MENSAGENS PARA REFLETIR: Adolescentes ; Enfrentando Tempestades da Vida,Se Você Recebesse um E-Mail de Deus, Poderia Ser Assim:Pegadas na Areia

 

 

  

Martin Luther King

I Have a Dream

Eu Tenho Um Sonho 

Martin Luther King, Jr. 

28 de agosto de 1963 Washington, D.C.

Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração de Independência, estavam assinando uma nota promissória de que todo norte americano seria herdeiro. Esta nota foi a promessa de que todos os homens, sim, homens negros assim como homens brancos, teriam garantidos os inalienáveis direitos à vida, liberdade e busca de felicidade.

Mas existe algo que preciso dizer à minha gente, que se encontra no cálido limiar que leva ao templo da Justiça. No processo de consecução de nosso legítimo lugar, precisamos não ser culpados de atos errados. Não procuremos satisfazer a nossa sede de liberdade bebendo na taça da amargura e do ódio. Precisamos conduzir nossa luta, para sempre, no alto plano da dignidade e da disciplina. Precisamos não permitir que nosso protesto criativo gere violência físicas. Muitas vezes, precisamos elevar-nos às majestosas alturas do encontro da força física com a força da alma; e a maravilhosa e nova combatividade que engolfou a comunidade negra não deve levar-nos à desconfiança de todas as pessoas brancas. Isto porque muitos de nossos irmãos brancos, como está evidenciado em sua presença hoje aqui, vieram a compreender que seu destino está ligado a nosso destino. E vieram a compreender que sua liberdade está inextricavelmente unida a nossa liberdade. Não podemos caminhar sozinhos. E quando caminhamos, precisamos assumir o compromisso de que sempre iremos adiante. Não podemos voltar.

Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado no sonho norte americano.

Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".

Eu tenho um sonho de que, um dia, nas rubras colinas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo o estado de Mississipi, um estado sufocado pelo calor da injustiça, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter.

Quando deixarmos soar a liberdade, quando a deixarmos soar em cada povoação e em cada lugarejo, em cada estado e em cada cidade, poderemos acelerar o advento daquele dia em que todos os filhos de Deus, homens negros e homens brancos, judeus e cristãos, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar com as palavras do antigo spiritual negro: " Livres, enfim. Livres, enfim. Agradecemos a Deus, todo poderoso, somos livres, enfim.”

Postado por Osiel Varela às segunda-feira, janeiro 21, 2013 Nenhum comentário:   Links para esta postagem 

 

    Quando   você vê seu coração fraco na relutância dos mal-intencionados, quando sua ambição se limita a querer o que todo mundo quer, quando você se tornar um prisioneiro de outros, que dizem, revelam e não admitem outro guarda a pureza da sua própria consciência.

Se sua alma está ligada a um indomável corpo, se seu coração está imerso em uma sensibilidade exacerbada, se a sua inteligência é obscurecida pelas paixões incontroláveis, se você é prisioneiro de si mesmo, por não saber como combater essa "droga" que mata você; você e aqueles que te amam ... Lute com eles para tornar um escravo perfeito e possuir o seu próprio destino.
Não deixe que a roda de sua vida não vai dirigir qualquer coisa que lhe deu por natureza.
Se os seus limites são o resultado de suas repulsas, se o todo não é porque ela é compartilhada; Se você é vazio porque eram demasiado cheio de si mesmo, se você é prisioneiro de seu egoísmo:
Gritos nas paredes de sua vida, suas fronteiras Curse, Quebre suas correntes, abraçar o mundo que foi entregue com as mãos liberadas, e solicita ao amor que não deixa você pescoço.
Você nasceu para ser livre!
Quando a liberdade se for, o homem perde a sua razão de ser.
Te, o seu próprio assassino. Não mate com a conduta absurda o dom que lhe deu ao nascer.
O maior mal da humanidade ameaça não é a bomba atômica, não a guerra ... são as doenças que nós mesmos, quando enviciamos nossos corpos e esquecemos que ele é o nosso santuário.
Sem desculpas baratas e banais, que as circunstâncias ao seu redor levaram-lhe que você é e fazer ... porque ninguém o obriga a destruir a si mesmo, você só tem que dizer Não.
Não decidir por mim, eu levar o meu destino não fazer o que tudo que eu sei o que quero estúpido para não seguir a moda, eu sou o meu modelo.
NO e não a tudo que me faz um covarde, uma sombra.
NÃO trancá-lo nesse círculo vicioso que faz você ir para baixo, para destruí-lo.
Prick cada dia de esperança, alegria inalaram ar, vontade de pacotes, copos de bebidas cheias de otimismo, que fazem você ser que seria maravilhoso se todos nós temos dentro.
Quebre suas correntes.

                  

Quando se sentir mal ...






Não desista da esperança.
A esperança dá força
proceder,
quando você se sente
e nada importa.
Nunca pare de acreditar em Deus.

Enquanto você pensa
pode fazê-lo,
ter uma razão
tentar.
Não deixe que ninguém
segure a sua felicidade
em suas mãos;
prendê-lo em seu próprio país
de modo a que sempre
está perto de você.

Não espere que ele
  quer vir para você.
Buscá-Lo com toda a tua alma,
sabendo que a vida
Eu acho
a meio caminho.
Não pense que você
está perdido quando
seus planos e sonhos
não
satisfazem os seus desejos.

Sempre que
aprender alguma coisa
nova sobre você ou
sobre a vida,
têm avançado.
Não fazer nada
para diminuir
seu auto-respeito.

Estar satisfeito cosigo
  mesmo é essencial


Nunca se esqueça
para rir ou deixar
orgulho impede-o de chorar.
Quando rir e chorar
é quando vivemos ao máximo.
-Autor Desconhecido

 

 

 

 

 

 

 

 

  Adolescentes 

 

 O que a Bíblia diz sobre os adolescentes?



Durante a juventude é uma altura para desenvolver uma relação com Deus. A Bíblia diz em
Eclesiastes 12:1 “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles.”

Deus se interessa mais na boa vontade de que na idade. A Bíblia diz em 1
Samuel 2:18 “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino, vestido de um éfode de linho.”

Que pede
Deus das crianças? A Bíblia diz em Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.”

Um dos mandamentos de Deus é que os filhos honrem e respeitem os seus pais. A Bíblia diz em Êxodo 20:12 “Honra a teu
pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Até quando devem os filhos respeitar os pais? A Bíblia diz em
Provérbios 23:22 “Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer.”

Boa disciplina é um sinal do
amor que os pais têm pelos filhos. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”

Os jovens podem ser bons exemplos de Jesus. A Bíblia diz em 1
Timóteo 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”

Os filhos devem aprender com os seus pais. A Bíblia diz em Provérbios 1:8 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.”


Viver uma vida imprudente desonra os pais. A Bíblia diz em Provérbios 28:7 “O que guarda a
lei é filho sábio; mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai.”

É errado aproveitar-se dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 28:24 “O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Isso não é transgressão; esse é companheiro do destruidor.”


Os jovens devem ter cuidar na escolha de amigos. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a
paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.”


BibleInfo.com

P.O. Box 19039, Spokane, WA 99219
Bibleinfo.com Phone Line: 1-800-97-BIBLE

 

 

 

 

 

 

Enfrentando Tempestades da Vida



Escrito por Pr. Evanildo Ferreira da Silva
Enfrentar as tempestades da vida constitui uma das maiores e mais fascinantes experiências da vida cristã. Essas Tempestades podem surgir de diversas formas e, geralmente, se mostram aterrorizantes. Os que já passaram por algum tipo de tempestade sabem o que ela é capaz de provocar. Foi o que aconteceu com os discípulos de Jesus enquanto o barco em que navegavam começou a naufragar. O desespero parece ter tomado conta de todos. Vejamos como o evangelista Lucas narrou esse episódio.
“E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra banda do lago. E partiram.E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e o barco enchia-se de água, estando eles em perigo.E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre,Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia”. (LUCAS 8:22-26).
O que podemos aprender com as tempestades da vida, tomando como referência essa experiência vivida por Jesus e os seus discípulos?

1. As tempestades da vida geralmente surgem inesperadamente.

Certamente não estava na previsão do tempo aquela tempestade. Se eles pelo menos imaginassem que aquela travessia representava algum tipo de perigo, teriam aguardado para o dia seguinte. Aprendemos que as tempestades nem sempre são previsíveis. Nas tempestades da vida geralmente somos apanhados de surpresa. São enfermidades inesperadas, desemprego, problemas conjugais, acidentes, mortes, conflitos, etc. É preciso aprender a lidar com estes fenômenos inesperados, a fim de não desfalecermos quando eles aparecerem.

2. As tempestades da vida têm uma forte tendência de nos levar ao desespero.

Os discípulos de Jejus ficaram apavorados quando se viram no meio daquela tempestade. Quando perceberam que o barco estava a encher-se de água, gritaram desesperadamente: “Mestre, Mestre, estamos perecendo”. Nas tempestades da vida nossa primeira reação é a do desespero, talvez até em função do nosso instinto de sobrevivência. Mas é importante sabermos que o desespero não a melhor saída.Ao contrário, o desespero poderá tornar a situação ainda mais difícil. Aquietar o coração e buscar uma saída em oração será sempre a melhor alternativa.

3. As tempestades da vida nos fornecem a oportunidade de exercitarmos a nossa fé.

Diante do desespero dos discípulos, Jesus os repreende: “Onde está a vossa fé?”. O que podemos encontrar por trás dessas palavras de Jesus? Poderia se dizer:A vós não é o bastante saberem que eu estou no mesmo barco que vocês? Por que não creram na suficiência da minha presença? Nas tempestades da vida poderemos cair na mesma cilada da incredulidade. É preciso confiar na suficiência do poder e da presença de Jesus no barco da nossa vida, sabendo que mesmo que o barco naufrague, Jesus é poderoso para trazê-lo de volta. É preciso crermos que se estamos navegando com o Senhor da Vida, nada será capaz de nos remover de suas mãos. Devemos lembrar as palavras do salmista Davi: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, o meu coração não temeria, porque tu estás comigo”.

4. As tempestades da vida nos equipam e nos fortalecem para enfrentarmos ventos ainda mais fortes.

Ao vencerem aquela tempestade, os discípulos prosseguiram a viagem para a terra dos gadarenos, onde os aguardavam desafios ainda maiores. Quando uma tempestade nos atinge, normalmente saímos dela mais fortes, mais experientes, e mais equipados para seguirmos em frente e enfrentarmos novos temporais. Não permitamos que as tempestades da vida nos abatam e paralisem o nosso caminhar. Lembremos que o Senhor da vida está conosco e nunca, jamais, nos deixará.

“Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia. E vocês, portadores de nobres inteligências, que fazem com suas perdas?” (CURY,2005).
                                                                                    

Se Você Recebesse um E-Mail de Deus, 
Poderia Ser Assim:

    Oi, como você acordou está manhã ? Eu vi e esperei, pensando que você falaria comigo, mesmo que fosse apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre alguma coisa ou mesmo me agradecendo por algo bom que aconteceu em sua vida ontem. Mas eu notei que você estava muito ocupado, tentando encontrar uma roupa que ficasse boa em você para ir para o trabalho. Então, eu esperei outra vez.

    Quando você correu pela casa, de um lado pro outro, já pronto, eu sabia. Eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você parar e dizer alo, mas você estava realmente muito ocupado. Mas, por um momento, você pensou que tinha que esperar 15 minutos; e gastou este tempo apenas em uma cadeira, fazendo nada. Estava apenas sentado.

    Então eu vi você se mexer, rapidamente, olhando para seus pés que se movimentavam, e eu pensei que você falaria comigo. Mas você correu para o telefone e ligou para um amigo seu para contar as ultimas fofocas.

    Eu vi você quando você foi para o trabalho, e eu esperei, pacientemente, o dia inteiro. Com todas as suas atividades, Eu achei que você estaria realmente muito ocupado para dizer-me alguma coisa.

    Eu notei que antes do almoço, você olhou ao seu redor, talvez você se sentiu sem jeito ou com vergonha de falar comigo. Isto é porque você não inclinou sua cabeça ? Você procurou observar 3 ou 4 mesas e notou alguns de seus amigos falando comigo, brevemente, antes deles começarem a comer. Mas você não falou comigo.

    Tudo bem ! Ainda existe mais tempo, que sobrará hoje, e eu tenho esperança que você irá falar comigo ainda. Mas você foi para casa e parecia que tinha muitas e muitas coisas para fazer ainda hoje. Depois de você ter terminado algumas delas, você ligou a televisão, mas apenas por estar assistindo, você gastou muito do seu tempo, quase todo seu tempo em frente da TV não pensando em nada mais, apenas curtindo o programa. Eu esperei, pacientemente outra vez, enquanto você estava assistindo TV e comeu a sua comida, mais uma vez você não falou comigo!

    Hora de ir para a cama, hora de dormir... Eu acho que você disse boa noite para a sua familia, pulou na cama, caiu no sono e dormiu rapidamente. Tudo bem, O.K., porque talvez você não sabia que eu sempre estou lá com você, sempre do seu lado.

    Eu tenho muita paciência; muito mais do que você pode imaginar. Eu mesmo que lhe ensinei como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom.

    Eu amo tanto você que eu espero todos os dias, eu espero por um sinal seu, um simples inclinar de cabeça, uma oração, um pensamento ou um agradecimento por parte do seu coração. Sabe, é muito difícil, em uma conversa, só existir um lado, só um conversa. Bom, você vai se levantar outra vez para um novo dia, e mais uma vez, e mais outra vez e outra vez, e serão muitas vezes ainda que eu estarei lá talvez esperando por nada, mas com muito AMOR para você, esperando que hoje você possa me dar alguma atenção, um pouco da sua atenção.

    Tenha um bom dia !

    Seu sempre amigo,
 


Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram
deixados dois pares de pegadas na areia;
um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou
diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos
mais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
então ao Senhor:

"- Senhor, Tu me dissestes que, uma vez
que resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho mas, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas que mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes."

O Senhor respondeu:

"- Meu precioso filho. Eu te amo e
jamais te deixaria nas horas da tua prova
e do teu sofrimento.

Quando vistes na areia, apenas um par
de pegadas, foi exatamente aí, que EU,
nos braços... Te carreguei."
  

                               
Texto bíblico: 2 Reis 4.1-7

Existem momentos que não conseguimos enxergar uma saída, lutamos bravamente sem, contudo, sair do lugar. Todo o empenho parece ser inútil e por fim o cansaço e o desânimo nos abraça e desistimos.

Desistimos de tentar, de lutar, de crer. O fim surge eminente como o pôr-do-sol em um dia frio. A noite escura nos lembra de todo fracasso. Não há mais nada.

O que você tem em casa? Pergunta o profeta.
Nada. Essa foi a resposta que uma viúva teve quando seus filhos iam ser levados como escravos por causa de uma dívida. Nada era tudo o que ela via.

Ver o nada é o precedente do desespero.
O que você tem? Nada mais?
Tire os seus olhos do natural, olhe através de Cristo. Ele é o que você precisa, Ele é o Grande Eu Sou.

Se o mar da dúvida impede você de prosseguir Ele é o barco e que carrega você.

Se a enfermidade faz sua noite ser eterna, Ele é o Sol da Justiça que brilha para você.

Se o fardo está pesado demais, Ele troca de fardo com você e o dele só tem paz. Se você tem fome, Ele é o Pão da Vida.

Se você está perdido Ele é O Caminho que leva você à Verdade e revela a Vida. Tudo o que você precisa está Nele, Ele é O Principio o Meio e o Fim.

Aquela mulher tirou os olhos das circunstâncias e enxergou um pouco de azeite. Ela enxergou o princípio para a abundância de vida. Quem tem um pouco de azeite tem a essência do Espírito de Deus.

Se você não vê mais nada, olhe novamente, Jesus nunca saiu de perto de você. Ele é tudo o que você precisa para dar certo. Não desista! Pegue esse Azeite e multiplique-o.

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos”. (Mateus 28.20.)








 Como entender a vida? Como compreender a morte?



O que fazer quando o tudo dá lugar ao nada?

Como caminhar se não há mais chão? Parar, chorar e desistir de tudo é a melhor saída?

Conheço uma história capaz de responder a essas perguntas. Havia um homem ousado, confiante e muito corajoso. Ele acreditava na Vida e fazia a diferença por onde passava. Até que depois de uma grande conquista acabou vítima de algumas circunstâncias. Sentiu medo, frustração e até vontade de morrer. Aquela figura forte já não existia mais.

O homem não queria ver ninguém e por isso se isolou. Num canto deserto apenas dormia e se lamentava. Até que veio Alguém e lhe deu um sábio conselho: “Levanta-te e coma”. Essa frase pode até parecer boba ou sem sentido para muitos, porém trata-se de uma receita poderosa capaz de curar muitas dores.

Levanta-te: Há tempo para todas as coisas, inclusive para o lamento. Mas não podemos chorar a vida inteira, mesmo que haja motivos para isso. Não prolongue a dor se isolando. Não é dormindo que os dias vão passar mais rápido. Mesmo que o seu mundo e tudo o que fazia parte dele tenham desabado, coloque-se de pé imediatamente.

Coma: Muitos até se despertam, mas acabam dormindo novamente. E o motivo é um só: fraqueza. Para permanecer em pé é preciso comer. Alimente o seu coração com aquilo que é saudável e verdadeiramente capaz de nutrir a sua alma. Coma a palavra de esperança, de perdão e de amor. Você precisa estar forte novamente!

Então, se você está agora sentindo a dor da perda, da decepção, do medo e de tantos outros sentimentos que provocaram em você feridas, é hora de acordar. Levante-se para vida, coma e ande, porque o seu caminho ainda é muito longo.











    "A Verdade vos Libertará"
    (João 8:32)

O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: "Que é a verdade?" (João 18:38).
 O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?

 Ensinamento de Jesus. Em João 8:32, ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Considere as implicações desta afirmação.
"A Verdade"

Os homens podem ficar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco. Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade". Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno! A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.

Outros que escreveram o Novo Testamento fizeram similares afirmações sobre a palavra de Deus, achada nas Escrituras. Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).

Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza.

Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam. Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada o que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras. Aproximadamente três mil anos atrás o escritor de Salmos disse: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89).
"Conhecereis . . ."

Jesus não mostra a "verdade" como um objetivo ilusório e inatingível. Ele diz: "Conhecereis a verdade". Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11). Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:21-22). Ainda hoje é verdade que a "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105).

As pessoas que escreveram o Novo Testamento confidentemente declaram que é possível saber a verdade. Em Hebreus 10:26, o escritor fala das pessoas que tinham "recebido o pleno conhecimento da verdade". João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade (1 João 2:21). Paulo condenou aqueles que estão "sempre aprendendo mas que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7). Por que receberam tão severa crítica? Porque eles fracassaram em aprender a verdade, resistindo assim a palavra de Deus. Eles não compreenderam a verdade porque assim não a quiseram (veja 2 Timóteo 3:8). Nós podemos saber a verdade.
". . . Vos Libertará"

Isto pode nos fazer pensar, talvéz até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de conhecermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste trecho. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará".

A liberdade é valorizada universalmente. Inúmeras pessoas têm sacrificado suas vidas esforçando-se para assegurarem sua própria liberdade política ou de outrem também. Verdadeiramente em todas as nações do mundo, o encarceramento é considerado como uma severa punição para aqueles que violam a lei. Tão valiosa quanto a liberdade pessoal e política, também é aquela que Jesus nos fala em João 8:32. Só que esta liberdade é até mais significativa. Nossos pecados nos levam a conseqüências de vínculos espirituais e mortais -- eterna separação de Deus. Jesus se ofereceu para nos libertar das conseqüências da nossa própria rebelião contra Deus!

Paulo nos lembrou deste benefício do evangelho em Romanos 1:16 ". . .é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego". Deus escolheu o uso de sua palavra, que é a verdadeira mensagem da Bíblia, para salvar-nos de nossos pecados.

Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22). Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina: "Porque o coração deste povo está  endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:15).

Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la. Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está  a verdade" (1 João 2:3-4).

Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la. Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação.

Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."







                                   
                                                

 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...