terça-feira, 4 de outubro de 2011

O SOL

   Não há nenhuma razão para não seguir  seu      coração.

                             

                            LIÇÃO DE VIDA

HOMENAGEM          A       Steve Jobs

Não há nenhuma razão para não seguir seu coração.



"Você tem que encontrar o que você ama ', diz Jobs

Este é um texto preparado do discurso de formatura entregues por Steve Jobs, CEO da Apple Computer e da Pixar Animation Studios, em 12 de junho de 2005.


Estou honrado de estar com vocês hoje na formatura de uma das melhores universidades do mundo. Eu nunca me formei na faculdade. Verdade seja dita, isso é o mais próximo que já cheguei de uma formatura de faculdade. Hoje eu quero contar a vocês três histórias da minha vida. É isso aí. Não é grande coisa. Apenas três histórias.

A primeira história é sobre ligar os pontos.

Eu abandonei o Reed College depois de seis meses, mas fiquei enrolando como um drop-in por mais 18 meses ou mais antes de eu realmente sair. Então, por que eu saí?

Tudo começou antes de eu nascer. Minha mãe biológica era uma jovem universitária solteira, e ela decidiu me colocar para adoção. Ela sentia muito fortemente que eu deveria ser adotado por pessoas formadas, então tudo estava armado para que eu fosse adotado no nascimento por um advogado e sua esposa. Só que quando eu apareci, eles decidiram no último minuto que eles queriam mesmo uma menina. Então meus pais, que estavam em uma lista de espera, recebi um telefonema no meio da noite perguntando: "Temos um menino bebê inesperado; você quer ele?" Eles disseram: "Claro." Minha mãe biológica descobriu mais tarde que minha mãe nunca tinha se formado na faculdade e que meu pai nunca tinha completado o ensino médio. Ela se recusou a assinar os papéis da adoção. Ela só aceitou meses mais tarde quando meus pais prometeram que algum dia eu iria para a faculdade.

E 17 anos depois eu fui para a faculdade. Mas eu ingenuamente escolhi uma faculdade que era quase tão cara quanto Stanford, e todas as economias dos meus pais de classe média estava sendo gasto na minha faculdade. Após seis meses, eu não podia ver valor naquilo. Eu não tinha idéia do que eu queria fazer com minha vida e nenhuma idéia de como a faculdade iria me ajudar a descobrir. E aqui estava eu ​​gastando todo o dinheiro que meus pais tinham juntado durante toda a vida. Então eu decidi sair e confiar que tudo ia acabar dando certo. Foi muito assustador naquela época, mas olhando para trás foi uma das melhores decisões que já fiz. No minuto em que eu saí eu pude parar de assistir às matérias obrigatórias que não me interessavam, e comecei a assistir as que pareciam interessantes.

Não foi tudo romântico. Eu não tinha um dormitório, então eu dormia no chão do quarto de amigos, eu devolvia garrafas de Coca-Cola para ganhar 5 centavos para comprar comida, e eu andava as 7 quilômetros pela cidade todo domingo à noite para obter uma boa refeição por semana no templo Hare Krishna. Eu adorei. E muito do que eu esbarrei por seguir minha curiosidade e intuição se mostrou de valor incalculável mais tarde. Deixe-me dar um exemplo:

Reed College naquele tempo oferecia talvez a melhor formação de caligrafia do país. Em todo o campus, cada poster e cada etiqueta de gaveta eram escritas com uma bela caligrafia manual. Como eu tinha largado o curso e não ter que tomar as aulas normais, eu decidi tomar aulas de caligrafia para aprender a fazer isso. Aprendi sobre fontes com serifa e sem serifa, sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma tipografia boa. Era lindo, histórico, artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não pode capturar, e eu achei fascinante.

Nada disso tinha sequer um lampejo de aplicação prática na minha vida. Mas 10 anos mais tarde, quando estávamos criando o primeiro computador Macintosh, tudo voltou para mim. E nós colocamos tudo aquilo no Mac.. Foi o primeiro computador com tipografia bonita. Se eu nunca tivesse deixado aquele curso na faculdade, o Mac nunca teria tido as fontes múltiplas ou proporcionalmente espaçadas. E como o Windows simplesmente copiou o Mac, é provável que nenhum computador as tivesse. Se eu nunca tivesse deixado para fora, eu nunca teria entrado na aula de caligrafia, e computadores pessoais poderiam não ter a maravilhosa caligrafia que eles fazem. Claro que era impossível conectar esses fatos olhando para frente quando eu estava na faculdade. Mas foi muito, muito claro olhando para trás 10 anos depois.

Novamente, você não consegue conectar os fatos olhando para frente, você só pode conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em alguma coisa - sua garra, destino, vida, karma ou o que seja. Esta abordagem nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença na minha vida.

Minha segunda história é sobre amor e perda.

Eu tive sorte - encontrei o que eu amava fazer cedo na vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais quando eu tinha 20 anos. Nós trabalhamos duro, e em 10 anos a Apple cresceu de apenas nós dois em uma garagem para uma empresa de US $ 2 bilhões com mais de 4000 funcionários. Tínhamos acabado de lançar nossa maior criação - o Macintosh - um ano antes, e eu tinha acabado de fazer 30. E depois fui demitido. Como você pode ser demitido da empresa que você criou? Bem, quando a Apple cresceu nós contratamos alguém que eu achava muito talentoso para tocar a empresa comigo, e para o primeiro ano ou assim que as coisas correram bem. Mas então nossas visões de futuro começaram a divergir e eventualmente tivemos uma briga. Quando isso aconteceu, nosso Conselho de Administração ficou do lado dele. Então, aos 30 eu estava fora. E muito publicamente fora. O que tinha sido o foco de minha vida adulta inteira tinha ido embora e isso foi devastador.

Eu realmente não sabia o que fazer por alguns meses. Senti que tinha decepcionado a geração anterior de empreendedores - que eu tinha deixado cair o bastão quando ele estava sendo passado para mim. Eu me encontrei com David Packard e Bob Noyce e tentei me desculpar por ter estragado tudo. Foi um fracasso muito público, e eu até mesmo pensei em fugir do vale. Mas, lentamente começou a nascer em mim - eu ainda amava o que fazia. A série de eventos na Apple não tinha mudado isso nem um pouquinho. Eu tinha sido rejeitado, mas eu ainda estava apaixonado. E por isso decidi começar de novo.

Eu não vi isso na época, mas acabou que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser de novo um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida.

Durante os próximos cinco anos, eu comecei uma empresa chamada NeXT, outra companhia chamada Pixar e me apaixonei por uma mulher maravilhosa que se tornou minha esposa. Pixar acabou criando o primeiro computador mundos filme de animação, Toy Story, e é o estúdio de animação mais bem sucedido do mundo. Em uma inacreditável guinada de eventos, a Apple comprou a NeXT, eu retornei à Apple, ea tecnologia que nós desenvolvemos na NeXT está no coração do atual renascimento da Apple. E Lorene e eu temos uma família maravilhosa.

Tenho certeza de que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple. Foi um remédio horrível, mas eu acho que o paciente precisava dele. Às vezes a vida bate na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor que eu fiz. Você tem que encontrar o que você ama. E isso é tão verdadeiro para o seu trabalho, como é para seus amantes. Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, ea única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não se acomode. Como em todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não se acomode.

Minha terceira história é sobre morte.

Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo como: ". Se você viver cada dia como se fosse o último, algum dia você certamente estará certo" Deixou uma impressão em mim, e desde então, nos últimos 33 anos, tenho olhado no espelho toda manhã e me perguntava: "Se hoje fosse o último dia da minha vida, que eu iria querer fazer o que eu estou a ponto de fazer hoje? " E se a resposta foi "não" por muitos dias seguidos, eu sei que preciso mudar alguma coisa.

Lembrar que estarei morto em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - estas coisas simplesmente somem em face da morte, deixando apenas o que é verdadeiramente importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há nenhuma razão para não seguir seu coração.

Cerca de um ano atrás eu fui diagnosticado com câncer. Eu fiz um exame às 7:30 da manhã, e ele claramente mostrou um tumor no meu pâncreas. Eu nem sabia que era um pâncreas. Os médicos me disseram que era quase certamente um tipo de câncer que é incurável, e que eu deveria esperar viver mais do que três a seis meses. Meu médico me aconselhou a ir para casa e arrumar minhas coisas em ordem, que é o código dos médicos para preparar para morrer. Significa tentar dizer aos seus filhos tudo o que você pensou que teria os próximos 10 anos para lhes dizer, em poucos meses. Significa ter certeza que tudo está abotoado para que ele será o mais fácil possível para sua família. Significa dizer seu adeus.

Eu vivi com aquele diagnóstico o dia inteiro. Mais tarde naquela noite eu fiz uma biópsia, onde eles enfiaram um endoscópio pela minha garganta abaixo, através do meu estômago e dentro dos meus intestinos, colocaram uma agulha no meu pâncreas e tiraram algumas células do tumor. Eu estava sedado, mas minha esposa, que estava lá, me disse que quando eles viram as células sob um microscópio os médicos começaram a chorar porque acabou por ser uma forma muito rara de câncer pancreático que é curável com cirurgia. Eu fiz a cirurgia e estou bem agora.

Este foi o mais próximo que eu estive de encarar a morte, e eu espero que seja o mais próximo que eu chegue por mais algumas décadas. Tendo passado por isso, posso agora dizer a vocês, com certeza um pouco mais do que quando a morte era um conceito útil mas puramente intelectual:

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E mesmo assim a morte é o destino que todos compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E que é como deveria ser, porque a morte é muito provavelmente a melhor invenção da Vida. É o agente de mudança da Vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo. Agora o novo são vocês, mas algum dia não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpa ser tão dramático, mas isso é bem verdade.

Seu tempo é limitado, então não o desperdicem vivendo a vida de alguém. Não caia na armadilha do dogma - que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante, ter a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o resto é secundário.

Quando eu era jovem, havia uma publicação incrível chamada The Whole Earth Catalog, que era uma das bíblias da minha geração. Foi criado por um sujeito chamado Stewart Brand não muito longe daqui, em Menlo Park, e ele a trouxe à vida com seu toque poético. Isso foi no final dos anos 1960, antes dos computadores pessoais e da editoração eletrônica, então tudo era feito com máquinas de escrever, tesouras e câmeras Polaroid. Foi uma espécie de Google em forma de livro, 35 anos antes do Google aparecer: era idealista, e transbordando de ferramentas legais e grandes noções.

Stewart e sua equipe publicaram várias edições de The Whole Earth Catalog, e depois quando ele já tinha o seu curso, eles lançaram uma edição final. Era meados dos anos 1970, e eu tinha a tua idade. Na contracapa da edição final havia uma fotografia de uma estrada de interior ensolarada, daquele tipo onde você poderia se achar pedindo carona se fosse aventureiro. Abaixo, estavam as palavras: "Stay Hungry, continue bobo.". Foi a sua mensagem de despedida que fora assinado. Stay Hungry. Mantenham-se Moleques. E eu sempre desejei isso para mim. E agora, quando vocês se formam e começam de novo, eu desejo isso para vocês.

Stay Hungry. Mantenham-se Moleques.

Por que deixamos tudo para depois?


Preguiça, medo de não conseguir fazer como deveria ser feito, mau costume? O motivo talvez seja o que menos importa. Mas o fato é que, por conta dessa mania de deixar tudo para depois, muitas pessoas têm amargado uma sensação terrível de que a vida passou e elas simplesmente perderam o bonde!

Claro que, vez ou outra, desafiar o velho e sábio dito popular que nos cobra por que deixar para amanhã o que podemos fazer hoje não é sinônimo de fracasso ou catástrofe. Porém, se o seu lema já se tornou o provocante por que fazer hoje o que podemos deixar para amanhã, cuidado! Você pode estar ocupando o lugar de seu próprio inimigo!

A vida não pára até que você se sinta pronto. Você é que terá de aproveitar o ritmo para se preparar. O tique-taque das horas pode ser uma melodia que embala você e o conduz às suas melhores ações, ou pode ser um capataz que te açoita e castiga, exigindo mais e mais sacrifícios. É você quem decide! E, sendo assim, de que forma realmente quer viver? Empurrando com a barriga ou fazendo acontecer?

Toda vez que você deixa um compromisso, uma tarefa, uma conversa ou uma decisão para depois, está adiando seu sucesso, seus resultados ou, quem sabe, até a sua tão desejada felicidade. Portanto, minha sugestão é para que, a partir de agora, você só deixe para amanhã aquilo que, se feito ou decidido hoje, puder ser ruim. Nesse caso, nada melhor do que uma noite bem dormida para chegar a uma nova conclusão e, consequentemente, uma ação mais inteligente.

Ou seja, use sempre a máxima protetora: na dúvida, não ultrapasse. Mas não se deixe enganar: quanto antes você fizer o que precisa ser feito, mais rapidamente chegará onde deseja e mais intensa e profundamente estará vivendo cada dia da importante viagem que é sua vida!
:: Rosana Braga ::
Amor Incondicional


A Lei é o Amor! Não existe nenhuma outra maneira de atingirmos nossa paz interna a não ser pela expressão do Amor Incondicional.

E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida.

É caminharmos fazendo a nossa parte, amando ao próximo como a nós mesmos, entregndo a Deus, à vida, todas as situações conflitantes, dolorosas, que momentaneamente possamos estar incapacitados para darmos a melhor solução, a resposta mais adequada.

É a certeza de que tudo na Terra é ilusório, passageiro, transitório... é só uma pequena viagem.

Mantermos sempre na nossa mente, no nosso espírito, a visualização da nossa grande meta, que é o amadurecimento da nossa alma, o atingirmos a consciência maior, a lucidez da vida... e é isto, somente isto que verdadeiramente importa.

Com esta visão, com esta postura, caminhamos com leveza, com soltura, com alegria, com aceitação e tolerância... pois as emoções são ilusões, a dor é ilusão, a caminhada terrena é ilusão, o humano é ilusão... Deus é Real. O Divino é Real. A Consciência é Real. O Espiritual é Real. A Morte é ilusão do ego mas é Real, pois é a passagem para o Plano Real.

Amar incondicionalmente é amar além, apesar das ilusões, é amar sem esperar retorno, pois o retorno real é Divino, o retorno real é a simples alegria de expressarmos o amor. A verdadeira felicidade é termos a capacidade de expressar o amor.

Convido vocês a fazerem um Jogo de Faz de Conta:

- Vivenciem um dia inteiro fazendo de conta que sabem amar incondicionalmente.
- Sejam pacientes e tolerantes.
- Relevem as pequenas mágoas, os pequenos ressentimentos.
- Olhem nos olhos do outro.
- Exercitem a solidariedade, a compaixão, o companheirismo.
- Evitem a autocrítica negativa e a crítica ao outro.
- Priorizem atividades que visem ajudar o próximo.
- Se permitam ter tempo para si mesmo e para o outro.
- Façam de conta que estão perdoando a si mesmo, a tudo e a todos.
- Façam de conta que vocês se amam e se respeitam e que também amam e respeitam o outro.
- Imaginem que amam a humanidade além dos interesses do ego.
- Sorriam, sejam gentis e atenciosos.
- Expressem através da palavra e dos gestos calma, alegria, esperança e carinho.

Quem sabe poderemos descobrir - através deste jogo de faz de conta - tanto prazer, tanto contentamento, ao ponto de até decidir incorporar a expressão do amor incondicional no nosso cotidiano, na nossa atitude interna, na nossa postura, na nossa caminhada...

Brincando de faz de conta podemos até descobrir a verdade da vida, que é o Amor Incondicional.

:: Ingrid Dalila Engel ::







O Amor Fraterno
Mesmo que eu fale em línguas, a dos homens e a dos anjos, se me falta o amor, sou um metal que ressoa,retumbante. Mesmo que tenha o dom da profecia, o saber de todos os mistérios e de todo o conhecimento, mesmo que tenha a fé mais total, a que transporta montanhas, se me falta o amor, nada sou. Mesmo que distribua todos os meus bens aos famintos, mesmo que entregue o meu corpo às chamas, se me falta o amor, nada lucro com isso. 





                                                            
O amor tem paciência, o amor é serviçal, não é ciumento , não se pavoneia, não se incha de orgulho, nada faz de inconveniente, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se regozija com a injustiça, mas encontra a sua alegria na verdade. Ele tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca desaparece. As profecias?         Serão abolidas. As línguas? Acabar-se-ão. O conhecimento? Será abolido. Pois o nosso conhecimento é limitado e limitada a nossa profecia. Mas quando vier a perfeição, o que é limitado será abolido. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei homem, pus cobro ao que era próprio da criança. Agora, vemos em espelho e de modo confuso mas então, será face a face. Agora, o meu conhecimento é limitado; então, conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem estas três coisas, a fé, a esperança e o amor, mas o amor é o maior.




Para Você.......
 

Quando você sentir vontade de chorar, não chore, pode me chamar que eu venho chorar por você. Quando você sentir vontade de sorrir, me avise, que eu venho, para nós dois sorrirmos juntos. Quando você sentir vontade de amar, me avise, que eu venho amar você. Quando você sentir que tudo esta se acabando, me avise que eu venho ajudar a reconstruir. Quando você achar que o mundo é pequeno demais para a sua tristeza, me chame, que eu faço ficar pequeno demais para a sua felicidade. Quando você precisar de companhia, naqueles dias nublados, eu venho, venho sim! Quando você estiver precisando ouvir alguém dizer Eu te amo, me chame, que eu digo a você, a qualquer hora. E quando você não precisar mais de mim, me diga, pois meu amor por você é grande demais, mas mesmo assim: EU SIMPLISMENTE IREI EMBORA...



FELICIDADE

 

Felicidade não tem peso, nem tem medida, não pode ser comprada, não se empresta, não se toma emprestada, não resiste a cálculos, porque não é material, nos padrões materiais do nosso mundo. Só pode ser legítima. Felicidade falsa não é felicidade, é ilusão. Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem, diria que a felicidade pode ter tamanho, pode ser grande, pequena, cabendo nas conchas da mão, ou ser do tamanhão do mundo. Felicidade é sabedoria, esperança, vontade de ir, vontade de ficar, presente, passado, futuro. Felicidade é confiança: fé e crença, trabalho e ação. Não se pode ter pressa de ser feliz, porque a felicidade vem devagarinho, como quem não quer nada. Ser feliz não depende de dinheiro, não depende de saúde, nem de poder. Felicidade não é fruto da ostentação, nem do luxo. Felicidade é desprendimento, não é ambição. Só é feliz quem sabe suportar, perder, sofrer e perdoar. Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar.







Decisões

Na vida tudo é ainda um somatório de decisões, este é e continua a ser o núcleo central dos sucessos e fracassos, vitórias e derrotas, avanços e retrocessos.
Decisões, o número deles fará com que as nossas vidas para sempre.



A vida é uma soma de decisões.

Às vezes pensamos que escolher, e depois de um período de tempo nós escolhemos algo ou muitas coisas, percebemos que não escolheu bem.

Se você aprender a escolher, será o desenvolvimento de uma habilidade ou capacidade, mais importante do que Deus lhe deu.



A escolha é decisiva!

É verdade que as condições de sociedade nos colocam as suas condições, mas chega um ponto em que não é suficiente.

É eleito ou não estar sempre acima do condicionamento da sociedade.

Qualquer argumento que você deseja cancelar seus sonhos, você tem que derrubá-los, você tem que tirá-los, e você tem que expulsá-los de você.
Eles são amigos que ajudarão a moldar sua vida e ajuda de suas influências.

É importante que eu escolher bons amigos.

Algumas pessoas têm o hábito de se relacionar com amigos bom ou ruim. Amigos escolher o bem tem que voltar um fato.

Estes hábitos adquiridos nas escolhas que temos feito no curso da vida.

Deuteronômio 30:19, "para chamar o céu ea terra como testemunhas contra vós hoje, que tenho posto diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição," Deus diz: "escolha".

Sem dúvida, como existem pessoas que nunca vai mudar não vai mudar a sua escolha.

Os amigos estavam tão convencidos de que eles estavam caminhando de volta cinco. E acredite ou não tudo na vida é a convicção.

"Escolhe a vida para que você e seus descendentes possam viver"

Isso significa que as eleições não só irá alcançá-lo, mas também alcançar seus descendentes, não só crianças, mas também são filhos de seus filhos, e também os filhos dos filhos de seus filhos e os filhos , crianças, filhos dos seus filhos, e as pessoas não percebem isso.

O que eu escolher ter um gerações de alto impacto.

A palavra de Deus é a primeira coisa que dá visão e direção que ele dá é segundo. O endereço é apenas para você e para mim aprender a escolher.
Alfredo Pastor Dimir

 




"Há recursos suficientes no seu coração"

Por Watchman Nee

Você sabe que há recursos suficientes em seu coração para atender à demanda de qualquer circunstância em que você poderia encontrar?

 

    

Você sabe amigos, que o Espírito dentro de você é Deus? Podem ser os nossos olhos abertos para ver a grandeza do dom de Deus! Podemos descobrir a vastidão dos recursos escondidos em nosso próprio coração! Eu poderia gritar de alegria ao pensar que o Espírito que habita em mim não é apenas uma influência, mas uma pessoa viva, que é o próprio Deus! O Deus infinito dentro do meu coração! Não sabe como se comunicar a alegria deste conhecimento, que o Espírito Santo que habita em meu coração é uma pessoa. Eu só posso repetir, é uma pessoa. Meus amigos, eu repetíroslo cem vezes: O Espírito de Deus habita em mim é uma pessoa! Eu sou apenas um vaso de barro, mas dentro deste vaso de barro tomou um tesouro inefável: o próprio Senhor da glória.

Todo o desejo e preocupação com os filhos de Deus deixaria, se seus olhos estavam abertos para ver a grandeza do tesouro escondido em seu coração.

Você sabe que há recursos suficientes em seu coração para atender à demanda de qualquer circunstância em que você poderia encontrar?

Você sabe que há energia suficiente para abalar o universo? Deixe-me dizer-lhe mais uma vez - eu digo com a maior reverência - vocês que nasceram de novo, o Espírito de Deus, você carrega Deus em seu coração!.

Todos leveza dos filhos de Deus também acabaria se reparado com a grandeza do tesouro depositado neles. Se você tem pouco dinheiro no seu bolso, você pode andar na rua feliz, falando livremente sobre a estrada, sem se preocupar especialmente sua marcha. Pouco importa se você perder o seu dinheiro, porque há pouco em jogo. Mas se você pegar um monte de dinheiro seria muito diferente e situação muito diferente todo o caminho você se conduz. Teria grande alegria em seu coração, mas não andam despreocupadamente, e, ocasionalmente, você ir mais devagar para colocar a mão no bolso, sentir o teu tesouro novamente e continuar a sua marcha com seriedade alegre.

Nos dias do Antigo Testamento, havia centenas de barracas no acampamento de Israel, mas tinha uma muito distinta de todas as outras. Em uma carpa comum poderia fazer o que ele queria: que comer, ou rápido, trabalhar ou relaxar, ser alegre ou sóbrio, em voz alta ou silenciosa. Mas que outra barraca impostas reverência e respeito. Pode-se entrar e sair das tendas outros falando alto e rindo livremente, mas quando se aproxima esta tenda especial foi andando mais a sério. E na frente dela, o chefe de Israel curvou-se em silêncio solene. Ninguém podia tocar que tenda com a impunidade. Se qualquer homem ou animal se atreveu a tocá-lo, sua sentença de morte era certa. O que aconteceu com a tenda? Era o templo do Deus vivo. Como para a tenda em si, não tinha nada em particular, como era comum no exterior material, mas o grande Deus a havia escolhido para ser sua morada.

Você percebe agora o que aconteceu com a sua conversão? Deus veio em seu coração. Ele fez seu templo. Nos velhos tempos, Deus habitava num templo feito de pedras, agora mora em um templo composto por crentes que vivem. Quando você realmente entender que Deus fez sua morada em nossos corações, que se curvou inundação nossas vidas! Todos os leviandade, frivolidade todos, e até mesmo qualquer desejo de agradar a nós mesmos deixam de aprender que somos o templo de Deus eo Espírito de Deus habita em nós. Você compreender plenamente que, onde quer que você vá transportar o Espírito Santo de Deus? Não traga sua Bíblia com você apenas nem mesmo bons ensinamentos sobre Deus, mas o próprio Deus.

Os cristãos razão pela qual muitos não experimentam o poder do Espírito, mas quanto mais verdadeiramente em seu coração, é a falta de reverência. E falta de reverência para com os seus olhos não estavam abertos para o fato de que a presença. É um fato, mas não vi isso. Por que alguns cristãos vivem vidas vitoriosas, enquanto outros vivem em constante derrota? A diferença não é explicada pela presença ou ausência do Espírito (ele mora no coração de cada filho de Deus), mas no seguinte: Enquanto alguns notaram sua presença e outros não. A verdadeira revelação da presença do Espírito irá revolucionar a vida de qualquer cristão.




Paciência qualidade admirável
 
Por Billy Graham

A paciência é uma qualidade admirável na vida que poucas pessoas parecem possuir, mesmo cristãos.
      

De acordo com a Palavra de Deus, nossa vida deve ser caracterizada pela paciência, porque é importante para desenvolver um caráter maduro e estável do que o Senhor quer que ocorra em Seu povo. "O amor é paciente e bondoso ... não provocou" (1 Coríntios 13:4-5).

A paciência é a capacidade de absorver problemas e tensões sem se queixar, e não ser afetado pelos obstáculos, atrasos e fracassos.

Deus nos permite ter dificuldades, transtornos e até mesmo o sofrimento, para uma finalidade específica: eles nos ajudam a desenvolver a atitude correta a crescer a nossa paciência.

Quando o cristão vê-se que estes testes são resolvidas a seu favor, permitindo-lhe alcançar os resultados desejáveis ??e reforço para seu personagem, ele prepara o terreno para o desenvolvimento de um espírito paciente.

Então o Espírito Santo de Deus possa desenvolver o fruto da paciência em sua vida. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência ..." (Gálatas 5:22).

A falta de paciência que caracteriza a nossa geração, Billy Graham disse o seguinte: "Este é um momento arrogante, neurótico, cheio de impaciência.

Temos pressa, quando não há necessidade - apenas pressa. Esta época tem acelerado mais problemas e menos moral do que as gerações anteriores, e que tem causado males nervosos.

A impaciência produziu uma seqüência de casas destruídas, úlceras, etc., E estabeleceu o cenário para mais guerras mundiais. "

Um pouco de introspecção e análise de impaciência, de nossa parte pode ser conveniente e útil. O que me deixa impaciente?

Eu sou imatura? Eu sou exigente?
"Mas o alimento sólido é para aqueles que são maduros, que pelo uso constante, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem eo mal" (Hebreus 5:14).

Eu sou egoísta, legalista ou exigentes? Eu sou capaz de deixar espaço para erros e imperfeições dos outros, lembrando que Deus é também agir sobre eles?

"... Seja paciente com todos. Ver que nenhum tornam o mal pelo mal, mas segui sempre o que é bom para os outros, e para todos "(1 Tessalonicenses 5:14-15).

Posso ficar irritado com facilidade, "porque alguém está fugindo com ele"?
"Não te indignes por causa dos malfeitores" (Salmos 37:1)

Estou com inveja ou ciúmes?
"Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que você não será condenado "(Tiago 5:8-9).

Eu sou materialista? Sou dominada pelo espírito deste mundo?
"Se vós, pois já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto ..." (Colossenses 3:1)

Será que eu realmente superar o "secular-minded"?
"... Porque eu aprendi a viver contente em qualquer circunstância" (Filipenses 4:11)

Estou sendo insensível a esforços de Deus para lidar comigo, permitindo que sofrem circunstâncias adversas, irritação e tensão, de modo que através de Sua graça, aprender a transcender a si mesmo e crescer no amor e estatura espiritual?

    

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias provações, sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Mas a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando nada "(Tiago 1:2-4).

Do livro: um manual para os trabalhadores cristãos




O Espírito Santo e a oração (02/02)

Paul Yonggi Cho
(Trecho do capítulo 2)

[...] Na minha vida pessoal, a comunhão com o Espírito Santo é o mais importante. Eu não poderia viver sem essa doce comunhão, que se tornou tão familiar na minha vida. De manhã eu sinto a sua força em meu coração e eu tenho a força para enfrentar os desafios do dia sabendo que vou deixar totalmente vitorioso em todas as situações.

Eu também descobri que eu não sou inteligente o suficiente para resolver os inúmeros problemas que eu tenho sempre, mas eu posso simplesmente dizer que o Espírito Santo: ". Espírito doce, deixe-me dizer-lhe a dificuldade que eu sou eu sei que você sabe o pensamentos de Deus e que você tem a resposta. " Então certamente espero que a resposta do Espírito Santo.

Descobrindo ao longo dos anos que o Espírito Santo renova-me espiritualmente, mentalmente e fisicamente, eu percebi que comunhão diária com Ele é uma obrigação. Na hora eu gasto cada manhã em oração, a maior parte do tempo dedicado à comunhão com o Espírito.

Toda vez que Deus me dá algo novo e fresco da palavra, eu sei que a partir do Espírito da verdade que habita em mim. Assim como o Espírito Santo causado Maria para conceber, também pode ser fertilizado com a palavra da vida. "A letra mata, mas o Espírito vivifica." Esta é a razão pela qual milhares de pessoas fazem coa frente de nossa igreja aos domingos para assistir a cada uma das sete religiões que temos, e que o nosso culto televisionado é um dos programas mais assistidos. As pessoas não estão apenas interessados ??em ser ensinado a Palavra, mas deseja que o ungido verdade pelo Espírito Santo. Paulo experimentou este tipo de ensino e, assim, testemunha aos Coríntios: "E nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, por isso sabemos o que Deus nos deu, o que falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, comparando coisas espirituais com espirituais "(1 Coríntios 2:12-13).

O Espírito Santo nos unge para não só para ministrar a Palavra de Deus com poder e autoridade, mas também nos protege de ataques do diabo. O fato de pastorear a maior igreja do mundo não exime me dos ataques dos outros. O que me incomoda são os ataques do mundo, mas as de alguns crentes que têm a capacidade de ofender. Mas comunhão diária com o Espírito Santo pode nos proteger, não de tais ataques, mas os seus efeitos. Vemos esse princípio claramente revelada na vida de Estevão, primeiro mártir da Igreja.

Como vemos em Atos 7, Stephen proclamada a Palavra de Deus com grande poder, mas a resposta de Israel era que eles se sentiram tão culpados que eles queriam matá-lo por causa de suas palavras: "Quando ouviram essas coisas, eles ficaram furiosos em seus corações, e os dentes rachados contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à mão direita de Deus "(Vr. 54-56).

Paulo termina sua segunda epístola aos Coríntios, dizendo: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus ea comunhão do Espírito Santo estejam convosco" e remete para esta comunhão com o Espírito Santo em Filipenses 2:1.

Se suas orações não estão vazios e são um estímulo para você, talvez não seja obedecer a admoestação de Paulo para ter comunhão com o Espírito Santo. O Espírito vai apresentar a alegria, a paz e um sentido da justificação que você deseja. Lembre-se que o Reino de Deus não é comida ou bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.




Dicas sobre o amor de Deus

Para Katrhyn Kuhlman

Oh, de volta à Palavra de Deus! O que precisamos é um novo batismo do Espírito Santo no coração do mundo. Voltamos para a Palavra de Deus ea prática suas verdades simples.
    

Há algo sobre a praticidade da Palavra de Deus. Olha, para mim a palavra de Deus é muito prático. Ele é direto, é para a vida cotidiana. Como quando eu digo que vai chegar a sua casa e você vai "pão de milho farinha, que no Missouri é" bom e há partes da palavra de Deus para mim (opinião) são tão bons e tradicionais pão de milho, em Missouri. Eles são bons para você. Eles ajudam você a crescer. Eu cresci assim, e também gosto bom. Eu gosto.

Agora, se você não gosta da Palavra de Deus, se não gastá-lo viver a vida cristã, há algo errado com você, e não a experiência cristã não é plano de Deus para você. Eu quero que você saiba. Talvez você tenha experimentado apenas o suficiente para fazer você se sentir mal. Pode ser que. Você já pensou?

Oh, você já viu aquelas criancinhas que estão começando a aprender a nadar? ... Indo para a piscina e colocar um dedo na água. A água é fria, e começam a gritar. E gritar: "Mamãe, mamãe, é frio, é frio!" E novamente, e colocou dois dedos na água, ou metade de um pé. "Oh, está frio!". 'S Frio, muito frio! "
Não gostam nem um pouco .., mas olha que menino é valente no trampolim! Quando eu vê-lo. Ouro: "Oh, Jesus, deixe-o anjo cuidar daquela criança Vai matá-lo." E antes de terminar dizendo, o rapaz salta para cima e entra na água e espirrar para fora em todas as direções, e grita com outras crianças, "Venha, venha. A água é bonita."

Ele não é frio. Ela ama-lo, porque ele tem tudo que ele tem, foi completamente submerso na água e está gostando.

Agora, se você não está desfrutando de seu relacionamento com o Senhor, se você não gosta de ser um cristão se você não gosta dessas coisas que lhe dá a palavra de Deus, talvez seja que você só tem o suficiente para se sentir mal.

Talvez apenas e estão colocando um dedo nela viver para o Senhor. Se você não tiver molhado ainda ... talvez você não está completamente imerso em "coisas do Espírito. Oh, a vida é mais maravilhosa do mundo quando você dá a todos vocês! Esta viver a vida cristã vale tudo. É tudo. Vale a pena dar tudo que você tem.

... Eu acho que se você perguntar a um milhar de pessoas que a sua definição de amor, se milhares de respostas diferentes, mas a Bíblia tem a resposta real. A Palavra de Deus dá a resposta verdadeira, Verda dera definição do que é o amor. Eu acho que do ponto de vista literário, o décimo terceiro capítulo de I Coríntios é uma das passagens mais extraordinárias sempre que vir da caneta do homem. Nós devemos retornar para o capítulo da Primeira Corinthians ce tre.

O que é a manifestação exterior de um amor verdadeiro? Eu ainda sustentam que o amor é ação. Você não pode amar sem que o amor é expresso em um fora algo muito definido,. Existe uma fruta ao ar livre do amor que está dentro de modo geral. Conheça o seu vizinho, seu colega de trabalho sabe, o homem que passa na rua vai saber, e até de remover o lixo que você irá. Ção O homem que é o seu carro na garagem sei. É algo que funciona na. Há uma manifestação externa ... se você tem amor verdadeiro.

... Não é algo tão belo, devemos tomar nota. Se você precisar, que é hoje: o amor "não é rude" (VS). Eu gostaria de poder fazê-los compreender que os milhares de pessoas estão falando sobre o amor, carregando faixas que falam de amor, que nen tie milhares de palavras para dizer sobre o amor, que grandes concentrações estão tentando mostrar ao mundo que eles amam.

Quer saber uma coisa? Temos de voltar para a Bíblia e ver o que é verdadeiramente o amor. Amor "não faz nada errado." Este versículo tem sido traduzido em muitas maneiras. O significado é simplesmente isto: O amor é sempre simpático, cortês, nunca violento. Onde houver ódio, a violência encontrar, mas o amor mostra cortesia. Nunca é difícil. Nunca é brutal. O amor não anda por aí dizendo coisas desagradáveis.

Uma expressão comum nestes dias é "olho por olho, dente por dente" é o que você quer de cir. Mas o amor nunca diz isso. O amor não faz essas coisas.

Minha tia Belle tinha algo a dizer sobre mim. Eu tinha um primo, Howard, que foi um pouco mais velho que eu e foi um lutador. Eu estava sempre a bater! Um dia eu estava em minhas pernas pouco e olhou diretamente nos olhos, e eu disse (embora o meu vocabulário não era muito grande na época): ". Se você me bater, eu vou bater em você" E isso foi antes de eu saber o que ele entende por "objetivo de pêra".

Você sabe, todo mundo está falando sobre o amor, mas são apenas palavras. Profunda em nossos corações, dizemos: "Se você me bater, eu vou bater em você." E o que é fazer? Ódio. A atmosfera em que vivemos não é uma atmosfera de amor. É uma atmosfera de ódio. Ódio é tudo que nos rodeia. O amor é apenas uma palavra. Mas a Palavra de Deus diz que o amor "não se comporta de maneira rude."

Oh, de volta à Palavra de Deus! O que precisamos é um novo batismo do Espírito Santo no coração do mundo. Voltamos para a Palavra de Deus ea prática suas verdades simples.

Ele está agora: o amor não busca os seus próprios (v.5b). Talvez seja uma palavra profunda sobre a capacidade de esvaziar-se que o amor traz. O amor sempre pensar no outro. Hoje, é claro, tudo é baseado em: "O que eu recebo essa que está nele para mim que re cibo em troca??"

Às vezes eu acho que se depois de todos estes anos o pai voltaria a carne, voltaria a morrer logo, porque a vida é tão diferente hoje do que era quando ele era jovem ...

Quando eu era jovem, meu pai era um fazendeiro. E eu me lembro de ter escutado ele, quando os agricultores se reuniram boa Missouri (para ajudar uns aos outros). Eles não tinham máquinas modernas que temos agora, mas veio para a casa (alguém) e as mulheres cozinhavam (bolos feitos, biscoitos, carne cozida). Naquela época, foi comprado pão na padaria. Dezenas mente literal cozido e dezenas de pães, e os homens trabalham fora jaban.

Todos os vizinhos se reuniram. Ninguém disse, "Bem, Joe, o quanto eu pagar? Eu quero tanto por hora, e trabalhar por apenas tantas horas." Naquele tempo ninguém lhe pagou para um vizinho viu Niera para ajudá-lo a levantar a colheita. Não havia dúvida de: "Eu trabalhei cinco horas" ou "eu trabalhei seis horas." Apenas o sol se levantou, os vizinhos estavam lá, e trabalhou até o anoitecer, e ninguém reclamou, ninguém disse uma palavra. Se um vizinho estava doente ... Bem, eu vi minha mãe parar de fazer roupa em uma tarde de segunda-feira (e que foi quase o maior sacrifício que minha mãe poderia fazer, pois a lavagem foi a coisa mais importante em sua vida. Na segunda-feira, a mãe foi dedicada à lavagem ). Eu vi minha mãe lavando parar quando alguém veio e disse: "Sra. Kuhlman, Sofia está doente. Pode vir imediatamente?"
e eu sabia que minha mãe passou a noite toda, talvez no dia seguinte também. Conseguimos o melhor que podíamos estávamos sem uma mãe, talvez por um par de dias, e ela chegou em casa ele dormia muito pouco, porque um vizinho estava doente.

Fazemos isso agora? Mas é claro que pensamos que somos uma geração de pessoas inteligentes, e constantemente falar de amor. Mas nunca houve uma geração ou uma época em que havia tanto ódio como no DAD presente.

    

Estamos falando de algo que alguns de vocês co nhecer nada. Nós conversamos sobre algo que não praticam.

... Estes versos em I Coríntios 13 diz ções são todos sobre o que faz você ama a pessoa. Em fazer a passagem, o apóstolo Paulo estava falando do indivíduo na sua relação com os outros duo. Se você faz parte da humanidade, você tem que viver com os outros. E a Palavra de Deus fala de seu relacionamento com seu vizinho, seu irmão, os membros de sua familla, com os outros. "Para mim o viver é Cristo" (Fp 1:21). Se não manifestar o seu amor, é melhor você parar de pregar (Se você copiar essa mensagem e web autor deve incluir. avanzapormas.com - Graças)






Crescimento espiritual no lar

crescimento

Queridos Pais:

Seus filhos valem muito mais do que a própria vida para você. Por certo não trocaria um dos seus pequeninos dedos pelo mundo inteiro, com tudo o que ele encerra.

Geralmente as mães, em certas ocasiões desejaria que seus filhos fossem melhore, bem comportados, mais desejosos de fazer o que está certo e mais ponderador. Quantas vezes já não lhe disses: “Quando eu tinha a idade que vocês tem agora, eu…”. Qual a mãe, ou o pai, que nunca disse isso? Esta frase contêm mais do que uma indicação daquilo que você está constantemente tentando conseguir que seus filhos façam , o que você pensa que eles deveriam fazer nos brinquedos, na escola, em casa ou na igreja.

Já notou que quando as crianças são “más”, ficam mais semelhantes a seus pais do o quanto eles querem admitir? Naturalmente, naquelas ocasiões raras quando as crianças são “boas” são também semelhantes aos pais. Estes fatos são uma realidade, porque os pais são os seus primeiros, os mais eficazes e os mais responsáveis professores.

Encaremos os fatos! Ninguém tem mais responsabilidades em moldar a vida dos filhos, desde a mais tenra idade até ao estado adulto, do que nós, os pais. Somos seus mentores, para melhor ou para pior, e o que eles são, ou venham a tornar-se, depende grandemente daquilo que lhes ensinamos ou não ensinamos em nossos lares.

I – Por que ensinamos?

As experiências normais da vida familiar tornam cada pai um professor. Ensinamos nossos filhos porque estamos ligados a eles, porque vivemos mais tempo com eles, por que eles crêem em nós com mais facilidade, porque somos mais sensíveis a seus temperamentos e necessidade, e porque somos as pessoas mais importantes nas suas vidas até que se tornem adultos.

Quase que inconscientemente, nas rotinas da vida em família, nossos filhos copiam de nós a sua “filosofia” básica de vida, sua maneira de viver. Suas atitudes fundamentais sobre si mesmos, o mundo e as outras pessoas. É de nós que pegam seus gostos, suas preferências, suas idéias sobre o que está certo ou errado, e os conceitos das cosas que lhe são mais caras na vida.
Não somente isso, aprendem de nós com expressar seus sentimentos, seus temores, suas necessidades, seus desejos e ambições. Aprendem como obter o que quere. Aprendem se o trabalho duro, o estudo, a honestidade realizam mais coisas de valor do que a preguiça, o lazer e a desonestidade. Aprendem tudo isso de nós.

II – Como ensinamos as crianças

A atmosfera do lar ensina.
Já notou que os pais que são nervosos, rígidos e irritáveis, geralmente têm filhos do mesmo jeito? Por outro lado, pais que são calmos e moderados, geralmente têm filhos semelhantes. As crianças adotam como sua a linha emocional daqueles que mais significam para elas.
Também há o exemplo.

Oh! Como as crianças gostam de imitar os adultos! Esta é uma das maneiras mais poderosos que os pais dispõem para ensinar os filhos.
Outrossim, há o ensino oral. Você, como a maioria dos pais está constantemente usando a conversa, perguntas, explicações e discussões. Provavelmente também insiste, ameaça, castiga e recompensa. A vida é de tal modo que quando você se pões em comunicação como os filhos, está sempre ensinando-lhe algo.
Há ainda outras maneiras de ensinar.
Ensinar através de atividades, quando se mostra aos filhos como fazer as coisas, dando-lhes tarefas e afazeres. Na verdade estamos o tempo todo ensinando algo a nossos filhos. Mas, o nosso assunto é crescimento espiritual no lar, como conseguir isso?

III – Crescimento espiritual no lar.

Os pais crentes, em geral, estão-se desincumbindo bem de sua tarefa de ensinar os filhos, adequadamente, e também dando-lhes vantagens espirituais que os pais descrente não tem. As estatísticas dos crimes, dos divórcios, da juventude transviada, dos tribunais, atestam nossa afirmação.
Mesmo entre crentes, as famílias mais felizes, mais bem adaptadas, e que têm menos problemas em casa, são aquelas nas quais o ensino cristão, a adoração e o serviço são os meios normais de expressão.
Então é necessário que o crescimento espiritual no lar, seja uma constante. Vejamos algumas sugestões que ajudarão os pais na sublime tarefa de educar os seus filhos nos santos e retos caminhos do Senhor.

(1) Comece a freqüentar a igreja regularmente.
Torne-se aluno da classe de adultos na escola bíblica dominical. Lá encontrará muita ajuda em material para estudar bem como em fraternidade cristã e inspiração. Além dos mais, você estará dando o exemplo certo em levar seus filhos à igreja, em vez de mandá-los sozinhos. A participação no culto também é de suma importância. Não deixe que seus filhos fiquem no lado de fora do templo ou em outro lugar qualquer na hora do culto. Não deixe seus filhos transitar de um lado para o outro durante o culto. É preciso reverência na casa do Senhor. O salmista Davi escreveu: “Guarda o teu pé quando entrar na casa de Deus”.

(2) Comece agora, hoje mesmo, a fazer o culto doméstico.
Pouca diferença faz se o fizer pela manhã, ao meio dia ou à noite, na sala de visitas, na cozinha ou no quarto, o importante é que você e seus filhos leiam a Bíblia e orem juntos diariamente, como uma unidade familiar. No tempo presente, mais do que nunca, as famílias enfrentam o problema de conciliar um horário quando todos estejam em casa. Muitos saem de casa de manhã bem cedo e só voltam tarde da noite. Em muitos lares, até a mãe trabalha fora do lar. Isto tem sido realmente um grande problema. No entanto, algo precisa ser feito para que a família não perca sua identidade como tal principalmente no que consiste às coisas espirituais. Um tempo precisa ser dado para a adoração em família.

Como já dissemos, as crianças aprendem seus valores desde cedo, e os aprendem no seu próprio lar. Se os pais são espirituais, as crianças também o são. Desde bem pequenas estão aprendendo, podem dar a aparência de não estarem escutando, mas estão bem ciente do que está acontecendo no lar. Isto é muito certo quando se trata da oração no lar. Pode parecer um esforço inútil querer que a criancinha fique quieta para ouvir a leitura da Bíblia, e tome atitude de oração, mas isto é importante para ela. Orar na própria linguagem da criança, ajuda muito. Mesmo que os pais precisem fazer suas orações particulares em outra ocasião o hábito de culto doméstico ajuda as crianças a saberem o que é oração e leitura da Bíblia, e mais tarde ser

Fonte: MRP






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...