sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Amor

                                               O Amor            






 O Amor

                   O Amor

                      O Amor
                                             O Amor

O que a Bíblia diz sobre o amor

Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 


“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo nosso Senhor.” 

O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16

 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 

O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos  136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua bengdade dura para sempre.” 

Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7

 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Amor ao próximo
                        Amor ao próximo
                                        Amor ao próximo
                                                           Amor ao próximo


A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 


“Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 

O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44

 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.” 

O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40


 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” 

Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.” 

Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. 

A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 


“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

Amor aos inimigos

Mateus 5:43,48

Ouviste que foi dito: Amarás a teu próximo e odiarás o teu inimigo! Ora , eu vos digo: Amai os vossos inimigos  e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que estás nos céus ; pois ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e faz cair as chuvas sobre justos e injustos. se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os públicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos , que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? sede, portanto, perfeitos com o vosso Pai celeste é perfeito.

Amor ao próximo


Amarás a teu próximo como a ti mesmo sem fazer distinção de raça crédulo ou cor

Filipenses 1:9,10


E isto eu peço a Deus:que vosso amor cresça ainda, e cada vez mais,em conhecimento e em toda percepção, para discernirdes o que é melhor. Assim, estareis puros e sem nenhuma culpa para o dia de Cristo.





Palavras que edificam

Palavras 
                            que 
                                   edificam

                                                               Palavras 
                                                                       que 
                                                                                 edificam


Ef. 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.


O relacionamento familiar vai se modificando com os anos de convivência que se passam. As interações interpessoais criam influências que atuam diretamente na forma de ver o mundo e os problemas.

Devemos aprender a ser tolerantes respeitar as diferenças

As conquistas, as alegrias, as vitórias, as perdas, os erros, os fracassos, medos e ansiedade se misturam e formam para cada família um ambiente próprio, específico e peculiar.

Não existe duas famílias iguais, assim como não há duas pessoas iguais. 

Entre vários fatores que atuam sobre o ambiente familiar tornando-o mais ou menos agradável e sadio, a comunicação mediante a expressão verbal merece atenção.

Para melhorar o clima na família 

Diminuindo as interações negativas, as críticas, o sarcasmo, a ironia e as palavras depreciativas ou torpes. Esta diminuição deve ser buscada, mas é preciso trabalhar o outro lado da mesma questão.

É preciso substituir as palavras torpes (forma inadequada de comunicação) por palavras boas para a necessária edificação!

 Quando alguém fala de forma insensível ou descortês com o outro devemos chamar a atenção e lembrar que gostamos de ser tratados com respeito e carinho. Isto vale para os adultos e para as crianças.

As palavras que edificam são as que valorizam o outro, seja o cônjuge, seja um filho. São palavras que encorajam, que incentivam, que motivam o outro a crescer e a ter uma percepção correta de seu valor para a família.

Incluem os elogios, o reconhecimento de qualidades e de habilidades.

Incluem a gratidão, o muito obrigado, o por favor e o com licença. 

Não há explicação para sermos menos educados e cordiais em casa do que somos no trabalho ou na igreja.
Palavras edificantes incluem o perdão, a oportunidade de aceitar as limitações dos outros, de dar mais do que receber. 

Palavras edificantes crescem e florescem num ambiente onde há paz, harmonia e paciência. Onde o amor é valorizado. 

Famílias que cultivam o hábito de falar bem uns dos outros e de valorizar os sentimentos alheios fortalecem os laços e se tornam mais firmes diante das crises e das dificuldades.







“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo: eu venci o mundo” (João 16.33).

 Cristo nos faz um convite. Ao afirmar algumas verdades acerca da dispersão dos discípulos (Jesus  já sabia que quando fosse preso, os discípulos iriam retornar cada um para sua casa, e Ele iria ficar “sozinho” – João 16:32), Cristo faz um convite aos discípulos:

- tenhais paz em mim.

 Somente o Príncipe da Paz pode fazer esse convite.

 Nenhum líder religioso, por mais piedosa que tenha sido a sua vida aqui na terra, pode fazer tal convite. Ao dizer tais palavras (tenhais paz em mim) Jesus estava querendo nos lembrar que Ele é um porto seguro em meio às tempestades dessa vida. Ele é de fato a nossa paz. Ele mesmo outra vez disse aos discípulos:

 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize” (João 14:27).

- Podemos ter certeza de que Ele nos dá a SUA paz, não a paz do mundo, porque o mundo não a pode dar. Aliás, “no mundo tereis aflições” é o que diz o versículo que estamos estudando.

Cristo nos alerta sobre o mundo. Como vimos acima, o mundo não pode nos trazer paz. Em verdade, segundo os ensinamentos de Cristo o que podemos experimentar no mundo são aflições. De toda sorte: perseguições, fome, guerras, injustiças, doenças, morte etc. Ele se revela conhecedor das mazelas existentes no sistema organizado chamado mundo (não o mundo físico, ecossistema, mas o mundo reino de Satanás) porque desde a eternidade Ele se tornou adversário desse reino. A bíblia nos ensina também: 

“Não ameis o mundo nem as coisas que no mundo há. Se alguém amar o mundo o amor do Pai não está nele.” (I João 2:15).

 E ainda:

 “Irmãos não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” (I João 3:13). Essa é a certeza que temos: O mundo nos odeia e, por isso, passaremos por aflições.

Cristo nos dá uma esperança. Quando Jesus começou a dizer essas palavras aos discípulos, é provável que não as tenha dito todas de uma vez. Imagine que tenha havido alguma pausa entre uma frase e outra, assim: 

-Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim... No mundo, tereis aflições... mas tende bom ânimo... eu venci o mundo.

Ainda, no campo da imaginação do quadro, podemos também cogitar que ao dizer aos discípulos a frase 

“No mundo tereis aflições...”, 

Cristo provavelmente percebeu que algumas pessoas ficaram tristes, preocupadas e cabisbaixas. Ao vê-las assim, Jesus cuidou logo de reanimá-las com uma esperança, como se quisesse dizer (hipótese!): “Ei, esperem aí, por que vocês ficaram tristes e desanimados? eu não parei ainda...”.

Cristo nos dá certeza da vitória. É comum vê-se alguém citando essa parte do versículo “Eu já venci o mundo”, acrescentando indevidamente a expressão “e vós também vencereis”. Uns até porque desconhecem mesmo o texto; outros, porque a interpretam assim: Se Cristo venceu, nós também venceremos. Muitos líderes e pregadores até enfatizam a expressão não-bíblica “E vós também vencereis”, até mesmo como apoio motivacional para aqueles que estão passando por lutas e provações. Não há dúvida de que têm recebido algum apoio no meio cristão.

Contudo, se procedermos a uma análise mais detida do texto sagrado, podemos concluir de forma diferente, porém mais preciosa.

Com certeza, o único ser existente no cosmo que é capaz de vencer o mundo que jaz no maligno é Jesus Cristo, de acordo com (Ap. 11:15). Logo, a afirmação de que nós (eu e você) venceremos o “mundo”, não é muito precisa. Também não se conclui que seremos por ele derrotado.

 E agora?, onde está a resposta?

Vejamos o que disse Jesus: 

-“Tende bom ânimo: eu venci o mundo”. Ponto final... Ele venceu o mundo. Pronto. Como nós estamos em Cristo, NÓS JÁ VENCEMOS O MUNDO! Aleluia!

Veja o que diz em I João 2:14c:

 “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós e TENDES VENCIDO (no passado) o Maligno”.

Essa é a certeza que nós temos: o mundo já está derrotado, porque CRISTO já venceu por nós. Nós, n’Ele, já temos vencido o mundo e tudo o que nele há”. Não preciso mais lutar por isso. Ele já venceu por mim. Glória a Deus!














 Texto :
Ef. 6.11 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

Ef. 5.1-6 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
 - Mas, a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos.
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.



II Pedro 3:16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Esta é uma Lição característica com viés próprio devido aquilo, que O Apóstolo Pedro diz das Escrituras paulinas, ou seja, é necessário a compreensão do texto literal, para com a inspiração do Espírito Santo obtermos, o que devemos transmitir, ou aquilo que Deus nos der por esta Lição.


Ataque - 1. Ação ou resultado de atacar -1, investir, assediar; ASSÉDIO; INVESTIDA: As tropas preparavam-se para o ataque
2. Ação de agredir moralmente, de injuriar; AGRESSÃO; INJÚRIA
3. Crítica violenta, denúncia
4. Iniciativa e ação enérgica para realizar uma tarefa, levar adiante uma missão, trabalho, projeto etc.

O Ataque contra a família é ato de quadros malignos, que sob a liderança maligna do reino parasita do Mal.Estes esquadrões [de poderes malignos místicos]são: Principados, potestades, que se reúnem ao comando do Adversário de Deus, e regidos e reunidos em legiões malignas, formam um agrupamento de hostes espirituais da maldade.
Atacam a família e todos os padrões morais divinamente dados a humanidade, por Deus.
Este ataque é desfavorável as famílias que não têm entendimento espiritual, ou seja, veem as coisas somete, aos olhos naturais, e se não tiverem a oportunidade, como a Igreja, a Família de Deus têm e deve distribuir, este conhecimento, devem buscar abrigo no Nome do qual recebem o Nome de Família de Deus, e com a cobertura do Sangue de Jesus Cristo.

Por que o ataque é violento e desleal?

I Pedro 5:8-9 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Exatamente, pelo que acabamos de revelar acima.
É um ataque executado nas fimbrias do mundo místico das potestades, usando a invisibilidade e se aproveitando da insensibilidade espiritual, que paira, sobre a Humanidade sem Deus., nas regiões onde atuam estes principados e potestades, nos lugares celestiais.
Mas, a Igreja agora está assentadas nestes lugares, em Cristo, na guerra contra estas hostes, principados e potestades.


Efésios 2:6-20 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
Porém a Igreja está  ou deve estar atenta a estes ataques, pois Ela - Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo - está assentada com Cristo nas regiões celestiais, onde Cristo Reina e é Senhor, [Efésios 6:12-18 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,] por ter destronado e vencido, o Príncipe deste século [tempo Cronos dilatado, pela existência da Federação antropológica adâmizada, até o Dia], quando o destruirá para sempre, lançando-o no Lago de Fogo ardente.


Apocalipse 5:5 E disse-me ... eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu...
Portanto o ataque é invisível para a Humanidade, sem Deus, que não pode e não busca entende-lo. Porém nós que somos espirituais, já podemos distinguir [temos o Espírito de Verdade, que nos faz entender tudo espiritualmente, e também o que é carnal] esta guerra do Mal contra os homens e contra a Igreja.
Que estejamos vigilantes e atento, com as armadura de Ef.6.10.ss, como vencedores ficando firmes, depois de tudo!
É interessante, notar que o Apóstolo Paulo, está encerrando exatamente um discurso doutrinário, para a Família e avisa-nos desta guerra travada e nos dá as armas com as quais devemos combater o Mal, contra o ensino que ele acabara de escrever: "no demais, irmãos meus, fortaleceis no Senhor e na força do Seu Poder, e inicia-se a forma de proteção -


Salmos 68:5-6 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

-Solidão - Deus faz com que o solitário viva em família - Igreja é a figura chave deste axioma!
Prisões e cadeias seculares - uma guerra a ser travada pela Igreja, junto ao seio da Família.Graças a Deus.
-Viuvez - saída divina - Igreja cuida, família cuida e Deus é o juiz da viúva; Ainda há remidor para a família da viúva- Rt.2.1
-Pornografia
-Imoralidade - ligada ao que vem a seguir.
-Vícios: O Álcool foi e é ao longo da História da Humanidade um destruidor de Família!
A embriaguez, frequentemente leva a pessoa à libertinagem, à falta de pudor.
-Bebedice - algo que atingiu a família de Noé - Gênesis 9:20-25 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
BEBEDICES - Bebedice = embriaguez. - original  grego: “methai”;
Configura ou expressa a ideia do vício e da perda da sobriedade advindas do alcoolismo;uso excessivo da bebida alcoólica.
No plural mostra o vício ou a constância do uso repetido que leva ao estado de bebedeira.
A bebedice, como a Medicina atesta é uma agressão, contra o organismo físico e contra o cérebro;

A Bebedice e a Decência:
Somos o Templo do Espírito Santo, desta forma perder a sobriedade e provocar danos ao nosso corpo é uma forma de atentado contra Deus, que nos criou e contra o Espírito Santo, que vem habitar em nós!
Da mesma forma, que a bebida alcoólica, não podemos abrir o nosso corpo ao uso e ataque de entorpecentes, de psicotrópicos;
Desobediência rima com Bebedice:recabitas- Devemos porém criar nossa família como a família dos recabitas: Jeremias 35:2-8 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do SENHOR, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber. E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho. Porém eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
Infelizmente este hábito tem invadido até mesmo os lares cristãos!
Facciosidade - Esaú e Jacó - Gênesis 27:5-13 E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
- Abrão, Sara e Agar - Gênesis 16:4-6 E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
Tolice - [Insensatez] a tolice leva o homem a sofrer de doenças do coração e partir desta vida, deixando a sua família. ode parecer exagero,mas leia o texto veterotestamentário - I Samuel 25:25-10 E era o nome deste homem Nabal, ... porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe. E Nabal respondeu aos criados de Davi... Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. Meu senhor, agora não faça este homem vil, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele...ss
Adultério - traz condenação e opróbrio a quem o realiza, e divide a família;
Passado da Família - Não acredite que o passado de tua família a faz ter um destino ou maldição sobre a tua família; Juízes 6:13-15 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram [passado lembrado com tristeza, mas vem aí um tempo novo para tua Família e você pode ser o Canal desta novidade divina!], dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
I Sm. 18.18. você pode vir a ser o genro do rei!Contra Jacó não há encantamento!
Bençãos na Família - porém se tua família for abençoada deves procurar primar por reter a benção. Dt 28.2
Listando a palavras do Texto principal.
Revestimento - ενδυναμοω – endunamoo; - v. 1) ser forte, revestir-se com força, fortalecer; 2) receber força, ser fortalecido, cresçer em força
Revesti-vos – de revestir - Revestir - (Lat. Revestire ) - v.t. Vestir novamente. Tomar, ganhar, atribuir a si os caracteres de...
Fig. Representar em si (atributos ou caracteres de outrem).
Vestir (um hábito sobre outro).
Revestir-se de autoridade, de ânimo, de paciência etc., encher-se dessas qualidades, fazer uso delas. Cobrir, tapar, envolver, recobrir;
-v. pron. - Vestir-se (com o trajo próprio para).
-v. refl. 1 - encher-se; vestir-se;
- ornar-se; tomar formas mais belas;- munir-se;- aparentar;- resguardar-se
Quanto a dar proteção: - v tr. 1 Cobrindo uma superfície com uma camada de algum material, geralmente, para proteger;
Imitadores
εξακολουθεω – exakoloutheo -vb 1) seguir, acompanhar, seguir os passos de alguém
1a) metáf., imitar o jeito de agir de alguém; 1b) seguir a autoridade de alguém
A imitação é um ato de mimetismo e no grego podemos entender pela questão etimologia –
μιμεομαι - mimeomai - voz média de mimos (“mímica”); v 1) imitar: alguém
- μιμητης - mimetes - - n m 1) imitador; 1d) estar atento a; 1b) ser trazido à mente, ser lembrado, ter na lembrança
Oferta
מנחה - minchah - procedente de uma raiz não utilizada significando repartir, i.e. conceder;n f 1) presente, tributo, oferta, dádiva, oblação, sacrifício, oferta de carne; 1c) oferta (para Deus);

Sacrifício
נסך - n ̂ecak (aramaico) - v 1) derramar, oferecer sacrifício; 1a) (Pael) derramar, oferecer (um sacrifício)
קטר - qatar - uma raiz primitiva ... v. 1) sacrificar, queimar incenso, queimar sacrifícios, oferecer sacrifícios em forma de fumaça; 1a2) sacrificiar; 1b) (Pual) oferecer um sacrifício;
Prostituição  - תזנות - taznuwth ou תזנת - taznuth; n. f. 1) fornicação, prostituição
εκπορνευω - ekporneuo - v 1) cair na prostituição, “entregar-se à fornicação”;
A situação moral que paulo encontra na comunidade de Éfeso é idêntica a atual situação, do nosso presente Século XXI.
A depravação sexual, que hoje querem impor a sociedade e a Igreja, com menção a ser politicamente correto, o que na realidade é um mito, é a mesma depravação encontrada e comum naquela região e no Império.
Trasvestida inclusive, em cultos a deuses!
É por isto que Paulo indica uma única forma de combater esta ação maligna.
Revestimento - usar uma nova veste por sobre as vestes carnais, do homem adâmico.
Encontramos, apenas no trecho de Ef. 5.1-6 estas três palavras juntas:
- aischrotes; morologia; eutrapelia.
Torpeza - "linguagem obscena",
Parvoíce - conversa tola,
Chocarrice - aqui com um significado extremado de tratar o assunto sexual com arrogância irreverente.
Fica a pergunta?
Não é assim, que nos querem  fazer entender, e aceitar a sexualidade extremada e condenada em Rm 1.19.ss?
Segue então a definição, continuando por pornéia:
πορνεια – porneia - n f 1) relação sexual ilícita;1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc. 1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18; 1c) relação sexual com um homem ou mulher divorciada; Mc 10.11-12
2) metáf. adoração de ídolos; 2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos
προνευω - porneuo; v.1) prostituir o próprio corpo para a concupiscência de outro; 2) estregar-se à relação sexual ilícita; 2a) cometer fornicação
3) metáf. ser dado à idolatria, adorar ídolos; 3a) deixar-se arrastar por outro à idolatria
προνη - porne; n f 1) mulher que vende o seu corpo para uso sexual; 1a) prostituta, meretriz, alguém que se entrega à impureza para garantia do ganho; 1b) qualquer mulher que se entrega à relação sexual ilícita, seja para ganho ou por luxúria
2) metáf. idólatra
πορνος – pornos - de pernemi (vender); n m 1) homem que prostitui seu corpo à luxúria de outro por pagamento; 2) prostituto; 3) homem que se entrega à relação sexual ilícita, fornicador
μοιχαλις - moichalis - n f - como a aliança íntima de Deus com o povo de Israel era comparada a um casamento, aquele que caia em idolatria era como se cometesse adultério ou prostituição;
παρθενος - parthenos - homem que se absteve de toda sujeira e prostituição presente na idolatria;
זמה - zimmah ou זמה - zammah - planejar, inventar, maldade, plano maldoso, propósito malicioso; não casto, incesto, licenciosidade, adultério, idolatria, prostituição
זנה - zanah - ser um prostituto ou prostituta cultual; ser infiel (a Deus) (fig.)
זנון - zanuwn ou (plural) זונים - n m pl - adultério, fornicação, prostituição;
Impureza; Impuro
גאל - ga’al; - v sujar, poluir, profanar; ser impuro, ser poluído; poluir, macular; tornar-se impuro
טמא - tame’ – v 1) ser impuro, tornar-se imundo, tornar-se impuro; ser ou tornar-se impuro:
- religiosamente;
- cerimonialmente - pronunciar impuro, declarar impuro;
- 1e) (Hitpael) estar impuro
- grego  Τιμαιος e βαρτιμαιος; adj 1) impuro: eticamente e religiosamente; ritualmente; referindo-se a lugares
-טמאה tum’ah - n f 1) impureza;1b) referindo-se a uma massa imunda: 1c) ética e religiosa; 1d) ritual
Avareza; ou avarento
πλεονεξια - pleonexia
- n f desejo ávido de ter mais, cobiça, avareza
φιλαργυρια philarguria - n f amor ao dinheiro, avareza
φιλαργυρος philarguros – adj - que ama o dinheiro, avareza;
Torpezas - (Etm. torpe + eza); s.f. Característica, estado, comportamento de torpe; que demonstra baixeza. Ação ou procedimento de ignóbil, vergonhoso, sórdido. Que demonstra indecências ou obscenidades. Qualidade do que é nojento ou repugnante. Desonestidade, desvergonha, impudicícia. Brutalidade, selvageria. Torpidade, torpitude.
αισρολογια - aischrologian f 1) palavra suja, discurso obsceno ou baixo
αισκρον - aischron; n n 1) vergonhoso, desprezível, desonroso
αισκρος  - aischros; adj 1) extremamente sujo, baixo, desonroso
αισκροτης - aischrotes; n f 1) obscenidade, imoralidade
Torpe - Imoral, Desonesto, Traidor. Ilícito, infame, indigno.
Na questão legal a palavra também é desprezada.
Nemo auditur propriam turpitudinem allegans (A ninguém é dado alegar a própria torpeza em seu proveito);
Princípio de direito de que ninguém pode valer-se da própria torpeza (nemo auditur propriam turpitudinem allegans).
"Tal princípio é acolhido pelo legislador nos arts. 97, que trata do dolo ou torpeza bilateral, e 971 do Código Civil, que proíbe a repetição do pagamento feito para obter fim ilícito, imoral ou proibido por lei.”
Idólatra
נאף - na’aph – v 1) cometer adultério ;1a2) culto idólatra (fig.)
Ειδωλοθυτον - eidolothuton – adj 1) sacrificado aos ídolos, a carne que sobrou dos sacrifícios pagãos; que era consumida nas festas ou vendida (pelo pobre e o miserável) no mercado
Ειδωλολατρεια - eidololatreia - n f 1) adoração a deuses falsos, idolatria; 1a) de festas sacrificiais formais celebradas para honrar falsos deuses; 1b) da cobiça, como adoração a Mamom.
ειδωλον - eidolon - uma imagem (i.e. para adoração); n n 1) imagem, réplica; 

2Co 6.14, onde o apóstolo proíbe os cristãos de terem relações com os idólatras
II Corintios 6:14-17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

ετεροζυγεω heterozugeo – v 1) submeter-se a jugo desigual ou diferente, estar desigualmente unido; 1a) ter comunhão com alguém que não é semelhante;
Parvoíces - Parvoíce - f. Ato ou dito de parvo. Qualidade ou estado de parvo; Tolice, demência.
- É o ato praticado por um parvo, e parvo é alguém que beira a imbecilidade. É a pessoa que se faz de tola, de burra; que sente prazer em se apresentar como idiota, como simplista; que faz questão que todos percebam que ela é boba, tola.
Parvoíce - n fem - ato pouco inteligente;

Leia o axioma literal proposto por Schopenhauer:

"Polidez é inteligência; consequentemente, impolidez é parvoíce. Criar inimigos por impolidez, de maneira desnecessária e caprichosa, é tão demente quanto pegar fogo na própria casa".
Chocarrice - s.f. Fala jocosa; gracejo, jocosidade. Uma visão enfraquecida do que é realmente a palavra e seu uso[nota deste autor];
Gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito. (Etm. de chocarreiro: chocarr + ice)
Em inglês - 'coarse joking' traduzindo seria 'brincadeiras grosseiras'.
Chocarrices - Gracejo petulante, atrevido e grosseiro; deboche. Com a finalidade de diminuir aquele que é alvo desta forma de ação!
Algo que está em ‘moda’ nos dias de hoje.
Alguns sem saber estão dando ‘support’ a mesquinhas atitudes destes provocadores da tristeza alheia e do Espírito Santo de Deus e de Cristo.
É a risada irônica, de mal gosto, provocativa com o objetivo de ridicularizar ou de deixar uma pessoa sem graça.
O comportamento do cristão deve estar sempre voltado para a gentileza, amabilidade, simpatia, cordialidade.
A chocarrice provoca a sensação de desprezo, de rejeição, de reprovação.
O que deveria estar fora da Igreja, enquanto Corpo místico de Cristo.
Paulo escreve por encontrar esta atitude inconveniente como ele mesmo aponta: “...que não convêm...”.


Nota: O uso e a aparente extensão das palavras e sua origem, servirá para que as utilize em cada situação;
À adequada informação, para o texto, está porém inserida nas mesmas!
É questão de Padrão de santidade?
Sem dúvida alguma.
Deus emite sinais e fala pelo Seu Filho nestes tempos eclesiásticos, para que a Sua Igreja seja um padrão moral e divinamente inspirada.
Que não seja objeto de comparação com o erro, a hamartia, o errar ao alvo, pois Ela – Igreja – é o novo padrão, mesmo neste Século presente – Sec. XXI;
I Corintios 10:11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...