O LADRÃO
A história do ladrão na cruz, é uma das histórias mais comoventes
do Novo Testamento, uma história da vida real, cheio de amor e
compaixão.
A História ensina-nos que o nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo
estando em agonia para usar sobre ele todos os pecados de toda a
humanidade, sofrimento, angústia insuportável para qualquer ser
humano se sente abandonado por seu Pai, para que Deus estava
olhando para ele como o pior pecador que já viveu. A angústia e
agonia por pecados que não cometeu, mas nós culpa, rejeição de
Deus por causa do pecado que você e eu estávamos recebendo a
Jesus sofreu em nosso lugar, mostrando real como "Deus é amor"
e "Para Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna. "(João 3:16).
A história também nos ensina que ainda não é tarde para aceitar a
Jesus como nosso Salvador e do perdão e da vida eterna, para o
ladrão na cruz, como ele disse: "Você não teme a Deus mesmo,
sendo em a mesma condenação? Nós, na verdade, com justiça, o
castigo que os nossos atos:., Mas este tem feito nada de errado
"(Lucas 24, 40-41), estando na mesma condenação aceitaram a
Jesus como seu Salvador, Jesus pediu misericórdia e perdão, era
tão sincera que categoricamente admitiu sua culpa, e nosso
Salvador, na dor agonia e angústia, ele esqueceu todos os seus
sofrimentos e ouviu a oração de arrependimento, perdão e pedido
de ajuda. Confirmando o que ele disse uma vez: "Aquele que vem
a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37)
Nem mesmo pendurado na cruz de Jesus sofrimento vivido para si
mesmo, a cada passo que dava, cada palavra pronunciada por seus
lábios, cada gesto, a cada momento de sua vida eterna bênçãos
derramadas sobre os homens. E ainda ouviu o ladrão arrependido
morrendo ao lado dele e aceitou seu arrependimento, e deu-lhe a
esperança de perdão e vida eterna. Bendito para sempre o nosso
Deus, que vive para o bem-estar de todas as criaturas!
Mas esta história, ao invés de usado para mostrar e ensinar o amor
de nosso Salvador para morrer por nós na cruz, é muitas vezes
usado para tentar provar o falso conceito e doutrina da
imortalidade da alma e que na morte receber imediatamente a
nossa recompensa.
Vamos analisar esta história à luz da Bíblia. Deixar-se explicar e
comparar com versos versos, textos com textos, sem a adição de
nossas opiniões preconcebidas para a Bíblia. Permitindo que ela
nos ensine, pois ela é a fonte de toda a verdade e não nos
Embora a crucificação de Cristo é registrada em quatro
evangelhos, o livro de Lucas está nos dando uma melhor descrição
dos acontecimentos relativos nosso estudo. Então, vamos ler Lucas
23.
Quem era o ladrão?
O dia Jesus foi crucificado, já havia realizado um teste para
executar três pessoas: os criminosos e Barrabás. Barrabás era um
prisioneiro famoso, conhecido por todos (Mateus 27:16), que
estava na prisão com "co-motim" para o assassinato (Marcos
16:07) e sedição (Lucas 23: 19). Curiosamente, Cristo carregou a
cruz de ter Barrabás carregados, porque tomou o lugar da
crucificação, além disso, Cristo na cruz foi colocada lugar central
que estava reservado para o líder do grupo de criminosos ou
bandidos, de podemos deduzir que o ladrão na cruz foi
companheiro de Barrabás.
Estes dois indivíduos eram criminosos (Lucas 23:32), ambos os
ladrões injuriaram Ele (Mt 27:44). Mas observe o que acontece em
vv. 39-43:
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele,
dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo ea nós. Mas o outro
o repreendeu, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estão sob a
mesma condenação? Nós, na verdade com justiça, porque
recebemos o castigo que os nossos atos: mas este homem tem feito
nada de errado. E disse a Jesus, lembre-se de mim quando entrares
no teu reino. Então Jesus disse: Em verdade vos digo que hoje
estarás comigo no paraíso ".
Este verso é retirado da King James Version de 1960, e é apontado.
Mas existem muitas versões do versículo da Bíblia que apresentam
um "coma" após a palavra "dizer", outros depois da palavra
"que". Outras versões omitir a palavra "que" e colocou o "coma"
após a palavra "hoje". Se colocarmos o "vírgula" em lugares
diferentes dá a impressão de que Jesus está dizendo ao ladrão que
naquele dia estaria com ele no paraíso, mesmo que não colocou
qualquer pontuação.
Concluímos que este versículo realmente dá a impressão de que
Jesus diz ao ladrão vai estar com ele no paraíso "no mesmo dia".
Não parece ser um problema sério, já que a Bíblia não ensina em
qualquer lugar que a pessoa que está morrendo é recompensado
imediatamente, porque se assim for, o ladrão "bom" foi para o
céu naquele dia, eo mau ladrão para o inferno .
Mas, quando encontramos uma passagem ou texto que parece ser
diferente do que a Bíblia ensina de tudo, é hora de orar a Deus
para a compreensão da Sua Palavra, porque Deus é um Deus de
ordem e não de confusão, e estudar o texto à luz da toda Bíblia.
Há várias coisas que você deve compreender:
1 -. O ladrão pede a Cristo que se lembrasse dele quando Jesus
"vem no seu reino", quando Cristo não ir ao seu reino para
morrer. Jesus não veio para o seu reino por morrer, Jesus "entrou
em seu reino" Pentecostes em Atos 2:30-36.
2 -. Conceito de que o ladrão arrependido teve sobre o reino de
Cristo foi, provavelmente, o único que teve a maioria de seus
compatriotas (Lucas 4:19). Não há indicação de que ele tinha
abrigado um conceito mais claro do "reino", que eram os
discípulos de Jesus. Não devemos cometer o erro de supor que o
ladrão compreendido plenamente os ensinamentos de Jesus sobre
o Reino, mas suas palavras indicam claramente que acreditava na
ressurreição dos justos (Atos 24:15). Não importa o quão
compreensão imperfeita poderia ter sido usado no roubo da
natureza do reino de Cristo e da sua ressurreição, essa resposta
deve ser entendido à luz de seus próprios ensinamentos sobre estes
temas.
Jesus disse claramente que seu reino não era deste mundo (João
18:36), e que seu "reino" de glória seria estabelecida somente
quando ele voltou para pessoa terra.
1. Quando o Novo Testamento foi escrito, como era o costume,
em seguida, sem pontuação, e da conjunção "que" é uma adição
que tem sido feito em várias versões, especialmente em castelhano.
Pontos ea divisão dos versículos da Bíblia e capítulos que vêm
desde a Idade Média, e foram colocados para dar facilidade para
estudar a Bíblia Sagrada. Mas as divisões de capítulos, versículos
e pontuação não são inspirados. Foram colocados pelos
tradutores, onde eles achavam que deve ser colocado. Ainda
existem muitas palavras adicionadas, em muitas Bíblias são
escritos em "itálico"
Mas há outra evidência bíblica, podemos constatar:
Onde é o Paraíso? O historiador Josefo, que nasceu no ano 37 de
nossa era nos diz que os judeus acreditavam "em um lugar entre o
céu ea terra, onde Deus ordenou as almas que morrem do bem e
do mal, até que decidiu enviá-los para o céu ou para o inferno "e
este lugar foi chamado de" paraíso ".
Óssea que o paraíso tinha duas seções: uma luz, onde estavam as
almas do bem até que a recompensa final no céu, e uma seção de
trevas para os ímpios, até o dia em que ele seria lançado no
inferno. Mas não devemos acreditar nas tradições judaica e cristã,
ou de qualquer tipo, mas apenas da palavra de Deus. Ela é a única
base da verdade. Não tradições, teorias e mandamentos humanos.
Isso é o que muitas igrejas e pessoas de hoje, tendo o que ele disse
Josefo e os judeus acreditavam, e acreditam que o céu é um lugar
onde Deus ordenou o bom eo mau, até que Cristo veio para enviar
o bem céu e inferno mal diretamente na morte.
A palavra "paraíso" ocorre três vezes na Bíblia, lemos, por isso
seria correto para estudar essas passagens e aprender o significado
bíblico do paraíso:
2Co. 12: 2-4: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos
(se no corpo não sei, Deus o sabe) foi arrebatado até ao terceiro
céu. E sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo não sei,
Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis,
as quais ele é homem proferir. "Apóstolo Paulo explica aqui ele
foi pego na visão terceiro céu, o que nos faz perguntar se há um
terceiro céu deve ter um primeiro e um segundo céu céu também,
então, onde está o céu primeiro e segundo?
Biblicamente falando, o primeiro céu é encontrado em Gênesis.
1:08: "E chamou Deus à expansão Céus. E foi a tarde ea manhã,
o dia segundo. "O primeiro céu é a atmosfera que envolve a Terra,
onde os pássaros voam e as nuvens são. O segundo céu
mencionado em Gênesis. 15:05: "E Ele o levou para fora e disse:
Olha agora para os céus e conta as estrelas, se fores capaz. E eu
disse: 'Assim será a tua descendência. "
O segundo é o céu estrelado. Mas voltando ao nosso texto, Paulo
nos diz que o terceiro céu é onde Deus está. Isso é muito
interessante, porque o paraíso, segundo a Bíblia é o lugar onde
Deus habita, o que significa que se o ladrão foi para o paraíso
naquele dia para morrer, então era no mesmo dia para a presença
de Deus!
Mas, então, perguntar: Onde está o paraíso?
Leia Rev. 02:07 "Aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito
diz às igrejas. Aquele que vencer, darei a comer da árvore da vida,
que está no paraíso de Deus. "O que é que está no terceiro céu?
Paraíso. O que está no paraíso de Deus? A árvore da vida. Onde
está a árvore da vida?
"E ele me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que
sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e
de cada lado do rio estava a árvore da vida, que produz doze
frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são
para a cura das nações ".
Segundo a Bíblia, o trono de Deus está no Santo Jerusalém,
onde está o rio da água da vida ea árvore da vida. Então o paraíso
é a casa de Deus, a Cidade Santa de Jerusalém. Se o ladrão estava
com Cristo ao céu naquele dia, tanto o ladrão e Cristo (perdoem a
ênfase), eles devem ter sido nesse dia a presença de Deus. Assim,
de acordo com o céu Bíblia não é um lugar onde o intermediário
almas esperando o julgamento de Deus, mas é onde Deus vive.
Agora é impossível para o ladrão na cruz foi para o céu naquele
dia com Cristo por duas razões.
1. O ladrão não morreu naquele dia.
Leia Mateus. 27:46: "E perto da hora nona, Jesus exclamou com
grande voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? Que é Deus, meu
Deus, por que me desamparaste? Cristo morreu cerca de três horas
da tarde, e se também ler Ju. 19:31-33: "Então os judeus, porque
era a preparação da Páscoa, para que os corpos não ficassem na
cruz no sábado (para que o sábado era um dia de alta), rogou
quebrasen Pilatos que as pernas, e eles foram levados. Vieram os
soldados e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com
ele fora crucificado. Mas quando chegaram a Jesus, e vendo que
já estava morto, não lhe quebraram as pernas. "
O que tinha a intenção de quebrar as pernas? Para não fugir.
Ficou provado historicamente que havia pessoas que duraram até
duas semanas pendurado na cruz sem morrer. Esta foi uma das
razões por que o soldado perfurou o lado de Jesus com uma lança
para ter certeza que ele estava realmente morto, como o
crucificado não morrer tão rapidamente.
Mas se os dois ladrões quebraram as pernas para que eles não
escapar, eles ainda estavam vivos. Em seguida, o ladrão foi para o
paraíso com Jesus naquele dia porque o ladrão não morreu
naquele dia.
Biblicamente o dia termina ao pôr do sol, é por essa razão que nos
versículos que lemos, os judeus pediram a Pilatos que as pernas
quebradas, porque os três corpos foi para baixo antes do
encerramento na sexta-feira.
Se Jesus morreu na sexta-feira, mas o ladrão não morreu no
mesmo dia que Jesus.
2. Aviso março 16:1-6: "Quando ele passou o sábado, Maria
Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas
para ungi-lo ir. E muito cedo, no primeiro dia da semana, foram
ao sepulcro, o sol tinha subido. E eles disseram entre si: Quem nos
revolverá a pedra da porta do sepulcro?
Mas quando eles olharam, viram que a pedra removida, o que foi
muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem sentado
do lado direito, vestido com uma túnica branca, e ficaram
maravilhados. Mas ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a
Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitado não, aqui:. Eis
o lugar onde o puseram "
De acordo com esses versículos Jesus ressuscitou no primeiro dia
da semana ou domingo.
Agora leia Ju. 20:13-17: "E ele disse:" Mulher, por que você está
chorando? Ele disse-lhes: Levaram o meu Senhor e não sei onde o
puseram.
Quando ele disse isso, ela virou-se e viu Jesus em pé, mas não
sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que você está
chorando? ? Quem você procurar, Ela pensou que fosse o
jardineiro, ela disse: Senhor, se foste tu que o tiraste, dize-me onde
o puseste, e eu vou levá-la.
Jesus disse: Maria! Ela virou-se e disse: Raboni! (Que quer dizer
Mestre). Jesus disse: Não me toque, eu ainda não subi para meu
Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu
Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
O que esses versículos dizem? Jesus ainda não havia subido ao
Pai!
Então você não ir para o paraíso Jesus quando ele morreu na
sexta-feira.
Poderíamos perguntar, Quando Jesus foi para o Pai?
Luc ler. 24:36-45: "E assim como eles falaram, o próprio Jesus se
entre eles e disse: A paz esteja com você.
Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo
um fantasma. Mas ele disse-lhes: Por que estais perturbados, e
surja em vossos corações? Vê as minhas mãos e os meus pés, que
sou eu mesmo: apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne
nem ossos, como vedes que eu tenho.
E dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, enquanto eles
ainda alegre, não criam, e se perguntou, ele disse-lhes: Tendes
aqui alguma coisa de comer? Em seguida, deu-lhe um pedaço de
peixe assado, e um favo de mel. E ele tomou, e comeu diante deles.
E ele disse: Estas são as palavras que eu vos falei, estando ainda
convosco, que era para ser cumprido tudo o que está escrito sobre
mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Então ele abriu suas mentes para compreenderem as Escrituras. "
A manhã de domingo Jesus ressuscitou e diz a Maria para não
tocá-lo, porque ele ainda não tinha subido ao Pai no céu, mas, a
noite de domingo mesmo aparece aos seus discípulos e lhes diz o
que palpen, ou se no mesmo dia da ressurreição, Jesus subiu ao
Pai e desceu novamente para aparecer aos seus discípulos 40 dias
último aqui.
Mas, por que Maria não podia tocar antes de subir para o Pai?
Bendito seja a palavra de Deus! Nos versículos anteriores, lemos
que Jesus diz aos discípulos que precisavam ser cumpridas "tudo"
o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos
Salmos.
Jesus é o cumprimento do Antigo Testamento eo Novo, também.
Os judeus tinham várias festas cerimoniais, dos quais três eram
extremamente importantes, que são: Páscoa, Pães Ázimos e
Primícias.
Em Êxodo 12, Êxodo 23: 14-19, diante de Deus livre o povo de
Israel, Deus ordenou o povo para sacrificar um cordeiro simboliza
a libertação da escravidão no Egito, o cordeiro pascal representa
Jesus é o Cordeiro " que foi morto antes da fundação do mundo
"Rev. 13:10; representa seu sacrifício para libertar toda a
humanidade do pecado. Pois, assim como o povo de Israel eram
escravos de Faraó, para que nós também éramos escravos de
Satanás, mas agora somos livres pelo sacrifício de Jesus. Jesus
cumpriu o simbolismo da Páscoa.
A festa dos pães ázimos, representando o corpo e a vida sem pecado
de Cristo, já que o fermento é o que faz o pão para fermentar e
fermento é símbolo do pecado (Mateus 16:6; 8 de março: 15, Ga
5:9), e resumidos pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios. 5:7-8:
"Lançai fora, portanto, do fermento velho, para que sejais uma
nova massa, assim como estais sem fermento: para a nossa Páscoa,
Cristo, foi sacrificado por nós. Portanto, manter a festa, não com
fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas
com os ázimos da sinceridade e da verdade. "
As celebrações dos primeiros frutos, ou as colheitas, onde o povo
tinha para oferecer e levar diante de Deus, o Santuário, o melhor
da cultura, antes de usar ou tomar algo para si, deve ofrendarlo
Deus em primeiro lugar.
Os historiadores dizem que o sumo sacerdote, realizada três dias
antes do festival dos primeiros frutos, deve escolher o melhor de
todos os jardins, e, em seguida, marcar a melhor colheita daquele
jardim para cortar o dia de férias e apresentar diante de Deus. Ele
deve contar os degraus que o separavam do jardim, onde foram os
primeiros frutos para o santuário, para o dia da festa das
primícias, tinha que acordar cedo e ir para o jardim, cortar as
primeiras frutas a ser oferecidos a Deus e voltar para Santuário.
No caminho as pessoas vieram para ver e cantar louvores a Deus
por suas bênçãos e por oferecer os primeiros frutos. Mas o padre
não podia falar com ninguém e ofertas não pode ser tocada por
ninguém, exceto para os sacerdotes e chegam no momento preciso
o primeiro sacrifício da manhã foi para o sacrifício para oferecer
conjuntamente os primeiros frutos.
Em Jesus todos esses simbolismos encontrado o seu tipo e objetivo,
ele foi escolhido pelos sacerdotes, os primeiros frutos na
sexta-feira, três dias antes das férias. Sexta-feira foi sacrificado
como o cordeiro pascal, repousa no túmulo sem seu corpo ver
corrupção, ela também cumpriu Salmo 16:10 diz: "Tu não
deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo
veja a corrupção. '
Ressuscitar cedo no primeiro dia da semana, do início do dia do
festival dos primeiros frutos, pois ele é o 1Cor primícias. 15:18-19,
e como os primeiros frutos não podia ser tocado até que sejam
apresentados a Deus, no Santuário, Jesus diz a Maria para não
tocá-lo, porque ele primeiro teve os primeiros frutos comparecer
diante de Deus, cumprimento dos símbolos e significados dos três
grandes partidos: a sua vida sem pecado, Sua morte expiatória e
ressurreição. Quando apresentado ao Pai como sacrifício e oferta,
ao mesmo tempo, Pai aceita tanto sacrifício e sua oferta. Então
Jesus voltar no mesmo dia para o chão e aparece diante de seus
discípulos e diz-lhes: "Eis que eu envio a promessa de meu Pai
sobre vós ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que sejais
investidos de poder alta. "(Lc 24:49)," Toda a autoridade foi dada
a mim no céu e na terra. "(Mt 28:18). Aleluia!
Mas há uma questão que está flutuando em nossas cabeças, já
determinado através da Bíblia que é impossível para o ladrão se
foi com Jesus no paraíso naquele dia porque o ladrão não morreu
naquele dia e Jesus não ir para o paraíso quando morreu, mas,
onde estava Jesus quando ele morreu?
"Porque Davi fala a respeito dele, eu vi meu Senhor sempre diante
de mim. Porque ele está à minha mão direita, não serei abalado.
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua gozóse: E
ainda a minha carne há de repousar em esperança, não deixar a
minha alma no inferno, nem vai dar o seu Santo veja a corrupção
"Hec.. 2:25-27.
O que está corrompido? A carne de Jesus foi ao sepulcro sem
sua podridão corpo. Devemos esclarecer que, embora este verso diz
que Jesus foi para o inferno quando ele morreu, a palavra inferno
(outra palavra mal compreendida), de acordo com a Bíblia é a
sepultura. Pedro está citando o Salmo 16:10 aqui e nos salmos diz
Seol, o que implica que o Seol, Hades, o inferno é, todas essas
palavras significam sepultura, túmulo. (Veja comentário sobre o
homem rico e Lázaro).
Alguns exemplos: 1 Coríntios. 15:55: "Onde está, ó morte, o teu
aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória? O apóstolo Paulo está
citando Oséias 13:14
O Seol palavra aparece 65 vezes no Antigo Testamento, é uma
expressão figurativa para expressar o lugar onde as pessoas vão
para morrer (Gênesis 37:35; 1Sam 2:6, Jó 7:9, 14:13, Salmo 49.:
14-15). Como pode-se argumentar que equivale estritamente literal
de "grave".
Em nenhuma passagem é descrito como um lugar de castigo após
a morte.
"Mas morre o homem, e desperdiça, e perecem homem, e onde ele
está?
As águas do mar eram, e agotóse do rio, secou. Então, o homem se
deita, e não se levanta. Até lá não é o céu acordará nem será
despertado de seu sono. Oh, que me daria um esconde-me à
sepultura, quiseste Eu até que a tua ira, eu ordeno prazo, e
lembre-me "Jó 14:10-13 Se este é o inferno, onde você
queimar!.;? Por que Jó queria ir para lá? Jó queria morrer e
aguardam a ressurreição dos mortos. João 5:29.
Por tudo o que nós estudamos, devemos concluir que tomar este
versículo para apoiar a doutrina de que a morte imediatamente
receber nossa recompensa: "se nós éramos bons para o céu ou
para o inferno, se fosse ruim" não tem base bíblica . Então,
poderíamos dizer que a pontuação real deste verso é:
"Jesus disse: 'Em verdade vos digo hoje, estarás comigo no
paraíso"
Escreva para o autor deste artigo!
O dom de línguas é algo que foi introduzido na maioria das igrejas
cristãs do final dos anos 60 através das igrejas pentecostais e
evangélicas.
É um fenômeno que não conhece limites congregacional ou
denominacional. Hoje ele é praticado na maioria das igrejas da
cristandade.
O moderno ajustado para receber o "batismo do Espírito" no
Novo Testamento, principalmente sob a forma de "dom de
línguas". Na maioria dos círculos cristãos, e entre os pentecostais,
episcopais, presbiterianos, luteranos, católicos, etc, Falar em
línguas é chamado "glossolalia", a partir das palavras gregas
glossa (língua), e laleo (falar). Nestes mesmos círculos cristãos é
também chamado de "Renovação Carismática", de "carisma", um
dom da graça de Deus.
As pessoas que têm procurado o poder divino por este método
incluem ministros da maioria das denominações, estudantes
universitários, pessoas do social, política, entre outros.
Mas, se o dom de línguas, hoje, é o mesmo dom de tempo para os
discípulos?
São as línguas faladas hoje são os mesmos ou diferentes discípulos
falavam? As línguas faladas pelos discípulos eram línguas,
angelicais, ou idiomas humanos? Será que o apóstolo Paulo
línguas dos anjos?
Nós acreditamos que estas são questões legítimas que podemos e
devemos responder. Muito tem sido dito e escrito sobre o dom de
línguas, e cada pessoa pode e tem uma opinião pessoal sobre isso.
Mas devemos permitir que a Bíblia Sagrada é que realmente
explicar isso e ter a última palavra. A Bíblia é a palavra de Deus,
e, portanto, é a autoridade máxima e apenas em matéria de
doutrina. Deixe-a nos ensinar suas verdades. Aprenda a oração e
estudá-lo cuidadosamente. Comparando um texto com outro,
observando o contexto dos versos e estudar o contexto histórico da
passagem.
Então, vamos permitir que a Santa Palavra de Deus para explicar
esta questão.
Para começar o nosso estudo, leia Mateus 3: 11: "Eu vos batizo
com água, para arrependimento, mas aquele que vem depois de
mim, cujas sandálias não sou digno de levar é mais poderoso do
que eu, ele vos batizará com o Santo Espírito e fogo ".
O contexto desta passagem, é a preparação por João Batista para
a missão de Jesus.
João mostra claramente entendido e previu que seu batismo só
antecipou a obra de Jesus Cristo e seus discípulos batizados no
Espírito Santo e fuego.Los judeus conhecia bem esse termo. Davi
implorou: "Não tomar seu Santo Espírito de mim" (Sl 51:11).
Isaías disse que Israel estava "entristecido o seu Espírito Santo"
(Isaías 63:10-11) e falou do "Espírito do Senhor Deus", que
repousam sobre o Messias (cap. 61:1).
Fogo e água são dois grandes instrumentos naturais purificadores,
e é adequado para ser utilizado para representar a regeneração
cardíaca dois.
Note-se que isso acontece antes de Jesus começou o seu ministério
de 3 anos e meio.
Leia Marc 16:15-17: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai
o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo,
mas quem não crê será condenado. E estes sinais hão de
acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expulsarão
demônios, falarão novas línguas ".
Note-se que este Jesus disse pouco antes de subir ao céu, três anos
e meio após a declaração de João Batista. Isso é muito
interessante. Note também que Jesus está falando com os seus 11
discípulos (versículo 14, porque Judas cometeu suicídio).
Até agora, Jesus deu-lhes o dom de línguas, os discípulos tinham
pregado o evangelho, mas até agora só o povo de Israel tinha feito
milagres e recebeu o Espírito Santo por Jesus João 20:22: "E,
tendo dito soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo ".
Este foi um cumprimento preliminar e parcial da promessa de
Chap. 14:16-18, 16:7-15. O vazamento total foi de cerca de 50 dias
depois, no dia de Pentecostes.
Observe um detalhe interessante em Atos 1:4-5: "E, estando
juntos, Ele ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas
que esperassem a promessa do Pai, que, diz ele, é que tendes
ouvido de mim. Para João batizou com água, mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo não muitos dias.
Jesus está se referindo aqui à profetizado por João Batista no
nosso primeiro versículo: Mateus 3:11. Agora leia os versículos
6-9: "Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram, dizendo:
Senhor, Você está restaurando o reino a Israel neste momento? E
ele disse-lhes para você saber os tempos ou as estações que o Pai
estabeleceu pelo seu próprio poder, mas você vai receber a força
do Espírito Santo sobre vós, e sereis minhas testemunhas em
Jerusalém, em toda a Judéia, em Samaria, e até aos confins da
terra. Ele havia dito estas coisas, enquanto eles olhavam, ele foi
levado para cima, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. "
O período de tempo em Marcos 16:15-17, é o mesmo em Atos
1:6-9. Oséias que isto acontece, ao mesmo tempo, onde deixa
Mark, o autor de Atos leva e de largura.
Algo a notar é a seqüência em que os discípulos estavam a ser
testemunhas de Jesus pregando o Evangelho: Jerusalém, Judéia,
Samaria e até os confins da terra.
Jesus vai derramar o Espírito Santo sobre eles para que sejam
suas testemunhas e pregar o Evangelho em todo o mundo. Note-se
que este é o mesmo que Jesus disse em Marcos 16, descrevendo o
mesmo evento.
Como já mencionado, esta promessa seria cumprida no dia de
Pentecostes.
Atos 2:1: "Quando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos".
Poderíamos nos perguntar, o que era Pentecostes? Havia três
festas anuais: a festa dos pães ázimos, na festa das Primícias, ea
Festa dos Tabernáculos (Ex. 23:14), para o qual todos os homens
ao longo de doze anos devem comparecer, ou seja, deve fazer a
viagem para o Santuário (Ex. 23:17;. Dt 16:16).
A festa de Pentecostes era a festa da colheita do trigo, também
chamado de Festa das Semanas (Êxodo 34:22), das Primícias (os
primeiros frutos,. Exo 34:22,. Nm 28:26), o colheita (Êxodo
23:16) e nos tempos do Novo Testamento, Pentecostes (Hec.2: 1).
O que significa que a cidade de Jerusalém estava cheia de pessoas
que vieram para a cidade de todas as nações debaixo do céu.
Vamos ler Atos 2:4-8 "E todos ficaram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes
concedia que falassem. Habitando em Jerusalém judeus, homens
piedosos de todas as nações debaixo do céu. E, quando aquele som
ocorreu, a multidão veio junto, e estava confusa, porque cada um
os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se
admiravam, dizendo: Eis que não são todos esses que falam
galileus? Como, então, ouvimos, cada um, na nossa própria língua
em que somos nascidos? "
Aqui está um problema sério, que os discípulos sobre o Espírito
Santo foi derramado foram "galileus" (versículo 7), o que
significa que os discípulos falavam aramaico e somente neste
momento existem pessoas na cidade de Jerusalém, de toda parte o
mundo falando línguas diferentes, os devotos judeus que tinham
sido espalhados entre as nações, que muitos deles não falam o
idioma, mas em hebraico ou aramaico. Como, então, os discípulos
seria capaz de pregar o evangelho a essa multidão? A pregação do
evangelho foi prejudicada pela barreira da língua. E, como Deus
resolve o problema?, É resolvido dando aos discípulos a
capacidade de falar outros idiomas, cumprindo a promessa de
Jesus em Marcos 16.
A capacidade de falar outros idiomas foi um presente que foi dado
aos discípulos com o propósito especial que poderia trazer a
mensagem do Evangelho a todo o mundo. Para a festa de
Pentecostes havia se reunido em Jerusalém peregrinos dos quatro
pontos cardeais (vs. 9-11). Estes judeus da diáspora hebraica pode
entender o suficiente para ser capaz de usar os serviços do templo,
mas possivelmente não em posição de compreender a língua
aramaica diária dos discípulos.
Para o bem dos discípulos e os que estavam para receber a
mensagem por meio deles, o Espírito Santo lhes permitiu
proclamar o Evangelho fluente em línguas faladas pelos
peregrinos.
Este foi um grande milagre, e encontrou uma das últimas
promessas de Cristo.
Também desde que foi uma grande colheita naquele dia (Atos 2:
41), e teve efeitos globais nos anos que se seguiram. A história não
nos diz se o dom de falar em línguas era permanente, mas devemos
ter em mente que o que o Espírito o fez uma vez, é capaz de
repeti-lo quando necessário.
Note também que o Espírito Santo deu aos discípulos não só o
dom de falar em línguas, mas também a mensagem. Os discípulos
falaram movidos pela liderança direta do Espírito Santo.
Note que citou mais de 14 países e pelo menos mais de 13 línguas,
dialetos e línguas diferentes, e cada um os ouvia falar na "nossa
própria língua em que nascemos" (versículo 8). Isso não significa
que o dom de línguas foi dado para os ouvintes a entender o que
os apóstolos disseram. É verdade que Paulo mais tarde reconheceu
a existência do dom de interpretação de línguas (1 Coríntios 12:
30, 14: 13, 27), mas parece claro que no dia de Pentecostes, o
presente foi dado aos apóstolos, porque a Espírito Santo foi
derramado sobre eles.
É provável que cada orador falou em uma língua diferente, de
acordo com o grupo que estava acontecendo. Aqueles que vieram
para a reunião certamente olhou para os lados para encontrar o
grupo que falava sua própria língua. Assim, muitas
nacionalidades, simultaneamente, recebeu a mensagem.
Agora, é interessante notar que no livro de Atos mencionados dois
lugares onde o Espírito Santo foi derramado depois de Pentecostes
e foi dado o dom de línguas. Nota:
Atos 4:31: "Depois que orou, o lugar onde estavam reunidos e
todos ficaram cheios do Espírito Santo e falaram a palavra de
Deus com ousadia." Por que não o dom de línguas ensinadas
aqui?
Aqueles reunidos aqui eram todos judeus, falavam a mesma
língua, estavam na cidade de Jerusalém e do Pentecostes com a
multidão de peregrinos de todo o mundo tivesse acabado. Então,
desta vez, foi necessário o dom de línguas, mas me foi dado o dom
de valor para todos os presentes, como nos é dito que todos eles
falam com ousadia (coragem, sem medo de repreensão e as
implicações que eram sujeito Pedro e João). Como tinha
acontecido no dia de Pentecostes, os discípulos foram novamente
preenchidos com o poder do Espírito. Recebeu a garantia de que
eles poderiam falar a valorizar as palavras proclamando que
foram ordenados.
Valor integral, através do poder do Espírito Santo, para o qual eles
orado, a partir de então os apóstolos anunciaram o Evangelho em
todos os momentos e em todos os lugares onde eles encontraram a
oportunidade de fazê-lo, independentemente de quaisquer ameaças
sendo trazido.
O Espírito Santo em Samaria e Cesaréia
Aviso também Atos 8:14-17: "Quando os apóstolos em Jerusalém,
ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram Pedro
e João: Quem, quando eles vêm para baixo, oraram por eles para
que recebessem o Espírito Santo; tinha ainda descido sobre
nenhum deles: somente eram batizados em nome de Jesus. Então
lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. "
Isso aconteceu na cidade de Samaria, os samaritanos falava
aramaico como os judeus e os discípulos, por isso não era
necessário dar o dom de línguas.
Mas observe a mudança que ocorre em Atos 10: 44-47:
"Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, caiu o
Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os da
circuncisão, que vieram com Pedro ficaram admirados de que
também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.
Eles ouviam falar em línguas, e magnificar a Deus.
Então Pedro, pode negar a água homem, que estes não devem ser
batizados que receberam o Espírito Santo como nós?
Note-se que o próprio Pedro nos diz que aqui foi dado o mesmo
presente que os discípulos. Mas, por que o dom de línguas aqui?
Isso ocorreu na cidade de Cesaréia, também conhecido como o
Mar ou Cesaréia Cesaréia Marítima, esta cidade foi um porto de
grande importância do BC 22 anos, tinha uma porta de tamanho
artificial porto de Atenas, construído por Herodes , que também
templos construídos, um teatro e um anfiteatro, e dois aquedutos.
A nova cidade foi chamado Cesaréia em honra de Cesar Augusto e
do seu porto, Portus Augusti. Sua população era em sua maioria
sírios, e alguns judeus. A cidade era a capital da Palestina e
residência dos governadores romanos para dois períodos.
A cidade de Cesaréia é mencionado com freqüência neste livro de
fatos, como Filipe, o Evangelista viveu lá (8:40, 21:08). Outros
cristãos também morava lá, aparentemente durante os tempos
apostólicos existia um ativo comunidade cristã (21:16). O apóstolo
Paulo passou pela cidade várias vezes quando embarcar em sua
porta para uma viagem ao exterior (9:30) ou para descer de volta
para o porto (18:22, 21:8-16). Ele passou dois anos na prisão,
nesta cidade, e se defendeu perante Félix, Festo e Agripa King II.
Em conclusão, a cidade de Cesaréia foi de grande importância na
era apostólica e ela chegou estrangeiros de todo o mundo, que
falam línguas diferentes e, portanto, era necessário que o Senhor
Jesus Cristo, vai dar os seus discípulos com o dom de línguas para
para anunciar o Evangelho de forma eficaz.
Devemos observar que a conversão eo batismo de Cornélio marca
o início do trabalho missionário entre os gentios. Deus permitiu
que Cornélio e os que com ele para pregar o evangelho a todas as
nações, tribos, povos e línguas.
Atos 11:15-16: "E, quando comecei a falar, o Espírito Santo
desceu sobre eles, como também sobre nós no início. Então me
lembrei da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade,
batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo
". Note aqui que Pedro diz a profecia de João Batista Matt. 3:11
que Jesus batizaria com fogo e água, com o Espírito Santo para
aqueles que acreditam nele. Jesus tinha prometido que isso iria
acontecer (João 14:26)
Também a promessa específica que Pedro se refere é encontrado
em Atos. 01:05, sobre o batismo do Espírito Santo. Quando foi
dado aos discípulos achavam que só se refere a eles. Agora Pedro
viu o dom do Espírito, com uma perspectiva mais ampla, como
também seria concedido para aqueles que não eram de Israel.
O Espírito Santo em Éfeso
Agora leia Atos 19:1-6: "E aconteceu que, enquanto Apolo estava
em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores,
chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Ele disse: Você
recebeu o Espírito Santo quando você acreditou? Eles disseram:
Nós nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Então ele disse:
Em que fostes batizados então? Eles disseram: No batismo de
John. Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do
arrependimento, dizendo ao povo a acreditar no que vem depois
dele, isto é, em Cristo Jesus. Quando ouviram isso, foram
batizados em nome do Senhor Jesus.
E, tendo Paul colocou as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e
falavam em línguas e profetizavam. "
Isso aconteceu na cidade de Éfeso, como o versículo diz. 1. Que
cidade é essa?
Éfeso era uma cidade do oeste da Ásia Menor. Ele foi localizado
na junção de várias rotas comerciais do mundo grego, e na estrada
principal de Roma para o Oriente. Tornou-se importante para a
sua posição estratégica, o seu grande templo, o centro do culto da
deusa Diana (Artemis), seus famosos livros de magia, o Grammata
Éfeso (Atos 19:19), eo poder econômico de sua associação
bancária
A cidade de Éfeso era a Nova York de seu tempo. Para essas
pessoas que chegam e partem de todo o mundo. Por que era
necessário aqui também o dom de línguas.
Observe que o evangelho foi pregado pelos discípulos como Jesus
ordenou em Marcos 16:. Jerusalém, Judéia, Samaria e até os
confins da terra Os eventos do livro de Atos revelam como ela veio
para difundir o Evangelho, no ordem exata previu o Senhor.
CONDIÇÃO DE RECEBER O ESPÍRITO SANTO
O que temos discutido até agora nos leva à conclusão de que o
propósito do dom de línguas é igual ao propósito de todos os dons
de Deus, preencher uma necessidade, fornecer energia, coragem
para anunciar o Evangelho.
O dom de línguas não é evidência de ser salvo, e é o dom mais
importante. Eles são os frutos do Espírito Santo nos diz que somos
salvos.
"Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como
ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Pelos seus
frutos os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore
ruim dá fruto ruim. Uma árvore boa não pode dar maus frutos,
nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom
fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os
conhecereis. (Mateus 7:15-20).
Eles são o fruto produzido pelo Espírito Santo em nossas vidas
que testificam que temos Jesus em nossos corações e, portanto,
somos salvos.
A Bíblia ensina que Satanás pode falsificar os dons do Espírito
Santo:
"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino
dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos
céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não
profetizamos em teu nome, e em teu nome não expulsamos
demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? E então eu
vou declarar Eu nunca soube que você: afastar-me, você
malfeitores. (Mateus 7:21-23).
Curiosamente, Jesus declara duas classes de praticantes: aqueles
que fazem a vontade de Seu Pai, e malfeitores. Malfeitores são
cristãos como eles vêm em nome de Cristo. Malfeitores profetizar
em nome de Jesus (Espírito Santo); expulsar demônios (Espírito
Santo), e fazer muitos milagres em nome de Jesus (dons do
Espírito Santo). No entanto, quando eles eram manifestações dos
dons do Espírito Santo, mesmo naquele momento Jesus se
encontrou com eles. Então Satanás falsifica os dons do Espírito
Santo, mas você não pode fingir os frutos de um coração
arrependido e se rendeu a Jesus Cristo, o fruto de um coração
onde habita o próprio Jesus, como onde está Jesus, não há espaço
para Satanás.
Nosso Deus é um Deus prático. Ele não vai dar um presente se
você não vai atender a uma necessidade. Os dons do Espírito são
as ferramentas que o Senhor dá a cada um de seus servos para
trabalhar em favor daqueles por quem Cristo morreu. Os dons do
Espírito permitir que o ser humano para toda boa obra. "Ora, há
diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Mas a cada um é
dada a manifestação do Espírito para o bem comum "(1 Cor 12, 4,
7)..
Muitos ignoram que há uma condição de receber o Espírito Santo:
"Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco
para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode
receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conheceis,
porque Ele habita convosco , e estará em vós.
(João 14:15-17).
"Deus, porém exaltado com a mão direita como Líder e Salvador,
para dar a Israel o arrependimento de torque e perdão dos
pecados. E nós somos testemunhas destas coisas, e também o
Espírito Santo, que Deus deu para os que lhe obedecem. (Atos 5:
31-32).
A condição para receber o Espírito Santo é obedecer a Deus e
guardamos os seus mandamentos. Nós não podemos receber os
dons do Espírito Santo, quando não estamos dispostos a obedecer.
O livro de Atos conta a história de Simão, o Mago (Atos 8), que
havia sido batizado por água Philip. Quando Pedro chega à
cidade, todos os batizados foram batizados com o Espírito Santo, a
menos que Simão, o Mago. Enquanto você lê esta história em que
podemos acreditar que Pedro não fez qualquer discriminação,
porque ele pôs as mãos sobre Simão, o Mago, mas, a Bíblia diz-nos
que a verdadeira razão é que, mesmo Simão, o Mago foi batizado,
não tinha se arrependido, como o próprio Pedro diz-lhe para se
arrepender. Ele queria que os dons do Espírito Santo sem o fruto
do Espírito Santo. Assim como Satanás no céu queria ter o poder
de Deus, mas não o caráter de Deus. Em pessoas como Simão, o
mágico atende Mateus 7:21-23.
O dom de línguas não foi universal
Essas passagens que estudamos até agora (Atos, cap. 02:04,
10:46, 19:06), são incidentes que ocorreram durante um período
de vários anos. Não há evidência bíblica de que o dom de línguas
se espalhou ou que era uma experiência universal da igreja
primitiva. Que não foi universalmente praticada pelos crentes da
igreja primitiva é evidente, as ocorrências limitadas nos períodos
mencionados no livro de Atos, e também leis específicas nas
epístolas (1 Co 12:30; Hb 2. 3. -4). Qualquer conclusão que o dom
de línguas era universal na Igreja primitiva não é suportado pelo
Livro de Atos. Também não podemos concluir que os exemplos
específicos de receber o dom de línguas envolvidos um poder
espiritual maior a experiência do crente.
Se, como alguns acreditam que, para a maioria dos cristãos, o dom
de línguas deve ser a experiência normal do cristão "cheio do
Espírito". Se esta é a realidade bíblica, então temos várias
passagens contraditórias no Novo Testamento que temos de
explicar.
Muitos cristãos tomar a passagem de Lucas 24:49: "Eis que eu
envio a promessa de meu Pai sobre vós. Ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que sejais investidos de poder do alto" Para inferir
que Jesus quis dizer foi que temos de "esperar" o Espírito de vir.
Assim, os cristãos hoje permanecem em louvor, oração e adoração
em longas reuniões, até que algo acontece, algo acontece e,
geralmente, tarde da noite. Em outras palavras, o crente decide
que ele será o buscam e obter o dom de línguas. Obviamente, Jesus
ordenou aos seus discípulos para não pregar o evangelho até que
eles foram preparados pelo Espírito Santo, mas não
necessariamente por ou através do dom de línguas.
É verdade que temos de ser e de estar "cheio do Espírito Santo",
como expresso em Efésios 5:18, mas não uma palavra no contexto,
ou todo o capítulo, você pode com razão, que este versículo
significa, ou quer dizer, "Decida pesquisa, esperar, trabalhar, pelo
Espírito, e você vai falar em línguas ". Nem mesmo a sugerir que
o dom de línguas é uma experiência normal de todos os crentes.
O livro de Atos tem sido chamado de "Atos do Espírito Santo",
porque o lançamento do evangelho de Cristo a todo o mundo, é
enfatizada neste livro como a obra do Espírito Santo através de
homens e mulheres dedicados ao Senhor. Devemos esperar que
este livro, de todos os livros do Novo Testamento, nos dá uma
resposta clara para a questão de saber se temos o dom de línguas
como a experiência normal da vida cristã.
O que descobrimos é que a palavra grega "glossa" (linguagem,
língua), é usado seis vezes no livro de Atos. Dois desses textos
(Atos 2:03, 26), não faz referência ao dom de línguas, mas apenas
4 vezes nos 28 capítulos do livro de Atos é que faz referências a
este dom (Atos 2:04, 11; 10:46, 19:6).
O que é interessante é que os dois primeiros desses quatro
referências se referem ao mesmo evento, o Pentecostes. Isso
significa que, no máximo, três incidentes de línguas estão
registrados no livro que conta a história das ações da igreja
primitiva. Além disso, não existem referências ao dom de línguas
em qualquer um dos quatro Evangelhos. Mas vamos olhar um
pouco mais esta questão. No dia de Pentecostes, 3.000 pessoas
ficaram
(Atos 2:41-42). E em Atos 2: 47 pessoas são referidos outros:
“ Alabando a Dios, y teniendo favor con todo el pueblo. Y el Señor
añadía cada día a la iglesia los que habían de ser salvos.”
También en Hechos 4: 4 como 5000 conversos son mencionados.
Después de esto se declara en Hechos 6:7 : “ Y crecía la palabra
del Señor, y el numero de los discípulos se multiplicaba
grandemente en Jerusalén; también muchos de los sacerdotes
obedecían a la fe.”
¿Toda esta multitud de conversos de la iglesia primitiva recibieron
el don de lenguas como norma de la vida cristiana? Aquí la Biblia
guarda silencio. Ellos tenían el don del Espíritu Santo sobre ellos,
pero no el don de lenguas. Pero si leemos sin embargo en Hechos
4:31 : “ Cuando hubieron orado, el lugar en que estaban
congregados tembló; y todos fueron llenos del Espíritu Santo, y
hablaban denuedo la palabra de Dios.”
Lo que necesitamos hoy es más santa valentía para predicar el
evangelio de Cristo a un mundo que perece, en vez de exhibiciones
de éxtasis.
Cuando analizamos detenidamente los milagros y los eventos
extraordinarios en el libro de los Hechos, observamos que el
Espíritu Santo estaba trabajando poderosamente. Sin embargo no
se menciona la experiencia del don de lenguas. ( Hechos 3: 1-11;
6:3-8; 9:36-42; 16:25-34; etc .).
Tomemos ahora los personajes del libro de los Hechos, aparte de
Pedro y Pablo.
Estaban por ejemplo, Esteban, Judas, Agabos, Simeón, Felipe,
Silas, Timoteo, Barnabas, Lidia, Dorcas, Crispos, Apolos, Aquila,
Priscila, por mencionar algunos.
Estas personas hicieron un trabajo excepcional para el servicio del
Señor, pero no sabemos nada del don de lenguas en ninguno de
ellos.
Que excitante y sensacional hubiera sido el libro de Hechos si el
don de lenguas hubiera estado presente en cada creyente. Pero
esto, evidentemente no era el propósito de Dios.
Aparte de la evidencia presentada del libro de los Hechos, y de la
que estudiaremos en la primera epístola a los Corintios, no se
menciona nada más del don de lenguas en el Nuevo Testamento.
Esto es muy significativo.
Pero no por eso podemos minimizar la importancia del Espíritu
Santo en la vida cristiana.
LA NECESIDAD DEL ESPIRITU SANTO
Jesus disse a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que,
se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no
reino de Deus." (João 3:5). Esta é uma referência a "nascer de
novo", como no versículo 3, e no versículo 8, esta experiência é
difícil de explicar. Esta é uma mudança milagrosa na pessoa que
confessa seus pecados e receber a Cristo como seu salvador, como
enfatizado em Efésios 2:5.
Para essas pessoas convertidas a Jesus, quando ele ascendeu ao
céu prometeu a presença permanente do Espírito Santo. João
14:26.
O propósito do Espírito Santo no crente é transmitir a realidade da
presença de Cristo, glorifica a Cristo na vida cristã, ensinar e
guiar nos caminhos da verdade. (João 16:7, 8, 13, 14).
O Espírito Santo "revela as coisas profundas de Deus" o crente (1
Coríntios. 2:10), sela o crente como posse ou propriedade de Deus
(Efésios 1:13), e representa e garante a presença de Cristo com a
sua igreja "até o fim do mundo" (Mateus 28:20;. Ju 14:21-23)
Assim, os crentes devem ser homens e mulheres possuídos pelo
Espírito (Rm 8:9). Mas em nenhuma dessas e outras referências a
obra do Espírito Santo na vida do crente encontrar a mais remota
implicação de alguma forma para o dom de línguas, Paulo
declarou especificamente que "o fruto do Espírito é: amor,
alegria, paz, paciência, bondade, , bondade, fé, mansidão,
temperança: contra estas coisas não há lei "(Gálatas 5:22-23)..
Cristãos em suas vidas que mostram esses frutos iria desfrutar de
"justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14:17).
Devemos comparar os frutos do Espírito em Gálatas 5:22-23 com
os nove dons do Espírito
1 Coríntios 12:4-10. Eu sair para o trabalho.
No Novo Testamento, há uma série de lições sobre a pessoa eo
papel do Espírito Santo, mas com poucas exceções acima
mencionadas, não há quase nada sobre o dom de línguas. Estes
primeiros cristãos estavam por todo o mundo pregando o
evangelho, eles foram testemunhas "até a morte" de e por Cristo;
hostilidade enfrentada, perseguições em todos os lugares, eles
viraram o mundo de "cabeça para baixo" (Atos 17:6), tudo isso
pelo poder do Espírito de Deus.
Mas alguns, uma pequena minoria, um número muito pequeno,
foram escolhidos por Deus para exercer o dom de línguas. Isso
enfatiza que este dom não é tão importante após o início da
pregação do evangelho.
Não apenas no livro de Atos fala dos dons do Espírito Santo,
também na Epístola aos Coríntios aborda a questão da língua, tão
útil para nosso trabalho seria rever essas passagens e, assim,
captar a verdadeira relação de línguas ao longo da Bíblia.
Primeiro desenvolver a cidade histórica de Corinthians e por isso
que Paulo escreveu esta carta:
Corinto era uma importante cidade comercial, situado no
cruzamento das rotas marítimas. Ele floresceu em que o flagelo da
libertinagem, a tal ponto que o próprio nome da cidade tornou-se
sinônimo de sensualidade. O verbo "corintianizar" significava
libertinagem desenfreada.
Quando você entender como a religião de Corinto, claramente a
graça maravilhosa de Deus que derrotou as forças do mal .
Este quadro breve histórico nos apresenta à igreja de Corinto com
sérios problemas doutrinários a que o apóstolo Paulo teve de
enfrentar, e toda a igreja tinha sido afetado por elas: "Fui
informado acerca de vós, meus irmãos, por a casa de Chloe, que
há contendas entre vós. Quero dizer, que cada um de vós diz: Eu
sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo "(1 Cor
1,. 11-12).. É neste contexto de negligência e mau uso dos dons
espirituais que Paulo fala do dom de línguas. Considere:
No capítulo 12 do Corinthians, o apóstolo Paulo começa a falar
dos dons espirituais que o Senhor tem dado para a sua igreja,
observe os dois primeiros versos:
"Eu não quero, irmãos, a respeito dos dons espirituais. Você sabe
q
Fe
Curas
Fazer Milagres
Profecia
Discernimento de espíritos
Vários tipos de línguas
Interpretação da linguagem
Pablo no da un orden, ni preferencia, ni importancia específicos.
Para él, los dones son todos iguales de importantes; y nos
especifica en los versículos 11-14 el verdadero significado de los
dones. “Pero todas estas cosas las hace uno y el mismo Espíritu,
repartiendo a cada uno en particular como él quiere. Porque así
como el cuerpo es uno, y tiene muchos miembros, pero todos los
miembros del cuerpo, siendo muchos, son un solo cuerpo, así
también es Cristo. Porque por un solo Espíritu fuimos todos
bautizados en un cuerpo, san judío o griegos, sean esclavos o
libres; ya todos se nos dio a beber de un mismo Espíritu. Además
el cuerpo no es un solo miembro, sino muchos.”
Es evidente por estos versos, que la finalidad de los dones del
Espíritu Santo es para unir y santificar a la iglesia. Pablo
compara la diversidad de los dones impartidos por el Espíritu
Santo a los miembros del pueblo de Dios con el cuerpo humano.
Entonces en este capitulo el apóstol Pablo nos habla del don de
lenguas y no le da ninguna preferencia sobre los demás dones.
En 1 Corintios 12:3 el apóstol dice: “ Por tanto, os hago saber que
nadie que hable por el Espíritu de Dios llama anatema a Jesús; y
nadie puede llamar a Jesús Señor, sino por el Espíritu Santo.”
Las palabras en itálicas—en pneumati theou lalon—se asemejan a
las mismas palabras usadas por el apóstol en 1 Corintios 14:2;
usadas en este verso para el don de lenguas.
Parece increíble que una persona pretendiera hablar en lenguas y
llamar anatema (maldición) a Jesús, pero aparentemente esto
sucedió en Corintos, probablemente por paganos en la presencia
de un nuevo creyente bajo el disfraz de ser cristianos verdaderos y
con los dones del Espíritu.
En la iglesia de Corintos el apóstol no recomienda o magnifica el
don de lenguas en comparación con otros dones. Primeramente él
exhorta a estos cristianos a practicar la caridad, o el amor. “ Si yo
hablase en lenguas humanas y angélicas, y no tengo amor, vengo
a ser como metal que resuena, o címbalo que retiñe.”
(1 Cor. 13:1).
Estas “línguas humanas angelicais”
retórico, usadas para enfatizar o amor como un dom de maior
importancia que cualquier outro.
O apóstolo aqui no está afirmando ni siquiera insinuando que él
hablaba lenguas angélicas. En la última mitad del capitulo (versos
8-18), el apóstol apela a la naturaleza del amor, y hace la
siguiente comparación:
O amor nunca falha-
Las Profecías—se acabarán
Las Lenguas—cesarán
La Ciencia—acabará
Así que el primer énfasis es en la naturaleza temporal de las
lenguas, y no en su trascendencia sobre otros dones del Espíritu.
En la iglesia de Corintos evidentemente hubo un marcado énfasis
y hasta abuso del don de lenguas. Un cristiano bajo la influencia
de cualquiera de los otros dones no es menos poderoso, importante
o mas bajo a la vista de Dios, que uno donde aparezca el más
espectacular don de lenguas. Era a lo mejor el don más deseado
porque era el más “visible” a la vista de todos, y se le veía como la
marca o la prueba de que su poseedor tenía el Espíritu Santo. El
mismo énfasis se le da hoy en día. Para los cristianos de nuestra
era, el don de lenguas simboliza el bautismo visible del Espíritu
Santo. Y pobre del cristiano que aunque sea por un momento, en
su vida cristiana, no hable en lenguas. Se cree que el no hablar en
lenguas es una señal de la falta de conversión de la persona.
Vale la pena mencionar que el don de lenguas es mencionado casi
al final en las dos listas de los dones que se da en 1 Corintios
12:8-10, 28-30 . Si pudiéramos hablar de preeminencia de dones,
entonces el amor divino como don de Dios es el más importante de
todos.
El don de lenguas en el libro de Hechos fue otorgado como un
poderoso instrumento divino para y en una ocasión única de la
historia de la iglesia, y no causó confusión ni contención entre los
creyentes. Sin embargo, el don de lenguas en Corintos ciertamente
creó serios problemas en la iglesia, y algunos de esos problemas
aun permanecen en las iglesias hoy.
El don de lenguas fue en Corintos acompañado del don de
interpretación de lenguas.
( 1 Cor.12:10) . ¿Significa esto la interpretación de un idioma
extranjero? Si es así, entonces esta situación es similar a la del
Pentecostés. O, ¿esto se refiere a un idioma del Espíritu, conocido
solo por Dios, quien por consiguiente da a otro miembro de la
iglesia el don de interpretación?
En 1 Corintios 14:2, 4, 13, 19, 27 , la palabra “ desconocida” esta
omitida, no existe en el original, fue añadida por los traductores;
pero esto no resuelve el problema cuando observamos la última
parte del versículo 2: “ Porque el que habla
Moisés foi um dos homens mais importantes na história do povo de
Israel. Foi um libertador, um conquistador e um líder. Sua
história deu os elementos necessários para escrever livros, fazer
filmes, pintar quadros intermináveis e até uma das esculturas
mais bonitas da história humana, o insuperável "Moisés" de
Michelangelo.
No entanto, a característica mais importante de sua vida era a sua
relação com Deus. Moisés disse ter visto a Deus face a face, como
um homem fala ao seu amigo (Êxodo 33,11). É esta relação íntima
com Deus, que nos deixou um dos eventos mais exclusivos da OT.
"Depois que Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas do
testemunho em suas mãos. Descendo a montanha, a pele do seu
rosto resplandecia por ter falado com Deus, mas Moisés não sabia
"(Êxodo 34,29)
Estar na presença de Deus transformou o rosto de Moisés, e ele
ainda não tinha notado. Estar na presença de Deus era normal em
sua vida.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!
Oito vezes nos Evangelhos e oito vezes no Apocalipse, Jesus usou
esta frase para nos lembrar que não é o suficiente para ter ouvido
falar, é preciso usá-los.
Sempre usei essa frase para realçar a importância do ensino e
para exortar seus ouvintes a conhecê-la. E havia dois
ensinamentos práticos da vida de Jesus, que eu compartilho com
vocês hoje.
As Escrituras sempre destacou a ouvir e obedecer a Palavra de
Deus. Na verdade, o grande mandamento que o povo de Israel
ainda repetido indefinidamente começa com uma exortação a
ouvir.
"Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o
Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda tua alma e com
toda sua força. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu
coração e em seus filhos, e deve falar deles quando você se senta
em sua casa e andando pelo caminho, e quando te deitares, e
quando você subir. E tu atarás por sinal na tua mão, e te serão por
testeiras entre os teus olhos as escreverás nos umbrais de tua casa
e nas tuas portas "
(Deuteronômio 6,4-9)
Neemias e seus homens foram elogiados porque "estavam atentos
ao Livro da Lei" (Neemias 8.3)
Para Jesus, passar tempo com a Palavra era tão importante
quanto passar tempo em oração.
Obviamente Jesus fez. Ele deliberadamente tentou passar algum
tempo a sós com Deus regularmente tempo com Deus, orando e
ouvindo.
1,35 Marcos diz de Jesus: "Muito cedo na manhã, enquanto ainda
estava escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava."
5,15-16 Lucas acrescenta: "A sua fama espalhou-se mais e mais, e
grandes multidões se reuniram para ouvi-lo e serem curadas de
suas doenças. Mas Jesus se retirava para lugares solitários para
orar ".
Se Jesus, o Filho de Deus, o Salvador sem pecado do mundo,
pensei que valia a pena um olhar para um momento especial para
estar a sós com Deus, não seria sábio ser para nós a fazer o
mesmo?
Não apenas passou o tempo orando a Deus, mas, como mencionei
antes, investiu tempo na leitura da Palavra de Deus.
No meio da tentação de Jesus resistiu memória repetindo a
Palavra de Deus. Jesus não apenas ler as Escrituras, mas
memorizado. Toda tentação, nosso Salvador respondeu início com
a mesma frase: "Está escrito."
Quando na sinagoga de Nazaré deu a rola para ler, Jesus colocou
a passagem que eu queria ler, ler e até mesmo jogado, ele disse:
"Hoje, esta escritura foi cumprida."
Assim, vemos que Jesus tinha dois hábitos saudáveis: (1) oração e
(2) a leitura da Bíblia.
Se o nosso objetivo é ser mais como Jesus, temos um tempo
regular para falar com Deus e ouvir a Sua Palavra.
Então o que estamos falando? O devocional diária habitual? Não.
Nós estamos falando de algo muito mais importante.
Um tempo regular e lugar para seu encontro com Deus
Na universidade onde estudava em os EUA, tinha um lugar
isolado, onde você viu um rio que flui muito abaixo daquele lugar.
Na distância, a cidade, mostrando a sua beleza, mas não o ruído
ou diminuir. Um lugar cercada por árvores, plantas, esquilos,
pássaros das mais variadas cores e músicas. A pérgula. Uma
tabela. Um assento. E, especialmente, o silêncio mais profundo. Só
se pode ouvir o assobio do vento através das folhas. Muitas vezes
passei minhas tardes lá. Muitas vezes, a estudar para um exame.
Às vezes, a leitura de um livro para meus estudos. Muitas vezes
orar e estar a sós com Deus. Para falar com ele e ouvir sua voz.
Como muito tempo se passou, irmão, uma vez que ele deu uma
parte de seu tempo, não diluído e sem interrupção, para Deus,
para ouvir a Sua voz?
Escolha um tempo e um lugar para Deus e separá-lo. Não
necessita de ser um momento especial. Para muitos, será uma
manhã muito cedo. Para outros, será à noite, depois de um dia
atarefado. Para outros, será um outro tempo. Encontre o tempo e
lugar apropriados e reserve para o Senhor. Gastar todo o tempo
que quiser. Dar mais importância à qualidade do que à
quantidade. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para
você dizer o que quer dizer e que Deus diz o que você quer dizer.
Isso leva ao segundo Tempo de ação. Com a Palavra.
Deus nos fala através da Palavra. O primeiro passo para ler a
Bíblia é pedir a Deus que nos ilumine para compreender
plenamente e pessoalmente.
Antes de ler a Bíblia, orar. Fique longe das Escrituras que
procuram suas próprias idéias ou para verificar as suas próprias
teorias, buscando Deus. Leia a Bíblia com oração. Também lê-lo
com cuidado. Orar, ler a Bíblia. Muitas vezes os salmos podem nos
ajudar em nossa adoração e culto pessoal.
Salmo 1:1-2 diz: "Bem-aventurado o homem ... que a lei do
Senhor é o seu prazer e na sua lei medita de dia e de noite."
Não é simplesmente ler a Bíblia, é prazer.
Provérbios 2:4-5 diz: "Se você procurar gosto de prata e
examiná-lo como um tesouro, então você vai entender o temor do
Senhor e acharás o conhecimento de Deus."
Não é necessário ler cada vez dez capítulos. É mais importante que
você faça o que o homem abençoado do Salmo 1: "Medite sobre o
que você leu. Apesar de pouca leitura. Passa muito tempo na
meditação da Palavra de Deus. "
Valorize cada idéia, cada conceito, cada comando, cada
ensinamento. Mantenha-os em seu coração. Anotá-las em um
caderno e revê-los novamente nos dias seguintes. Certifique-se
ficar no seu coração. Refletir sobre eles várias vezes.
Billy Graham disse de seu pai:
"Nunca foi um homem de letras, mas tinha o hábito de começar o
dia cedo e profunda em oração e leitura da Palavra de Deus.
Quando ele morreu, depois de uma longa vida, Deus tornou-se
uma biblioteca itinerante Bíblia. Suas palavras derramado
sabedoria. "
Quando nos comunicamos com Deus através da oração e da
leitura da Bíblia, é imperativo que nós temos um coração escuta.
Se você quer ser como Jesus, deixe Deus tomar conta de você.
Passe o tempo ouvindo até que você receba sua lição para o dia.
Em seguida, aplique.
CS Lewis disse:
"No momento em que você se levanta todas as manhãs, os seus
desejos e esperanças para que esse dia virá em massa como
animais selvagens. A primeira tarefa a cada manhã é para
empurrar para trás, ao ouvir que outra voz, tomando aquele ponto
de vista do outro, deixando que outra vida, maior, mais forte, mais
silencioso, o fluxo e entre »
Quando você vai ao encontro de Deus não deixe que as ansiedades
da vida invadir você. Entregue seus fardos para Deus, confia nele,
e ele o fará.
Além disso, dá-lhe a ele que seus pensamentos e sonhos ao pôr do
sol. Quando o dia terminou e buscai a sua face e deixa conduzir
serenamente através dos braços de Deus. Repousa literalmente
nele. Naquele dia, suas últimas palavras são para ele.
Não precisa ser nada de concreto, nem longa nem teológico. Basta
dizer-lhe que você o ama e você ter a certeza, como um bebê nos
braços de sua mãe.
Deixe Deus te amo
Todos os que são pais sabem como é bom estar com os filhos.
Brincar com eles. Desenvolver um relacionamento. Quando
chegamos em casa depois de um longo dia, é reconfortante ver
como nós amamos os nossos filhos recebem. Eles querem brincar
com a gente. Eles querem que o mimo, o carinho e dizer o quanto
os amamos. Eles querem desfrutar do amor que lhes damos.
Alguma vez você já pensou que Deus quer que façamos o mesmo?
Você pode dizer: "Ele nunca me disse essas coisas." Não? Desde
que você disse-los. Por que não repetir?
Deus já nos disse:
"Com amor eterno eu te amei, por isso que eu tirei você
misericórdia" (Jeremias 31.3)
No NT acrescenta:
"Tenho certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus,
nem a vida, nem a morte, nem os anjos, nem espíritos, nem coisas
presentes, nem o futuro, nem os poderes do céu, inferno, nem a
nada criado por Deus. Nada, absolutamente nada, pode nos
separar do amor que Deus nos tem mostrado, por nosso Senhor
Jesus Cristo "(Romanos 8,38-39)
Um tesouro escondido há séculos em Sofonias 3,17 nos diz:
"O Senhor está no meio de ti, poderoso para te salvar; se alegra
em ti com alegria resto, no seu amor, ele se deleitará em ti com
júbilo"
Vamos ler novamente:
"O Senhor está no meio de ti, poderoso para te salvar; se alegra
em ti com alegria resto, no seu amor, ele se deleitará em ti com
júbilo"
Que personifica a voz ativa aqui? Quero dizer, quem executa a
ação? Quem é o receptor da ação?
Dito de outra forma,
Quem faz a poupança? DEUS
Quem é a pessoa que vai me regozijo sobre você? DEUS
Quem no seu amor? DEUS
Quem vai me regozijo sobre você com cânticos? DEUS
Nós tendemos a pensar que somos os cantores e que é Deus quem
cantar. Na maioria dos casos sim, mas, obviamente, há momentos
em que não é, mas é Deus quem canta alegria para nós. Às vezes,
Deus nos quer ficar quieto e ainda regozijar-se sobre nós e nos
amar com o amor eterno e indestrutível que tem para dar.
O que nós não merecemos? Se é verdade. Nem Judas merecia
Jesus lavar seus pés minutos antes de perceber sua traição, mas ele
fez. Nem Pedro merecia fazer café da manhã, depois de ter negado
três vezes, mas ele fez.
Lembre-se então:
• Um tempo e lugar especialmente separado para Deus
• Uma Bíblia aberta no nosso colo
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