammata

Éfeso (Atos 19:19), eo poder econômico de sua associação

bancária

A cidade de Éfeso era a Nova York de seu tempo. Para essas

pessoas que chegam e partem de todo o mundo. Por que era

necessário aqui também o dom de línguas.

Observe que o evangelho foi pregado pelos discípulos como Jesus

ordenou em Marcos 16:. Jerusalém, Judéia, Samaria e até os

confins da terra Os eventos do livro de Atos revelam como ela veio

para difundir o Evangelho, no ordem exata previu o Senhor.

CONDIÇÃO DE RECEBER O ESPÍRITO SANTO

O que temos discutido até agora nos leva à conclusão de que o

propósito do dom de línguas é igual ao propósito de todos os dons

de Deus, preencher uma necessidade, fornecer energia, coragem

para anunciar o Evangelho.

O dom de línguas não é evidência de ser salvo, e é o dom mais

importante. Eles são os frutos do Espírito Santo nos diz que somos

salvos.

"Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como

ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Pelos seus

frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos

abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore

ruim dá fruto ruim. Uma árvore boa não pode dar maus frutos,

nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom

fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os

conhecereis. (Mateus 7:15-20).

   Eles são o fruto produzido pelo Espírito Santo em nossas vidas

que testificam que temos Jesus em nossos corações e, portanto,

somos salvos.
A Bíblia ensina que Satanás pode falsificar os dons do Espírito

Santo:

"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino

dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos

céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não

profetizamos em teu nome, e em teu nome não expulsamos

demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? E então eu

vou declarar Eu nunca soube que você: afastar-me, você

malfeitores. (Mateus 7:21-23).

Curiosamente, Jesus declara duas classes de praticantes: aqueles

que fazem a vontade de Seu Pai, e malfeitores. Malfeitores são

cristãos como eles vêm em nome de Cristo. Malfeitores profetizar

em nome de Jesus (Espírito Santo); expulsar demônios (Espírito

Santo), e fazer muitos milagres em nome de Jesus (dons do

Espírito Santo). No entanto, quando eles eram manifestações dos

dons do Espírito Santo, mesmo naquele momento Jesus se

encontrou com eles. Então Satanás falsifica os dons do Espírito

Santo, mas você não pode fingir os frutos de um coração

arrependido e se rendeu a Jesus Cristo, o fruto de um coração

onde habita o próprio Jesus, como onde está Jesus, não há espaço

para Satanás.

Nosso Deus é um Deus prático. Ele não vai dar um presente se

você não vai atender a uma necessidade. Os dons do Espírito são

as ferramentas que o Senhor dá a cada um de seus servos para

trabalhar em favor daqueles por quem Cristo morreu. Os dons do

Espírito permitir que o ser humano para toda boa obra. "Ora, há

diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Mas a cada um é

dada a manifestação do Espírito para o bem comum "(1 Cor 12, 4,

7)..

Muitos ignoram que há uma condição de receber o Espírito Santo:

"Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao

Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco

para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode

receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis,

porque Ele habita convosco , e estará em vós.
(João 14:15-17).

"Deus, porém exaltado com a mão direita como Líder e Salvador,

para dar a Israel o arrependimento de torque e perdão dos

pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, e também o

Espírito Santo, que Deus deu para os que lhe obedecem. (Atos 5:

31-32).

A condição para receber o Espírito Santo é obedecer a Deus e

guardamos os seus mandamentos. Nós não podemos receber os

dons do Espírito Santo, quando não estamos dispostos a obedecer.

O livro de Atos conta a história de Simão, o Mago (Atos 8), que

havia sido batizado por água Philip. Quando Pedro chega à

cidade, todos os batizados foram batizados com o Espírito Santo, a

menos que Simão, o Mago. Enquanto você lê esta história em que

podemos acreditar que Pedro não fez qualquer discriminação,

porque ele pôs as mãos sobre Simão, o Mago, mas, a Bíblia diz-nos

que a verdadeira razão é que, mesmo Simão, o Mago foi batizado,

não tinha se arrependido, como o próprio Pedro diz-lhe para se

arrepender. Ele queria que os dons do Espírito Santo sem o fruto

do Espírito Santo. Assim como Satanás no céu queria ter o poder

de Deus, mas não o caráter de Deus. Em pessoas como Simão, o

mágico atende Mateus 7:21-23.

O dom de línguas não foi universal

   Essas passagens que estudamos até agora (Atos, cap. 02:04,

10:46, 19:06), são incidentes que ocorreram durante um período

de vários anos. Não há evidência bíblica de que o dom de línguas

se espalhou ou que era uma experiência universal da igreja

primitiva. Que não foi universalmente praticada pelos crentes da

igreja primitiva é evidente, as ocorrências limitadas nos períodos

mencionados no livro de Atos, e também leis específicas nas

epístolas (1 Co 12:30; Hb 2. 3. -4). Qualquer conclusão que o dom

de línguas era universal na Igreja primitiva não é suportado pelo

Livro de Atos. Também não podemos concluir que os exemplos

específicos de receber o dom de línguas envolvidos um poder

espiritual maior a experiência do crente.

Se, como alguns acreditam que, para a maioria dos cristãos, o dom

de línguas deve ser a experiência normal do cristão "cheio do

Espírito". Se esta é a realidade bíblica, então temos várias

passagens contraditórias no Novo Testamento que temos de

explicar.

Muitos cristãos tomar a passagem de Lucas 24:49: "Eis que eu

envio a promessa de meu Pai sobre vós. Ficai, porém, na cidade de

Jerusalém, até que sejais investidos de poder do alto" Para inferir

que Jesus quis dizer foi que temos de "esperar" o Espírito de vir.

Assim, os cristãos hoje permanecem em louvor, oração e adoração

em longas reuniões, até que algo acontece, algo acontece e,

geralmente, tarde da noite. Em outras palavras, o crente decide

que ele será o buscam e obter o dom de línguas. Obviamente, Jesus

ordenou aos seus discípulos para não pregar o evangelho até que

eles foram preparados pelo Espírito Santo, mas não

necessariamente por ou através do dom de línguas.

É verdade que temos de ser e de estar "cheio do Espírito Santo",

como expresso em Efésios 5:18, mas não uma palavra no contexto,

ou todo o capítulo, você pode com razão, que este versículo

significa, ou quer dizer, "Decida pesquisa, esperar, trabalhar, pelo

Espírito, e você vai falar em línguas ". Nem mesmo a sugerir que

o dom de línguas é uma experiência normal de todos os crentes.












O livro de Atos tem sido chamado de "Atos do Espírito Santo",

porque o lançamento do evangelho de Cristo a todo o mundo, é

enfatizada neste livro como a obra do Espírito Santo através de

homens e mulheres dedicados ao Senhor. Devemos esperar que

este livro, de todos os livros do Novo Testamento, nos dá uma

resposta clara para a questão de saber se temos o dom de línguas

como a experiência normal da vida cristã.

O que descobrimos é que a palavra grega "glossa" (linguagem,

língua), é usado seis vezes no livro de Atos. Dois desses textos

(Atos 2:03, 26), não faz referência ao dom de línguas, mas apenas

4 vezes nos 28 capítulos do livro de Atos é que faz referências a

este dom (Atos 2:04, 11; 10:46, 19:6).

O que é interessante é que os dois primeiros desses quatro

referências se referem ao mesmo evento, o Pentecostes. Isso

significa que, no máximo, três incidentes de línguas estão

registrados no livro que conta a história das ações da igreja

primitiva. Além disso, não existem referências ao dom de línguas

em qualquer um dos quatro Evangelhos. Mas vamos olhar um

pouco mais esta questão. No dia de Pentecostes, 3.000 pessoas

ficaram
(Atos 2:41-42). E em Atos 2: 47 pessoas são referidos outros:

“ Alabando a Dios, y teniendo favor con todo el pueblo. Y el Señor

añadía cada día a la iglesia los que habían de ser salvos.”

También en Hechos 4: 4 como 5000 conversos son mencionados.

Después de esto se declara en Hechos 6:7 : “ Y crecía la palabra

del Señor, y el numero de los discípulos se multiplicaba

grandemente en Jerusalén; también muchos de los sacerdotes

obedecían a la fe.”

¿Toda esta multitud de conversos de la iglesia primitiva recibieron

el don de lenguas como norma de la vida cristiana? Aquí la Biblia

guarda silencio. Ellos tenían el don del Espíritu Santo sobre ellos,

pero no el don de lenguas. Pero si leemos sin embargo en Hechos

4:31 : “ Cuando hubieron orado, el lugar en que estaban

congregados tembló; y todos fueron llenos del Espíritu Santo, y

hablaban denuedo la palabra de Dios.”

Lo que necesitamos hoy es más santa valentía para predicar el

evangelio de Cristo a un mundo que perece, en vez de exhibiciones

de éxtasis.
Cuando analizamos detenidamente los milagros y los eventos

extraordinarios en el libro de los Hechos, observamos que el

Espíritu Santo estaba trabajando poderosamente. Sin embargo no

se menciona la experiencia del don de lenguas. ( Hechos 3: 1-11;

6:3-8; 9:36-42; 16:25-34; etc .).

Tomemos ahora los personajes del libro de los Hechos, aparte de

Pedro y Pablo.
Estaban por ejemplo, Esteban, Judas, Agabos, Simeón, Felipe,

Silas, Timoteo, Barnabas, Lidia, Dorcas, Crispos, Apolos, Aquila,

Priscila, por mencionar algunos.
Estas personas hicieron un trabajo excepcional para el servicio del

Señor, pero no sabemos nada del don de lenguas en ninguno de

ellos.

Que excitante y sensacional hubiera sido el libro de Hechos si el

don de lenguas hubiera estado presente en cada creyente. Pero

esto, evidentemente no era el propósito de Dios.

Aparte de la evidencia presentada del libro de los Hechos, y de la

que estudiaremos en la primera epístola a los Corintios, no se

menciona nada más del don de lenguas en el Nuevo Testamento.

Esto es muy significativo.
Pero no por eso podemos minimizar la importancia del Espíritu

Santo en la vida cristiana.

LA NECESIDAD DEL ESPIRITU SANTO

   Jesus disse a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que,

se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no

reino de Deus." (João 3:5). Esta é uma referência a "nascer de

novo", como no versículo 3, e no versículo 8, esta experiência é

difícil de explicar. Esta é uma mudança milagrosa na pessoa que

confessa seus pecados e receber a Cristo como seu salvador, como

enfatizado em Efésios 2:5.

Para essas pessoas convertidas a Jesus, quando ele ascendeu ao

céu prometeu a presença permanente do Espírito Santo. João

14:26.

O propósito do Espírito Santo no crente é transmitir a realidade da

presença de Cristo, glorifica a Cristo na vida cristã, ensinar e

guiar nos caminhos da verdade. (João 16:7, 8, 13, 14).

O Espírito Santo "revela as coisas profundas de Deus" o crente (1

Coríntios. 2:10), sela o crente como posse ou propriedade de Deus

(Efésios 1:13), e representa e garante a presença de Cristo com a

sua igreja "até o fim do mundo" (Mateus 28:20;. Ju 14:21-23)

Assim, os crentes devem ser homens e mulheres possuídos pelo

Espírito (Rm 8:9). Mas em nenhuma dessas e outras referências a

obra do Espírito Santo na vida do crente encontrar a mais remota

implicação de alguma forma para o dom de línguas, Paulo

declarou especificamente que "o fruto do Espírito é: amor,

alegria, paz, paciência, bondade, , bondade, fé, mansidão,

temperança: contra estas coisas não há lei "(Gálatas 5:22-23)..

Cristãos em suas vidas que mostram esses frutos iria desfrutar de

"justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14:17).

Devemos comparar os frutos do Espírito em Gálatas 5:22-23 com

os nove dons do Espírito
1 Coríntios 12:4-10. Eu sair para o trabalho.

No Novo Testamento, há uma série de lições sobre a pessoa eo

papel do Espírito Santo, mas com poucas exceções acima

mencionadas, não há quase nada sobre o dom de línguas. Estes

primeiros cristãos estavam por todo o mundo pregando o

evangelho, eles foram testemunhas "até a morte" de e por Cristo;

hostilidade enfrentada, perseguições em todos os lugares, eles

viraram o mundo de "cabeça para baixo" (Atos 17:6), tudo isso

pelo poder do Espírito de Deus.

Mas alguns, uma pequena minoria, um número muito pequeno,

foram escolhidos por Deus para exercer o dom de línguas. Isso

enfatiza que este dom não é tão importante após o início da

pregação do evangelho.
Não apenas no livro de Atos fala dos dons do Espírito Santo,

também na Epístola aos Coríntios aborda a questão da língua, tão

útil para nosso trabalho seria rever essas passagens e, assim,

captar a verdadeira relação de línguas ao longo da Bíblia.

Primeiro desenvolver a cidade histórica de Corinthians e por isso

que Paulo escreveu esta carta:

Corinto era uma importante cidade comercial, situado no

cruzamento das rotas marítimas. Ele floresceu em que o flagelo da

libertinagem, a tal ponto que o próprio nome da cidade tornou-se

sinônimo de sensualidade. O verbo "corintianizar" significava

libertinagem desenfreada.

Quando você entender como a religião de Corinto, claramente a

graça maravilhosa de Deus que derrotou as forças do mal .





Este quadro breve histórico nos apresenta à igreja de Corinto com

sérios problemas doutrinários a que o apóstolo Paulo teve de

enfrentar, e toda a igreja tinha sido afetado por elas: "Fui

informado acerca de vós, meus irmãos, por a casa de Chloe, que

há contendas entre vós. Quero dizer, que cada um de vós diz: Eu

sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo "(1 Cor

1,. 11-12).. É neste contexto de negligência e mau uso dos dons

espirituais que Paulo fala do dom de línguas. Considere:

No capítulo 12 do Corinthians, o apóstolo Paulo começa a falar

dos dons espirituais que o Senhor tem dado para a sua igreja,

observe os dois primeiros versos:
"Eu não quero, irmãos, a respeito dos dons espirituais. Você sabe

q





Fe

Curas

Fazer Milagres

Profecia

Discernimento de espíritos

Vários tipos de línguas

Interpretação da linguagem

Pablo no da un orden, ni preferencia, ni importancia específicos.

Para él, los dones son todos iguales de importantes; y nos

especifica en los versículos 11-14 el verdadero significado de los

dones. “Pero todas estas cosas las hace uno y el mismo Espíritu,

repartiendo a cada uno en particular como él quiere. Porque así

como el cuerpo es uno, y tiene muchos miembros, pero todos los

miembros del cuerpo, siendo muchos, son un solo cuerpo, así

también es Cristo. Porque por un solo Espíritu fuimos todos

bautizados en un cuerpo, san judío o griegos, sean esclavos o

libres; ya todos se nos dio a beber de un mismo Espíritu. Además

el cuerpo no es un solo miembro, sino muchos.”

   Es evidente por estos versos, que la finalidad de los dones del

Espíritu Santo es para unir y santificar a la iglesia. Pablo

compara la diversidad de los dones impartidos por el Espíritu

Santo a los miembros del pueblo de Dios con el cuerpo humano.
Entonces en este capitulo el apóstol Pablo nos habla del don de

lenguas y no le da ninguna preferencia sobre los demás dones.
En 1 Corintios 12:3 el apóstol dice: “ Por tanto, os hago saber que

nadie que hable por el Espíritu de Dios llama anatema a Jesús; y

nadie puede llamar a Jesús Señor, sino por el Espíritu Santo.”

Las palabras en itálicas—en pneumati theou lalon—se asemejan a

las mismas palabras usadas por el apóstol en 1 Corintios 14:2;

usadas en este verso para el don de lenguas.
Parece increíble que una persona pretendiera hablar en lenguas y

llamar anatema (maldición) a Jesús, pero aparentemente esto

sucedió en Corintos, probablemente por paganos en la presencia

de un nuevo creyente bajo el disfraz de ser cristianos verdaderos y

con los dones del Espíritu.

En la iglesia de Corintos el apóstol no recomienda o magnifica el

don de lenguas en comparación con otros dones. Primeramente él

exhorta a estos cristianos a practicar la caridad, o el amor. “ Si yo

hablase en lenguas humanas y angélicas, y no tengo amor, vengo

a ser como metal que resuena, o címbalo que retiñe.”
(1 Cor. 13:1).
Estas “línguas humanas  angelicais” 

retórico, usadas para enfatizar o amor como un dom de maior

importancia que cualquier outro.
O apóstolo aqui no está afirmando ni siquiera insinuando que él

hablaba lenguas angélicas. En la última mitad del capitulo (versos

8-18), el apóstol apela a la naturaleza del amor, y hace la

siguiente comparación:

O amor nunca falha-
Las Profecías—se acabarán
Las Lenguas—cesarán
La Ciencia—acabará
Así que el primer énfasis es en la naturaleza temporal de las

lenguas, y no en su trascendencia sobre otros dones del Espíritu.

En la iglesia de Corintos evidentemente hubo un marcado énfasis

y hasta abuso del don de lenguas. Un cristiano bajo la influencia

de cualquiera de los otros dones no es menos poderoso, importante

o mas bajo a la vista de Dios, que uno donde aparezca el más

espectacular don de lenguas. Era a lo mejor el don más deseado

porque era el más “visible” a la vista de todos, y se le veía como la

marca o la prueba de que su poseedor tenía el Espíritu Santo. El

mismo énfasis se le da hoy en día. Para los cristianos de nuestra

era, el don de lenguas simboliza el bautismo visible del Espíritu

Santo. Y pobre del cristiano que aunque sea por un momento, en

su vida cristiana, no hable en lenguas. Se cree que el no hablar en

lenguas es una señal de la falta de conversión de la persona.

Vale la pena mencionar que el don de lenguas es mencionado casi

al final en las dos listas de los dones que se da en 1 Corintios

12:8-10, 28-30 . Si pudiéramos hablar de preeminencia de dones,

entonces el amor divino como don de Dios es el más importante de

todos.
El don de lenguas en el libro de Hechos fue otorgado como un

poderoso instrumento divino para y en una ocasión única de la

historia de la iglesia, y no causó confusión ni contención entre los

creyentes. Sin embargo, el don de lenguas en Corintos ciertamente

creó serios problemas en la iglesia, y algunos de esos problemas

aun permanecen en las iglesias hoy.

El don de lenguas fue en Corintos acompañado del don de

interpretación de lenguas.
( 1 Cor.12:10) . ¿Significa esto la interpretación de un idioma

extranjero? Si es así, entonces esta situación es similar a la del

Pentecostés. O, ¿esto se refiere a un idioma del Espíritu, conocido

solo por Dios, quien por consiguiente da a otro miembro de la

iglesia el don de interpretación?

En 1 Corintios 14:2, 4, 13, 19, 27 , la palabra “ desconocida” esta

omitida, no existe en el original, fue añadida por los traductores;

pero esto no resuelve el problema cuando observamos la última

parte del versículo 2: “ Porque el que habla




Moisés foi um dos homens mais importantes na história do povo de

Israel. Foi um libertador, um conquistador e um líder. Sua

história deu os elementos necessários para escrever livros, fazer

filmes, pintar quadros intermináveis ​​e até uma das esculturas

mais bonitas da história humana, o insuperável "Moisés" de

Michelangelo.
No entanto, a característica mais importante de sua vida era a sua

relação com Deus. Moisés disse ter visto a Deus face a face, como

um homem fala ao seu amigo (Êxodo 33,11). É esta relação íntima

com Deus, que nos deixou um dos eventos mais exclusivos da OT.
"Depois que Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas do

testemunho em suas mãos. Descendo a montanha, a pele do seu

rosto resplandecia por ter falado com Deus, mas Moisés não sabia

"(Êxodo 34,29)
Estar na presença de Deus transformou o rosto de Moisés, e ele

ainda não tinha notado. Estar na presença de Deus era normal em

sua vida.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!
Oito vezes nos Evangelhos e oito vezes no Apocalipse, Jesus usou

esta frase para nos lembrar que não é o suficiente para ter ouvido

falar, é preciso usá-los.
Sempre usei essa frase para realçar a importância do ensino e

para exortar seus ouvintes a conhecê-la. E havia dois

ensinamentos práticos da vida de Jesus, que eu compartilho com

vocês hoje.
As Escrituras sempre destacou a ouvir e obedecer a Palavra de

Deus. Na verdade, o grande mandamento que o povo de Israel

ainda repetido indefinidamente começa com uma exortação a

ouvir.
"Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o

Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda tua alma e com

toda sua força. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu

coração e em seus filhos, e deve falar deles quando você se senta

em sua casa e andando pelo caminho, e quando te deitares, e

quando você subir. E tu atarás por sinal na tua mão, e te serão por

testeiras entre os teus olhos as escreverás nos umbrais de tua casa

e nas tuas portas "
(Deuteronômio 6,4-9)
Neemias e seus homens foram elogiados porque "estavam atentos

ao Livro da Lei" (Neemias 8.3)
Para Jesus, passar tempo com a Palavra era tão importante

quanto passar tempo em oração.
Obviamente Jesus fez. Ele deliberadamente tentou passar algum

tempo a sós com Deus regularmente tempo com Deus, orando e

ouvindo.
1,35 Marcos diz de Jesus: "Muito cedo na manhã, enquanto ainda

estava escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava."
5,15-16 Lucas acrescenta: "A sua fama espalhou-se mais e mais, e

grandes multidões se reuniram para ouvi-lo e serem curadas de

suas doenças. Mas Jesus se retirava para lugares solitários para

orar ".
Se Jesus, o Filho de Deus, o Salvador sem pecado do mundo,

pensei que valia a pena um olhar para um momento especial para

estar a sós com Deus, não seria sábio ser para nós a fazer o

mesmo?
Não apenas passou o tempo orando a Deus, mas, como mencionei

antes, investiu tempo na leitura da Palavra de Deus.
No meio da tentação de Jesus resistiu memória repetindo a

Palavra de Deus. Jesus não apenas ler as Escrituras, mas

memorizado. Toda tentação, nosso Salvador respondeu início com

a mesma frase: "Está escrito."
Quando na sinagoga de Nazaré deu a rola para ler, Jesus colocou

a passagem que eu queria ler, ler e até mesmo jogado, ele disse:

"Hoje, esta escritura foi cumprida."
Assim, vemos que Jesus tinha dois hábitos saudáveis: (1) oração e

(2) a leitura da Bíblia.
Se o nosso objetivo é ser mais como Jesus, temos um tempo

regular para falar com Deus e ouvir a Sua Palavra.
Então o que estamos falando? O devocional diária habitual? Não.

Nós estamos falando de algo muito mais importante.
Um tempo regular e lugar para seu encontro com Deus
Na universidade onde estudava em os EUA, tinha um lugar

isolado, onde você viu um rio que flui muito abaixo daquele lugar.

Na distância, a cidade, mostrando a sua beleza, mas não o ruído

ou diminuir. Um lugar cercada por árvores, plantas, esquilos,

pássaros das mais variadas cores e músicas. A pérgula. Uma

tabela. Um assento. E, especialmente, o silêncio mais profundo. Só

se pode ouvir o assobio do vento através das folhas. Muitas vezes

passei minhas tardes lá. Muitas vezes, a estudar para um exame.

Às vezes, a leitura de um livro para meus estudos. Muitas vezes

orar e estar a sós com Deus. Para falar com ele e ouvir sua voz.
Como muito tempo se passou, irmão, uma vez que ele deu uma

parte de seu tempo, não diluído e sem interrupção, para Deus,

para ouvir a Sua voz?
Escolha um tempo e um lugar para Deus e separá-lo. Não

necessita de ser um momento especial. Para muitos, será uma

manhã muito cedo. Para outros, será à noite, depois de um dia

atarefado. Para outros, será um outro tempo. Encontre o tempo e

lugar apropriados e reserve para o Senhor. Gastar todo o tempo

que quiser. Dar mais importância à qualidade do que à

quantidade. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para

você dizer o que quer dizer e que Deus diz o que você quer dizer.
Isso leva ao segundo Tempo de ação. Com a Palavra.
Deus nos fala através da Palavra. O primeiro passo para ler a

Bíblia é pedir a Deus que nos ilumine para compreender

plenamente e pessoalmente.
Antes de ler a Bíblia, orar. Fique longe das Escrituras que

procuram suas próprias idéias ou para verificar as suas próprias

teorias, buscando Deus. Leia a Bíblia com oração. Também lê-lo

com cuidado. Orar, ler a Bíblia. Muitas vezes os salmos podem nos

ajudar em nossa adoração e culto pessoal.
Salmo 1:1-2 diz: "Bem-aventurado o homem ... que a lei do

Senhor é o seu prazer e na sua lei medita de dia e de noite."
Não é simplesmente ler a Bíblia, é prazer.
Provérbios 2:4-5 diz: "Se você procurar gosto de prata e

examiná-lo como um tesouro, então você vai entender o temor do

Senhor e acharás o conhecimento de Deus."
Não é necessário ler cada vez dez capítulos. É mais importante que

você faça o que o homem abençoado do Salmo 1: "Medite sobre o

que você leu. Apesar de pouca leitura. Passa muito tempo na

meditação da Palavra de Deus. "
Valorize cada idéia, cada conceito, cada comando, cada

ensinamento. Mantenha-os em seu coração. Anotá-las em um

caderno e revê-los novamente nos dias seguintes. Certifique-se

ficar no seu coração. Refletir sobre eles várias vezes.
Billy Graham disse de seu pai:
"Nunca foi um homem de letras, mas tinha o hábito de começar o

dia cedo e profunda em oração e leitura da Palavra de Deus.

Quando ele morreu, depois de uma longa vida, Deus tornou-se

uma biblioteca itinerante Bíblia. Suas palavras derramado

sabedoria. "
Quando nos comunicamos com Deus através da oração e da

leitura da Bíblia, é imperativo que nós temos um coração escuta.
Se você quer ser como Jesus, deixe Deus tomar conta de você.

Passe o tempo ouvindo até que você receba sua lição para o dia.

Em seguida, aplique.
CS Lewis disse:
"No momento em que você se levanta todas as manhãs, os seus

desejos e esperanças para que esse dia virá em massa como

animais selvagens. A primeira tarefa a cada manhã é para

empurrar para trás, ao ouvir que outra voz, tomando aquele ponto

de vista do outro, deixando que outra vida, maior, mais forte, mais

silencioso, o fluxo e entre »
Quando você vai ao encontro de Deus não deixe que as ansiedades

da vida invadir você. Entregue seus fardos para Deus, confia nele,

e ele o fará.
Além disso, dá-lhe a ele que seus pensamentos e sonhos ao pôr do

sol. Quando o dia terminou e buscai a sua face e deixa conduzir

serenamente através dos braços de Deus. Repousa literalmente

nele. Naquele dia, suas últimas palavras são para ele.
Não precisa ser nada de concreto, nem longa nem teológico. Basta

dizer-lhe que você o ama e você ter a certeza, como um bebê nos

braços de sua mãe.
Deixe Deus te amo
Todos os que são pais sabem como é bom estar com os filhos.

Brincar com eles. Desenvolver um relacionamento. Quando

chegamos em casa depois de um longo dia, é reconfortante ver

como nós amamos os nossos filhos recebem. Eles querem brincar

com a gente. Eles querem que o mimo, o carinho e dizer o quanto

os amamos. Eles querem desfrutar do amor que lhes damos.
Alguma vez você já pensou que Deus quer que façamos o mesmo?

Você pode dizer: "Ele nunca me disse essas coisas." Não? Desde

que você disse-los. Por que não repetir?
Deus já nos disse:
"Com amor eterno eu te amei, por isso que eu tirei você

misericórdia" (Jeremias 31.3)
No NT acrescenta:
"Tenho certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus,

nem a vida, nem a morte, nem os anjos, nem espíritos, nem coisas

presentes, nem o futuro, nem os poderes do céu, inferno, nem a

nada criado por Deus. Nada, absolutamente nada, pode nos

separar do amor que Deus nos tem mostrado, por nosso Senhor

Jesus Cristo "(Romanos 8,38-39)
Um tesouro escondido há séculos em Sofonias 3,17 nos diz:
"O Senhor está no meio de ti, poderoso para te salvar; se alegra

em ti com alegria resto, no seu amor, ele se deleitará em ti com

júbilo"
Vamos ler novamente:
"O Senhor está no meio de ti, poderoso para te salvar; se alegra

em ti com alegria resto, no seu amor, ele se deleitará em ti com

júbilo"
Que personifica a voz ativa aqui? Quero dizer, quem executa a

ação? Quem é o receptor da ação?
Dito de outra forma,
Quem faz a poupança? DEUS
Quem é a pessoa que vai me regozijo sobre você? DEUS
Quem no seu amor? DEUS
Quem vai me regozijo sobre você com cânticos? DEUS
Nós tendemos a pensar que somos os cantores e que é Deus quem

cantar. Na maioria dos casos sim, mas, obviamente, há momentos

em que não é, mas é Deus quem canta alegria para nós. Às vezes,

Deus nos quer ficar quieto e ainda regozijar-se sobre nós e nos

amar com o amor eterno e indestrutível que tem para dar.
O que nós não merecemos? Se é verdade. Nem Judas merecia

Jesus lavar seus pés minutos antes de perceber sua traição, mas ele

fez. Nem Pedro merecia fazer café da manhã, depois de ter negado

três vezes, mas ele fez.
Lembre-se então:
• Um tempo e lugar especialmente separado para Deus
• Uma Bíblia aberta no nosso colo
• Um coração aberto para ouvir a voz de Deus e vamos nos amar




















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...