sábado, 2 de fevereiro de 2013


Sabedoria de Salomão


Wis.1

[1] retidão, amor, você governantes da terra,
pensar no Senhor com retidão,
e buscam com sinceridade de coração;
[2] porque ele é encontrado por aqueles que não colocá-lo à prova,
e manifesta-se a quem não desconfiar dele.
[3] Para os homens perversos pensamentos separados de Deus,
e quando seu poder é testado, ele convence o tolo;
[4], porque a sabedoria não entrará numa alma enganosa,
nem habitar em um corpo escravo do pecado.
[5] Para um espírito santo e disciplinado fugirá de engano,
e vai subir e afastar pensamentos tolos,
e será envergonhado com a aproximação da injustiça.

[6] Para a sabedoria é um espírito bondoso e
não liberará um blasfemo da culpa de suas palavras;
porque Deus é testemunha de seus sentimentos mais íntimos,
e um verdadeiro observador do seu coração, e um ouvinte de sua língua.
[7] Porque o Espírito do Senhor encheu o mundo,
e que mantém todas as coisas juntas sabe o que é dito;
[8], portanto, ninguém que profere coisas injustas
vai escapar de aviso prévio,
e justiça, quando se pune, não vai passar por ele.
[9] Para a investigação será feita em conselhos de um homem ímpio,
e um relatório de suas palavras chegará ao Senhor,
para condená-lo de suas maldades;
[10] porque um ouvido ciúmes ouve todas as coisas,
e ao som de murmúrios não vai inédito.
[11] Tome cuidado então de inútil murmuração,
e manter a sua língua de calúnia;
porque nenhuma palavra segredo é sem resultado,
e uma boca mentirosa destrói a alma.

[12] Não convide morte pelo erro de sua vida,
nem trazer destruição pelas obras das tuas mãos;
[13] porque Deus não fez a morte,
e ele não tem prazer na morte dos vivos.
[14] Para ele criou todas as coisas que eles possam existir,
e as forças geradoras do mundo são saudáveis,
e não há veneno destrutivo nos mesmos;
eo domínio de Hades não está na terra.
[15] Para a justiça é imortal.

[16] Mas os homens ímpios por suas palavras e ações de morte convocado;
considerando-o um amigo, eles definhando,
e eles fizeram um pacto com ele,
porque eles estão aptos a fazer parte de seu partido.

Wis.2

[1] Para eles fundamentado unsoundly, dizendo para si mesmos,
"Curto e triste é a nossa vida,
e não há remédio, quando um homem chega ao seu fim,
e ninguém foi conhecida para voltar de Hades.
[2] Porque nós nascemos por acaso,
e no futuro seremos como se nunca tivéssemos sido;
porque a respiração em nossas narinas é o fumo,
ea razão é uma faísca acendeu pela batida dos nossos corações.
[3] Quando for extinto, o corpo vai se transformar em cinzas,
eo espírito vai dissolver como o ar vazio.
[4] O nosso nome será esquecido no tempo
e ninguém vai se lembrar de nossas obras;
nossa vida passará como os traços de uma nuvem,
e serão dispersos como a névoa
que é perseguido pelos raios do sol
e superado por seu calor.
[5] Para o nosso tempo estipulado é a passagem de uma sombra,
e não há retorno de nossa morte,
porque ele está selado e ninguém volta para trás.

[6] "Vinde, pois, vamos aproveitar as coisas boas que existem,
e fazer uso de criação para o pleno como na juventude.
[7] Vamos levar a nossa preenchimento de vinho caro e perfumes,
e deixar nenhuma flor de passe primavera por nós.
[8] Vamos coroa-nos com botões de rosa antes de murchar.
[9] Que nenhum de nós deixar de compartilhar nossa folia,
em toda parte deixemos sinais de prazer,
porque esta é a nossa parte, e esta muito nossa.
[10] Vamos oprimir o pobre homem justo;
não vamos nos poupar a viúva
nem considerar os cabelos brancos dos idosos.
[11] Mas vamos a nossa pode ser a nossa lei de direito,
para o que é fraco se mostra inútil.

[12] "Vamos armar ciladas para o justo,
porque ele é inconveniente para nós e se opõe a nossas ações;
Ele reprova-nos pelos pecados contra a lei,
e nos acusa de pecados contra a nossa formação.
[13] Ele declara ter conhecimento de Deus,
e chama a si mesmo filho do Senhor.
[14] Ele se tornou para nós uma reprovação de nossos pensamentos;
[15] a própria visão dele é um fardo para nós,
porque o seu modo de vida é diferente dos outros,
e os seus caminhos são estranhas.
[16] Nós somos considerados por ele como base de alguma coisa,
e ele evita os nossos caminhos como impuros;
ele chama o fim último do feliz justo,
e se gaba de que Deus é seu pai.
[17] Vamos ver se suas palavras são verdadeiras,
e vamos testar o que vai acontecer no final de sua vida;
[18] para se o homem justo é filho de Deus, ele vai ajudá-lo,
e livrá-lo da mão dos seus adversários.
[19] Vamos testá-lo com insultos e tortura,
que possamos descobrir como ele é gentil,
e fazer prova de sua paciência.
[20] Vamos condená-lo a uma morte vergonhosa,
para, de acordo com o que ele diz, ele estará protegido. "

[21] Assim, eles fundamentado, mas foram desviados,
porque a sua malícia os cegou,
[22] e que não conhecia os propósitos secretos de Deus,
nem esperança para os salários de santidade,
nem discernir o prêmio de almas inocentes;
[23] para que Deus criou o homem para a incorruptibilidade,
eo fez à imagem de sua própria eternidade,
[24], mas com a morte do diabo inveja entrou no mundo,
e aqueles que pertencem ao seu partido experimentar.

Wis.3

[1] Mas as almas dos justos estão na mão de Deus,
e nenhum tormento nunca vai tocá-los.
[2] Aos olhos dos insensatos que parecia ter morrido,
e sua saída foi pensado para ser uma aflição,
[3] e sua ida de nós para ser a sua destruição;
mas eles estão em paz.
[4] Para que aos olhos dos homens, eles foram punidos,
sua esperança é cheia de imortalidade.
[5] Depois de ter sido disciplinado um pouco, receberão grandes bens,
porque Deus os testou e achou-os dignos de si mesmo;
[6] como o ouro na fornalha ele tentou eles,
e, como um holocausto ele aceitou.
[7] No tempo da sua visitação eles vão brilhar,
e correrão como centelhas na palha.
[8] Eles vão governar as nações e dominarão os povos,
eo Senhor reinará sobre eles para sempre.
[9] Os que confiam nele compreenderão a verdade,
e os fiéis permanecerão com ele no amor,
porque a graça ea misericórdia são sobre seus eleitos,
e cuida de seus santos.

[10] Mas os ímpios serão punidos como seu raciocínio merece,
que desconsiderou o homem justo, e se rebelou
contra o Senhor;
[11] para quem despreza a sabedoria ea instrução é miserável.
A esperança deles é vã, seus trabalhos não são rentáveis,
e suas obras são inúteis.
[12] Suas esposas são tolos, e os filhos do mal;
[13] os seus descendentes são amaldiçoados.
Para abençoada é a mulher estéril que é imaculada,
que não tenha entrado em uma união pecaminosa;
ela vai ter frutos quando Deus examina almas.
[14] Bem-aventurado é também o eunuco cujas mãos têm
feito nenhum ato ilegal,
e que não criou coisas más contra o Senhor;
por favor especial será mostrado a ele por sua fidelidade,
e um lugar de grande alegria no templo do Senhor.
[15] Para o fruto do trabalho bom é conhecida,
ea raiz da compreensão não falha.
[16] Mas as crianças dos adúlteros não virá até o vencimento,
e os filhos de uma união ilegal perecerá.
[17] Mesmo que viver o que será realizado de nenhuma conta,
e, finalmente, sua velhice será sem honra.
[18] Se morrem jovens, eles não têm esperança
e nenhum consolo, no dia da decisão.
[19] Para o fim de uma geração de injusto é grave.

Wis.4

[1] Melhor do que isso é não ter filhos com a virtude,
para na memória da virtude é a imortalidade,
porque ele é conhecido tanto por Deus e pelos homens.
[2] Quando ela está presente, os homens imitá-lo,
e por muito tempo para ele quando ele se foi;
e durante todo o tempo marchar coroado em triunfo,
vencedor no concurso para prêmios que são imaculada.
[3] Mas a ninhada prolífico dos ímpios não será de nenhum uso,
e nenhuma de suas mudas ilegítimos vontade
atacar uma raiz profunda
ou tomar um firme.
[4] Pois mesmo que eles apresentam ramos por um tempo,
pé insegura eles serão abalados pelo vento,
e pela violência dos ventos que será arrancada.
[5] Os ramos serão quebrados antes de chegar à maturidade,
e seu fruto será inútil,
não maduro o suficiente para comer, e bom para nada.
[6] Para as crianças nascidas de uniões ilegais
são testemunhas do mal contra os pais
quando Deus examina.
[7] Mas o homem justo, ainda que morra cedo, vai estar em repouso.
[8] Para a velhice não é honrado por período de tempo,
nem medido pelo número de anos;
[9], mas o entendimento é o cabelo cinzento para os homens,
e uma vida irrepreensível é a velhice madura.

[10] Houve um que agradou a Deus e foi amado por ele,
e ao viver entre os pecadores Ele foi levado.
[11] Ele foi arrebatado para que o mal mudar o seu entendimento
ou dolo enganar sua alma.
[12] Para o fascínio da maldade obscurece o que é bom,
e itinerante desejo perverte a mente inocente.
[13] Sendo aperfeiçoada em um curto espaço de tempo, ele cumpriu longos anos;
[14] para a sua alma era agradável ao Senhor,
portanto, ele o levou rapidamente a partir do meio da maldade.
[15] No entanto, os povos viu e não entendeu,
nem aceitar uma coisa dessas para o coração,
que a graça e misericórdia de Deus está com os seus eleitos,
e cuida de seus santos.

[16] O homem justo que havia morrido condenará
o ímpio que está vivendo,
e da juventude que está rapidamente aperfeiçoado condenará
a idade prolongada idade do homem injusto.
[17] Para eles vão ver o fim do homem sábio,
e não vai entender o que o Senhor determinou para ele,
e para o que ele guardava em segurança.
[18] Eles vão ver, e vai ter desprezo por ele,
mas o Senhor vai rir-los com desprezo.
Após isso, eles se tornarão cadáveres desonrado,
e ultraje entre os mortos para sempre;
[19] porque ele vai atirá-los sem palavras para o chão,
e agitá-los a partir das fundações;
eles vão ficar totalmente seco e estéril,
e sofrerão angústia,
ea memória deles perecerá.

[20] Eles virão com medo quando seus pecados são contados para cima,
e das suas iniqüidades vai condená-los ao seu rosto.

Wis.5

[1] Em seguida, o homem justo vai ficar com grande confiança
na presença dos que o afligia,
e aqueles que fazem a luz de seus trabalhos.
[2] Quando o vêem, eles serão abalados com o medo terrível,
e eles vão se surpreender com a sua inesperada salvação.
[3] Eles vão falar um com o outro em arrependimento,
e na angústia de espírito que eles gemerão, e dizer:
[4] "Este é o homem a quem, uma vez realizada de escárnio
e fez um sinônimo de censura - nós, tolos!
Nós pensamos que a sua vida foi uma loucura
e que seu fim estava sem honra.
[5] Por que ele foi contado entre os filhos de Deus?
E porque é que a sua sorte entre os santos?
[6] Assim, fomos nós que se desviou do caminho da verdade,
ea luz da justiça não brilhou sobre nós,
eo sol não se levantou sobre nós.
[7] Nós levou nossa preenchimento dos caminhos da ilegalidade e da destruição,
e viajamos através de desertos sem trilhas,
mas o caminho do Senhor não sabemos.
[8] O que tem a nossa arrogância lucrou nós?
E que bem que a nossa riqueza ostentava nos trouxe?

[9] "Todas essas coisas desapareceram como uma sombra,
e como um rumor que passa;
[10] como um navio que navega através da água revolto,
e quando passou sem vestígios podem ser encontrados,
nem o controle de sua quilha nas ondas;
[11], ou como, quando um pássaro voa através do ar,
nenhuma evidência de sua passagem é encontrada;
o ar puro, açoitado pelo batida de suas asas
e perfurado pela força de seu vôo correndo,
é atravessada pelo movimento das suas asas,
e depois há sinal de sua vinda é encontrado lá;
[12] ou como, quando uma flecha é atirada em um alvo,
o ar, assim dividida, vem em conjunto de uma só vez,
de modo que ninguém sabe o seu caminho.
[13] Assim também nós, assim que nasceu, deixou de ser,
e nós não tinha nenhum sinal de virtude para mostrar,
mas foram consumidos em nossa maldade. "
[14] Porque a esperança do ímpio é como
palha levada pelo vento,
e, como uma geada leve expulso por uma tempestade;
é disperso como fumaça ao vento,
e passa como a lembrança de um convidado
que fica, mas um dia.

[15] Mas o justo viver para sempre,
e sua recompensa é com o Senhor;
Altíssimo cuida deles.
[16] Assim, eles vão receber uma coroa de glória
e um diadema bonita da mão do Senhor,
porque com a mão direita ele vai cobri-los,
e com o braço que ele vai protegê-los.
[17] O Senhor vai levar seu zelo como sua armadura,
e armar toda a criação para repelir seus inimigos;
[18] ele vai colocar de justiça, como de uma couraça,
e vestir justiça imparcial como um capacete;
[19] ele vai tomar a santidade como um escudo invencível,
[20] e aguçar a ira de popa para uma espada,
e criação vai se juntar com ele para lutar contra os homens loucos.
[21] Eixos de raio vai voar com o verdadeiro objetivo,
e saltar para o destino a partir de um arco bem desenhado de nuvens,
[22] e granizo cheios de ira serão lançados a partir de uma catapulta;
a água do mar irá assolar contra eles,
e os rios implacavelmente oprimi-los;
[23] um vento forte se levante contra eles,
e como uma tempestade que irá peneirar-los.
Ilegalidade vai devastar a terra inteira,
e fazer o mal vai derrubar os tronos dos governantes.

Wis.6

[1] Ouça, pois, ó reis, e compreender;
aprender, juízes Ó os confins da terra.
[2] Dá ouvidos, que regra sobre multidões,
e se orgulhar de muitas nações.
[3] Para o seu domínio foi-lhe dado pelo Senhor,
e sua soberania do Altíssimo,
que vai procurar suas obras e investigar seus planos.
[4] Porque, como servos de seu reino não se pronunciou justamente,
nem manter a lei,
nem andar de acordo com o propósito de Deus,
[5] ele virá sobre ti terrivelmente e rapidamente,
porque o julgamento grave recai sobre aqueles em lugares altos.
[6] Para mais humilde homem pode ser perdoado em misericórdia,
mas os homens poderosos serão poderosamente testado.
[7] Para o Senhor de tudo, não vai permanecer no temor de qualquer um,
nem mostrar deferência a grandeza;
porque ele mesmo fez pequenos e grandes,
e ele leva pensado para todos iguais.
[8] Mas um inquérito rigoroso está na loja para os poderosos.
[9] Para você, então, ó reis, minhas palavras são dirigidas,
que você pode aprender e não transgridem sabedoria.
[10] Para eles serão feitos santos que observam as coisas santas em santidade,
e aqueles que foram ensinados deles vai encontrar uma defesa.
[11] Portanto, definir o seu desejo em minhas palavras;
tempo para eles, e você será instruído.

[12] A sabedoria é radiante e imarcescível,
e ela é facilmente percebido por aqueles que ama,
e é encontrada por aqueles que a procuram.
[13] Ela se apressa a fazer-se conhecida por aqueles que a desejam.
[14] Aquele que se levanta cedo para procurá-la não terá nenhuma dificuldade,
pois ele vai encontrá-la sentado em sua portas.
[15] Para corrigir um pensamento sobre ela é perfeita compreensão,
e aquele que está vigilante em sua conta vai
em breve ser livre de cuidados,
[16] porque ela vai em buscar aqueles dignos dela,
e ela graciosamente aparece a eles em suas trajetórias,
e atende-los em cada pensamento.

[17] O princípio da sabedoria é o mais sincero
desejo de instrução,
e preocupação para a instrução é o amor dela,
[18] e amor dela é a manutenção de suas leis,
e dando ouvidos a suas leis é a garantia da imortalidade,
[19] imortalidade e traz um perto de Deus;
[20] para que o desejo de sabedoria conduz a um reino.

[21] Portanto, se você deliciar-se com tronos e cetros,
O monarcas sobre os povos,
sabedoria honra, para que você possa reinar para sempre.
[22] Vou dizer-lhe o que a sabedoria é e como ela veio a ser,
e eu não vou esconder segredos de você,
mas vou traçar seu curso desde o início da criação,
e tornar o conhecimento de sua clara,
e eu não vou passar pela verdade;
[23] nem me viajar na companhia de inveja doentia,
por inveja não associar com sabedoria.
[24] Uma multidão de homens sábios é a salvação do mundo,
e um rei sensato é a estabilidade de seu povo.
[25] Portanto, ser instruído por minhas palavras, e você vai lucrar.

Wis.7

[1] Eu também sou mortal, como todos os homens,
um descendente do primeiro filho-formado de terra;
e no ventre de uma mãe que foi moldado em carne,
[2], no prazo de dez meses, compactadas com sangue,
a partir da semente de um homem e do prazer de casamento.
[3] E quando eu nasci, comecei a respirar o ar comum,
e caiu sobre a terra parentela,
e meu primeiro som foi um grito, como a de todos.
[4] Eu estava amamentado com cuidado em panos.
[5] Para nenhum rei teve um início diferente de existência;
[6] não é para todos os homens uma entrada em
vida, e uma partida comum.

[7] Portanto, eu orava, e compreensão me foi dada;
Chamei a Deus, eo espírito da sabedoria veio a mim.
[8] Eu preferia que ela cetros e tronos,
e eu representava a riqueza como nada em comparação com ela.
[9] Nem eu comparo a sua jóia qualquer preço,
porque todo o ouro, mas é um pouco de areia em sua visão,
e prata serão contabilizados como argila antes dela.
[10] Eu a amava mais do que a saúde e beleza,
e eu escolhi para tê-la, em vez de luz,
porque nunca deixa seu brilho.
[11] Todas as coisas boas vieram para mim, juntamente com ela,
e em suas mãos incontáveis ​​riquezas.
[12] me alegrei em todos eles, porque a sabedoria leva-los;
mas eu não sabia que ela era sua mãe.
[13] Eu aprendi sem dolo e concedo, sem murmuração;
Eu não escondo a sua riqueza,
[14] pois é um tesouro para os homens;
aqueles que conseguir obter a amizade com Deus,
elogiados pelos dons que vêm de instrução.

[15] Queira Deus que eu falo com o julgamento
e ter pensado digno do que eu recebi,
porque ele é o guia até mesmo de sabedoria
eo corretor de sábio.
[16] Para nós e nossas palavras são em sua mão,
como estão todos a compreensão e habilidade em artesanato.
[17] Por que é ele quem me deu conhecimento infalível do que existe,
conhecer a estrutura do mundo e a
actividade dos elementos;
[18] o começo e fim e meio de vezes,
as alternâncias dos solstícios e as mudanças
das estações,
[19] os ciclos do ano e as constelações das estrelas,
[20] a natureza dos animais e os instintos dos animais selvagens,
os poderes dos espíritos e os raciocínios dos homens,
as variedades de plantas e as virtudes das raízes;
[21] Eu aprendi tanto o que é segredo eo que é manifesto,
[22] para a sabedoria, o Formador de todas as coisas, me ensinou.
Para em seu há um espírito que é inteligente, santo,
colector, única, sutil,
móvel, claro, não poluído,
distinta, invulnerável, amar o bem, vivo,
irresistível,
[23] beneficente, humano, firme, seguro, livre de ansiedade,
todo-poderoso, supervisionando tudo,
e penetrando em todos os espíritos
que são inteligentes, puros e mais sutil.
[24] Pois a sabedoria é mais móvel do que qualquer movimento;
por causa da sua pureza, ela permeia e penetra todas as coisas.
[25] Para ela é um sopro do poder de Deus,
e emanação pura da glória do Todo-Poderoso;
portanto, nada contaminado entrada ganhos dentro dela.
[26] Para ela é um reflexo da luz eterna,
um espelho sem mancha da atividade de Deus
e uma imagem da sua bondade.
[27] Embora ela é apenas um, ela pode fazer todas as coisas,
e mantendo-se em si mesma, renova todas as coisas;
em cada geração, ela passa para as almas santas
e os torna amigos de Deus e profetas;
[28] porque Deus ama nada mais do que o homem que vive com sabedoria.
[29] Para ela é mais bonita do que o sol,
e se destaca cada constelação das estrelas.
Em comparação com a luz que é encontrado para ser superior,
[30] para ele é sucedido pela noite,
mas contra o mal sabedoria não prevalece.

Wis.8

[1] Ela atinge poderosamente a partir de uma extremidade da terra até a outra,
e ela ordena todas as coisas bem.
[2] eu a amava e pediu-a desde a minha juventude,
e eu quis levá-la para minha noiva,
e fiquei encantado com sua beleza.
[3] Ela glorifica seu nascimento nobre, vivendo com Deus,
eo Senhor de tudo ama.
[4] Para ela é um iniciado no conhecimento de Deus,
e um associado em suas obras.
[5] Se as riquezas são uma posse desejável na vida,
o que é mais rica do que a sabedoria que afeta todas as coisas?
[6] E se o entendimento é eficaz,
que mais do que ela é Formador do que existe?
[7] E se alguém ama a justiça,
seus trabalhos são virtudes;
pois ela ensina o auto-controle e prudência,
justiça e coragem;
nada na vida é mais rentável para os homens do que estes.
[8] E se qualquer um para longs larga experiência,
ela sabe das coisas de velho, e infere as coisas que virão;
ela entende voltas de discurso e as soluções de enigmas;
ela tem conhecimento de sinais e maravilhas
e do resultado das estações e horários.
[9] Por isso decidi levá-la para morar comigo,
sabendo que ela iria me dar um bom conselho
e incentivo em cuidados e tristeza.
[10] Por causa de sua terei glória entre as multidões
e honra na presença dos anciãos, que eu sou jovem.
[11] Vou ser encontrado interessado em juízo,
e aos olhos de governantes que devem ser admiradas.
[12] Quando estou em silêncio eles vão esperar por mim,
e quando eu falo que vai dar atenção;
e quando eu falo em maior extensão
eles vão colocar suas mãos em suas bocas.
[13] Por causa de sua terei a imortalidade,
e deixar uma lembrança eterna àqueles
que vierem depois de mim.
[14] Vou governar os povos,
e as nações estarão sujeitas a mim;
[15] monarcas pavor vai ter medo de mim quando ouvem falar de mim;
Entre as pessoas que devem mostrar-me capaz,
e corajoso na guerra.
[16] Quando eu entrar na minha casa, vou encontrar descanso com ela,
de companheirismo com ela não tem amargura,
e vida com ela não tem dor, mas alegria e alegria.
[17] Quando eu considerava essas coisas internamente,
e pensei sobre eles em minha mente,
que em parentesco com sabedoria há imortalidade,
[18] e na amizade com seu prazer, puro,
e nos trabalhos de suas mãos, a riqueza inesgotável,
e na experiência de sua empresa, a compreensão,
e renome em partilhar as suas palavras,
Eu fui de buscar como levá-la para mim.
[19] Como uma criança que eu era, por natureza, bem dotado,
e uma alma boa caiu para a minha sorte;
[20], ou melhor, sendo bom, entrei um corpo imaculado.
[21] Mas eu percebi que eu não possuir a sabedoria
a menos que Deus lhe deu para mim -
e foi um sinal de discernimento para saber de quem ela estava presente -
então eu apelou para o Senhor e suplicou-lhe,
e com todo o meu coração, eu disse:

Wis.9

[1] "O Deus de nossos pais e Senhor de misericórdia,
que fizeste todas as coisas pela tua palavra,
[2] e pelo teu sabedoria formou o homem,
ter domínio sobre as criaturas ganhaste,
[3] e governar o mundo com santidade e justiça,
e pronunciar-se em retidão de alma,
[4] dá-me a sabedoria que se senta ao teu trono,
e não me rejeitar, de entre os teus servos.
[5] Porque eu sou teu escravo e filho da tua serva,
um homem que é fraco e de curta duração,
com pouca compreensão do julgamento e as leis;
[6] pois mesmo se um é perfeito entre os filhos dos homens,
mas sem a sabedoria que vem de ti
ele vai ser considerado como nada.
[7] Tu me escolhido para ser rei do teu povo
e para ser juiz de teus filhos e filhas.
[8] Tu tens dado o comando para construir um templo no teu santo monte,
e um altar na cidade de tua habitação,
uma cópia da tenda santa que tu preparar
desde o início.
[9] Contigo está a sabedoria, que conhece tuas obras
e estava presente quando tu tornar o mundo,
e que entendem o que é agradável aos teus olhos
eo que é direito de acordo com os teus mandamentos.
[10] Mande-a diante dos céus sagrados,
e para o trono da tua glória enviá-la,
que ela pode estar comigo e trabalham,
e que eu possa aprender o que é agradável para ti.
[11] Para ela sabe e compreende todas as coisas,
e ela vai me guiar com sabedoria em minhas ações
e guardar-me com a sua glória.
[12] Então, meus trabalhos vão ser aceitável,
e eu vou julgar a teu povo com justiça,
e deve ser digno do trono de meu pai.
[13] Para que o homem pode aprender o conselho de Deus?
Ou quem pode discernir o que o Senhor quer?
[14] Para o raciocínio dos mortais é inútil,
e nossos projetos são susceptíveis de falhar,
[15] para um corpo corruptível pesa a alma,
e esta tenda de terra oprime a mente pensativa.
[16] Dificilmente podemos adivinhar o que está na terra,
e que está à mão, encontramos com trabalho;
mas quem traçou o que está nos céus?
[17] Quem aprendeu o teu conselho, a menos que tu tens sabedoria dada
e enviou Teu Espírito Santo do alto?
[18] E, assim, os caminhos daqueles na terra foram criados direito,
e os homens foram ensinados que agrada a ti,
e foram salvos pela sabedoria ".

Wis.10

[1] Sabedoria protegido o primeiro pai-formado da
mundo, quando só ele tinha sido criado;
ela entregou-o de sua transgressão,
[2] e deu-lhe força para dominar todas as coisas.
[3] Mas, quando um homem injusto afastou-se dela na sua ira,
ele morreu por causa de raiva, ele matou seu irmão.
[4] Quando a terra foi inundada por causa dele,
sabedoria novamente salvou,
conduzir o homem justo por um pedaço insignificante de madeira.

[5] A sabedoria também, quando as nações de acordo ímpios
tinha sido confundidos,
reconheceu o homem justo e preservado
ele irrepreensíveis diante de Deus,
e manteve-o forte em face da sua compaixão
para seu filho.

[6] Sabedoria resgatou um homem justo quando o ímpio estavam perecendo;
ele escapou do fogo que desceu sobre os cinco cidades.
[7] A evidência de sua maldade ainda permanece:
um terreno baldio continuamente fumar,
plantas frutíferas que não amadurecem,
e uma estátua de sal de pé, como um monumento
para uma alma incrédula.
[8] Para porque eles passaram por sabedoria,
Eles não só foram impedidos de reconhecer o bem,
mas também deixou para a humanidade um lembrete de sua loucura,
de modo que suas falhas não poderia passar despercebida.

[9] Sabedoria resgatados de problemas aqueles que serviram dela.
[10] Quando um homem justo fugiu da ira de seu irmão,
ela o guiou por caminhos retos;
ela mostrou-lhe o reino de Deus,
e deu-lhe conhecimento dos anjos;
ela fez prosperar em seus trabalhos,
e aumentou o fruto do seu árduo trabalho.
[11] Quando seus opressores eram avarentos,
ela estava por ele e fez rico.
[12] Ela o protegia de seus inimigos,
e manteve-o a salvo daqueles que estava à espera dele;
em seu concurso árdua que ela lhe deu a vitória,
para que ele possa aprender que a piedade é mais
poderoso do que qualquer coisa.

[13] Quando um homem justo foi vendida, a sabedoria não abandoná-lo,
mas entregou-lo do pecado.
Ela desceu com ele no calabouço,
[14] e, quando ele estava na prisão ela não deixou ele,
até que ela lhe trouxe o cetro de um reino
e autoridade sobre seus mestres.
Aqueles que o acusou ela mostrou ser falso,
e ela lhe deu a honra eterna.

[15] Um povo santo e raça irrepreensível
sabedoria entregues a partir de uma nação de opressores.
[16] Ela entrou na alma de um servo do Senhor,
e resistiu reis pavor com prodígios e sinais.
[17] Ela deu homens santos a recompensa de seus trabalhos;
ela guiou ao longo de uma maneira maravilhosa,
e tornou-se um abrigo para eles de dia,
e uma chama estrelado durante a noite.
[18] Ela trouxe sobre o Mar Vermelho,
e levou-os através de águas profundas;
[19], mas ela se afogou seus inimigos,
e lançou-se a partir da profundidade do mar.
[20] Portanto, o justo saqueou o ímpio;
cantavam hinos, ó Senhor, o teu santo nome,
e elogiou com uma mão acordo tua defesa,
[21] porque a sabedoria abriu a boca do mudo,
e fez as línguas dos bebês falar claramente.

Wis.11

[1] Sabedoria prosperou suas obras, pela mão de um santo profeta.
[2] Eles viajaram através de um deserto inabitado,
e armaram suas tendas em lugares inexplorados.
[3] Eles resistiram a seus inimigos e lutou contra seus inimigos.
[4] Quando eles chamaram sede de ti,
e água lhes foi dada de pederneira,
e hidratação de sede de pedra dura.
[5] Para através das próprias coisas em que a sua
inimigos foram punidos,
que eles próprios receberam benefício em suas necessidades.
[6] Em vez de a fonte de um rio perene,
instigado e contaminadas de sangue
[7] em repreensão para o decreto para matar os bebês,
lhes deste água abundante de forma inesperada,
[8] mostrando por sua sede na época
como tu punir seus inimigos.
[9] Para quando foram julgados, apesar de serem
ser disciplinado em misericórdia,
eles aprenderam como os ímpios eram atormentados
quando julgado em ira.
[10] Para tu testá-los como um pai faz em advertência,
mas tu examinar os ímpios como um severo
rei faz em condenação.
[11] Se ausentes ou presentes, eles foram igualmente angustiado,
[12] para uma dor dupla possuía eles,
e gemendo com a lembrança do que havia ocorrido.
[13] Para quando ouviram que através de suas próprias punições
os justos havia recebido benefício, eles perceberam
que era o Senhor está fazendo.
[14] Para se tivessem ironicamente rejeitado
que muito antes havia sido expulso e exposto,
no final dos eventos que eles se maravilharam com ele,
na sua sede não era assim dos justos.

[15] Em troca de seus pensamentos tolos e maus,
que desviá-los para adorar irracional
serpentes e animais sem valor,
enviaste sobre eles uma multidão de irracional
criaturas para puni-los,
[16] que eles podem aprender que um é punido
pelas mesmas coisas pelas quais ele peca.
[17] Para a tua mão todo-poderoso,
que criou o mundo a partir de matéria sem forma,
não dispõem dos meios para enviar-lhes um
multidão de ursos, leões ou ousadas,
[18] ou recém-criado animais desconhecidos cheios de raiva,
ou os que respiram ar de fogo,
ou arrotar diante uma nuvem espessa de fumaça,
ou faíscas de flash terríveis de seus olhos;
[19] não só poderia exterminar seus danos homens,
mas a simples visão deles poderia matar por medo.
[20] Mesmo para além destes, os homens poderiam cair em um único sopro
quando perseguidos pela justiça
e espalhados pelo sopro do teu poder.
Mas tu dispostas todas as coisas por medida
e número e peso.

[21] Para ele está sempre em teu poder mostrar grande força,
e quem pode resistir à força de teu braço?
[22] Porque o mundo inteiro antes de ti é como
uma partícula que dicas as escalas,
e como uma gota de orvalho da manhã que cai no chão.
[23] Mas tu és misericordioso com todos, pois tu podes fazer todas as coisas,
e tu ignorar os pecados dos homens, para que possam se arrepender.
[24] Para que tu amas todas as coisas que existem,
e tens ódio por nenhuma das coisas que tens feito,
para não terias feito nada, se tu tivesses odiado.
[25] Como é que nada têm sofrido se não tivesses tu quis isso?
Ou como não nada convocado por ti
foram preservados?
[26] Tu sparest todas as coisas, porque são teus,
Ó Senhor, que amas a vida. 

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