sábado, 23 de fevereiro de 2013

ESTUDOS BIBLICOS:A inveja não pode te segurar;Jó, um dos maiores líderes de adoração



A inveja não pode te segurar



 “A Inveja não Pode te Segurar” é válida na vida de todos aqueles que tem a benção do Deus de Abraão, deixe-me explicar:

Deus prometeu para Abraão que faria dele e de sua descendência um grande poder sobre a terra. Todos aqueles que amaldiçoassem Abraão, seriam amaldiçoados e todos aqueles que abençoassem, seriam abençoados. Esta promessa valia também para Isaque, pois sendo filho de Abraão, estava debaixo desta promessa poderosa.

Em Gênesis, capítulo 26, nós vemos que Isaque está com um plano de ir para o Egito, porque a terra em que ele estava (Gerar) era uma terra infrutífera, uma terra onde ninguém plantava porque já sabia que não iria colher. Isaque preocupado com o bem-estar de sua família, começa a ter planos de ir para o Egito, porque o Egito naquela época era um local de riquezas,

 porém o Senhor interrompeu aquele projeto e disse:

- Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho com Abraão teu pai;
Gênesis 26:2-3

Ou seja, Deus disse para Isaque não sair daquele local, porque era ali mesmo que o SENHOR iria abençoá-lo.
Deus prometeu que da mesma forma que fez Abraão ser poderoso, iria fazer Isaque crescer também.

Como Deus fez de Abraão uma pessoa poderosa?
 Quando Abraão se desprendeu de tudo para obedecer.
O segredo da benção está na obediência, Abraão saiu com uma mão na frente e outra atrás (Gn12), porém em um espaço de um ano, o Abraão já estava rico, leia Gn 13, verso 2:

E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
Gênesis 13:2

O que fez Abraão ficar tão poderoso em tão pouco tempo? A obediência. Era isso o que Deus estava ensinando para Isaque também. Isaque, fique aqui, você não tem nada, e é assim que eu vou fazer você ficar muito poderoso nesta terra, em outras palavras foi isso o que o SENHOR estava dizendo para Isaque.

Então Isaque obedeceu, e começou a trabalhar naquela terra, pegou as sementes que tinha e começou a semear. Com certeza alguém deve ter advertido o Isaque e dito: Você é louco! Não desperdice sementes, aqui ninguém consegue plantar nada! Porém o Isaque estava acreditando que o Senhor iria prosperá-lo, não importam as circunstâncias, se Deus disse que vai te honrar, Ele cumprirá a Sua Palavra.

Então Isaque continuou crendo, e veja o que a bíblia diz:E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
Gênesis 26:12
Porque Isaque colheu 100 vezes mais, porque a terra era boa? Porque era um bom semeador? Não. Isaque colheu 100 vezes mais porque O SENHOR o Abençoava.
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
Gênesis 26:13-14

Os filisteus começaram a ter inveja de Isaque, porque eles plantavam e não dava certo, de repente chega um estrangeiro, planta e colhe 100 vezes mais? Então os filisteus começaram a perseguir e é aí que eu quero que você entenda:

Quando Deus começa a exaltar uma pessoa, começam a se levantar os invejosos, foi assim com Isaque também. A inveja era tanta, que os filisteus pegaram entulho e terra e tamparam os poços de água de Isaque, porque sem água como haverá plantações?

E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
Gênesis 26:15

O que os filisteus ganharam entulhando os poços de Isaque?
Nada. É assim na vida do invejoso, não ganha nada pra ver o prejuízo dos outros, mas sente prazer em ver a desgraça alheia.
Porém Isaque não desistiu, ele foi lá e continuou trabalhando, saiu de onde estava sem tirar satisfações e nem fazia questão do terreno, Isaque se afastou um pouco dali e começou a trabalhar novamente. Deus com a sua mão poderosa fez Isaque prosperar mais ainda:

-Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
Gênesis 26:19

Como é possível achar água viva (água corrente) no deserto?
Somente através da benção do Senhor.
Então tome posse desta Palavra, ainda que o inimigo use invejosos para fecharem portas na sua vida, o SENHOR realmente abrirá portas maiores e melhores em nome do SENHOR JESUS. Não é o lugar que fará a sua prosperidade e sim a benção do SENHOR sobre a tua vida.

Você é descendente de Abraão:
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Gálatas 3:7

Então, nenhuma inveja terá poder contra a tua vida, pois a Unção de Deus que estava sobre a vida de Abraão, também está sobre a tua vida em nome de Jesus.




As Promessas



Tão acostumados estamos,
a relacionar tudo com este plano,
que sequer nos damos conta,
daquilo que é eterno e santo.

E o pior de tudo:
Para Cristo não olhamos,
e por um latente egoísmo,
ao qual tanto nos afeiçoamos,
nas promessas de Deus pensamos,
como se fossem algo,
para cumprir desejos mundanos.

As promessas são para que vivamos
aquilo que é do interesse de Deus,
e não propriamente o que desejamos.

Por elas somos transformados,
em filhos mui amados,
para atendermos à vontade do Pai,
de modo santo e voluntário.





Não temas os ventos contrários eles te conduzirão ao lugar certo.




O vento que te sobrevêm te levará para o lugar certo.

Muitas vezes nossa embarcação enfrenta o grande dilúvio e suporta, porém depois da quietude do barulho das águas julgamos que tudo irá bem, mas se nos sobrevêem um repentino vento, já estamos mais fragilizados e ficamos assustados e temerosos indagando se agora vamos suportar, por não entendermos que na verdade este vento só definirá o lugar onde devemos chegar e repousar.

Noé passou por isso, depois do longo dilúvio, após cessar a queda das águas sobre sua embarcação, ele ouve a fúria do vento se erguendo, e aparentemente sua embarcação estava a esmo, ao léu, porém Deus estava agindo naquele vento e levando toda a embarcação para um pouso tranquilo e seguro no monte Ararat.

Não se desespere, não julgue que vai sucumbir, que não tens mais força para suportar tanta avalanche, pois agora inicia um novo tempo na sua vida, um tempo de restauração, deixa Deus te levar ao centro de sua vontade, permita que Deus te guie, ainda que amedronte o vendaval que passa por ti, Ele quer te conduzir , não estás só, nem desgovernado, há um Deus que quer agir no meio desta tribulação…há um Deus que governa, entregue-se a ele.
Creia Ele tem poder para isso…as águas vão baixar…este vento vem do Senhor







Gn 8:
1 Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais selváticos e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas.

2 Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva dos céus se deteve.

3 As águas iam-se escoando continuamente de sobre a terra e minguaram ao cabo de cento e cinqüenta dias.

4 No dia dezessete do sétimo mês, a arca repousou sobre as montanhas de Ararate.







O Tempo






O Tempo

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;” – 1Pedro 1:17-20

Estes versículos têm mudado o meu ser completamente, pois neles falam para clamar ao Pai sempre. E isso é tão difícil, pois, nós queremos andar e agir segundo as nossas próprias forças e não buscamos o auxilio daquele que é Digno pelos Séculos dos séculos.

A cada ano que se passa peço a Deus para não perder a esperança e fé. Porque Deus em qualquer situação deve ser o nosso socorro bem presente, pois o tempo, muitas vezes nos faz desacreditar na promessa, entretanto, a palavra do Senhor diz que aquele que prometeu é poderoso para cumprir e fazer aquilo que os olhos não viram e ouvidos jamais ouviu.

O tempo nós trás situações que logo pensamos em enterrar os sonhos, projetos, e outras infinidades de coisas que Deus colocou em nossos corações. Mas não deixe de acreditar naquele que começou a boa obra, às vezes, Deus nos faz esperar um tempo só para nós nos amadurecermos.

Meu querido, Deus é pai, e se seu pai terreno quer dar o melhor e tiver ver feliz, por que o pai celestial não daria o melhor para você? Saiba seus planos são melhores que os nossos. Vejam a história de José. José foi vendido como escravo foi preso injustamente e mesmo assim foi faraó de todo o Egito. José sofreu, mas não deixou de confiar em Deus.

O Tempo nos sega, mas Deus quer abrir seus olhos, ore peça a Deus e o melhor ele fará. Entrega o seu caminho ao Senhor e ele não deixará de fazer o melhor aos Seus olhos.

Outro detalhe desse versículo é não perder o Temos ao Deus Altíssimo, pois nós não fomos comprados com prata e nem ouro, mas com o sangue de Jesus Cristo.

Com o tempo ficamos cansados e perdemos o temor, levamos a nossa vida cristã de qualquer jeito. Mas Deus quer que mesmo com o tempo você não perca a fé nele, pois sem fé é impossível de agrada-lo, temos que confiar, pois somente nele encontraremos a paz.

O tempo nos faz perder a paciência. Paciência faz-me lembrar das águas de Mara, pois o povo Hebreu havia acabado de ver o mar se abrir, e ao passar três dias, começaram a murmurar por causa de sede. Isso é a maior prova de que aquele povo não tinha fé em seu

Deus, pois se realmente tivessem não tinham murmurado a Moisés. Saiba Deus não lhe tirou do lamaçal do pecado para morrer, mas sim, para ser mais que vencedor, para ser chamado de filho amado, de sacerdócio real.



Jó, um dos maiores líderes de adoração


Quando falamos em líder de adoração pensamos logo em Davi, o salmista, autor de vários salmos, mas falar de Jó como líder de adoração talvez possa soar estranho a primeira vista. Antes de explicar porque Jó é um grande líder de adoração é importante entender o que é adoração. Muitos acreditam e vêem a adoração como um momento de louvor em que bendizemos o nome de Deus com canções no culto, mas adoração é muito mais profundo, é um estilo de vida, é a maneira que vivemos nosso dia a dia e principalmente, como é o nosso testemunho cristão.

Uma vida de adoração é uma vida prostrada diante do altar de Deus, é ter o coração derramado e quebrantado, é bendizer a Deus o tempo todo não importam as circunstâncias, é louvar a Deus, pregar a palavra, andar em retidão, buscar ser correto e íntegro em todas as coisas, é buscar e estudar a palavra de Deus, cuidar do próximo, amar ao próximo como a ti mesmo, é ter uma vida em santidade. Quantas coisas, mas este é o caráter do verdadeiro adorador e do verdadeiro cristão, pois estas são as atitudes que todos nos como cristãos devemos buscar, pois todos nós devemos ser verdadeiros adoradores.

A Bíblia diz em João 4: 23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os VERDADEIROS ADORADORES adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
Tal observação deve nos fazer pensar em nossas ações como servos de Deus, como ministros do Evangelho e é aí que Jó entra como um exemplo de líder de adoração a ser seguido. Jó era um homem exemplar, um pai que cuidava dos filhos, intercessor, ajudava aos pobres, era exemplo aos jovens, um homem que andava em retidão e se desviava do mal, tanto que Deus disse que não havia na terra homem como ele, até que satanás vem e diz para Deus tirar tudo de Jó, para ver se ele permaneceria firme. Então, Deus permite que satanás toque nos bens de Jó e ele perde tudo de uma vez, inclusive seus filhos. Ao receber tantas notícias trágicas ao mesmo tempo, Jó rasga suas veste e se prostra diante de Deus e veja o que a Bíblia diz:
- “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma. Jó 1:20-22”
Jó havia acabado de saber que tudo que ele tinha havia sido tirado dele e mesmo assim, ele se prostrou e adorou a Deus. Como não dizer que Jó é um grande líder de adoração, isto é o exemplo de um verdadeiro adorador, aquele que tem sua vida totalmente colocada nas mãos de Deus e mesmo quando a adversidade vem, permanece adorando ao Senhor e não murmura.
Quantas vezes reclamamos em nosso dia de coisas tão pequenas, como por algo em nosso trabalho, alguma situação familiar, o trânsito, o transporte público, reclamamos de acordar cedo, dormir pouco, reclamamos muitas vezes do nosso irmão, do pastor e ainda sim queremos dizer que somos adoradores?

Não significa que não devemos buscar coisas melhores, devemos lutar pelo bem e por mudanças, porque reclamações sem ação para solucionar os problemas não passam de murmuração.

Mesmo depois de satanás ter tirado tudo de Jó, para ele foi pouco, ele queria mais, porque o propósito dele é matar, roubar e destruir. Então, satanás voltou a questionar a Deus sobre a integridade de Jó, porque mesmo ele perdendo tudo, ainda tinha saúde, então poderia voltar a trabalhar, assim sendo Deus permitiu que satanás tocasse no corpo de Jó, mas que lhe preservasse a vida. O corpo dele ficou coberto de chagas, o cheiro era insuportável e se não bastasse sua condição física e toda a angústia, sua mulher foi contra ele e seus três amigos o condenaram sem motivos ao invés de ajudá-lo.

Analisando o quadro de Jó, ele tinha todos os motivos para maldizer a Deus e murmurar, mas ele não o fez, aceitou tudo: “Então sua mulher lhe disse:
- Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse:
- Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:9-10”

Jó se entristeceu, ficou amargurado de espírito, perdeu tudo que tinha, todos os amigos que antes comiam de sua mesa o abandonaram, ele se tornou motivo de piada dos jovens que antes o respeitavam, sua mulher não conseguia se aproximar dele, os três amigos ao invés de consolá-lo o condenavam mais ainda e em tudo isso, Jó não pecou. A partir do capítulo 38, quando Deus começa a falar, Jó se arrepende mais ainda de suas falhas, reconhece a soberania de Deus e sua fidelidade, Deus restitui em dobro tudo que Jó tinha e ele ainda orou pelos três amigos e as pessoas que se afastaram dele voltaram para sua casa e Jó recebeu a todos. Talvez ele pudesse ficar ressentido pelo abandono dos amigos, mas não o fez, ele agiu com retidão, sabendo que tudo vem de Deus e devemos receber tudo que vem dele.

Jó é um exemplo de líder de adoração, ele foi um verdadeiro adorador, ele não criou salmos, não andava com uma viola debaixo do braço tocando nas praças, mas ele rendeu totalmente sua vida para Deus, ele permaneceu em adoração quando não tinha absolutamente nada, ele não murmurou, não blasfemou, ele honrou a Deus em todo o tempo, ele reconheceu quem Deus era e principalmente, o conheceu; “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5”

Para cada músico que deseja ser um verdadeiro adorador, um verdadeiro líder de adoração, está aí um exemplo a ser seguido, assim também para todos nós, pois uma vida de adoração independe do ministério que exercemos.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...